quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Prof° Guilherme - Ed. Física - 9°anos

Atividade referente ao 3° bimestre.


Transformações históricas dos esportes 

paralímpicos

 

Em 2019, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) reconheceu e realizou competições de 29 modalidades esportivas, em conjunto com a Organização Internacional de Esportes para Deficientes e algumas federações.

Nos Jogos Paralímpicos, participam atletas com deficiência intelectual, física e visual. Já os deficientes auditivos participam de uma competição específica, denominada de Surdolimpíadas.

Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Definindo Deficiência: ausência da capacidade total da funcionalidade de uma parte do corpo; essa funcionalidade pode ser motora ou física.

Incluem atletas com deficiências físicas – de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral, além de deficientes mentais. Surdos não participam dos Jogos Paralímpicos. As primeiras modalidades esportivas adaptadas exclusivamente para pessoas com deficiência física surgiram após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, mas o primeiro evento esportivo exclusivo para deficientes foi nos Estados Unidos e na Inglaterra. Existiam muitos homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. As competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente.

Esse evento chegou a reunir 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Desde então, o esporte adaptado vem ganhando a profissionalização: ele deixou de ser um esporte amador e de reabilitação para atingir o alto nível.

No entanto, a primeira edição dos Jogos Paralímpicos só ocorreu em 1960, logo após as Olimpíadas de Roma, na Itália.

 

As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos.Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.Nos Jogos Paralímpicos, os atletas devem, previamente, serem categorizados pelo Movimento Paraolímpico Internacional sobre o seu tipo de deficiência: amputados, paralisados cerebrais, deficientes visuais, lesionados na medula espinhal, deficientes mentais, entre outras categorias. Todas as modalidades esportivas presentes nos Jogos Paralímpicos devem ser reajustadas de acordo com as limitações dos competidores, como as regras de cada esporte, por exemplo:Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Bocha (É disputado por pessoas com paralisia cerebral severa, dependentes de cadeira de rodas),Canoagem velocidade, Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, Esgrima em cadeiras de rodas, Futebol de 5 (Disputado por homens deficientes visuais),Futebol de 7(Restrito a homens paralisados cerebrais), Goalball (pessoas com deficiência visual), Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby em cadeira de rodas, Tênis de Mesa, Tênis em cadeira de rodas, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela, Voleibol sentado. 


Para saber mais:https:

https://www.cpb.org.br

https://www.rio2016.com/paralimpiadas/ciclismo-de-pista

 

A falta de engajamento das federações e das confederações nacionais e internacionais, que regulam os esportes, por conta das especificidades das diversas deficiências e as adequações que precisam ser realizadas à prática das modalidades para que se tornem paralímpicas.

As dificuldades encontradas pelos representantes dos esportes, para criação de novas federações e confederações nacionais e internacionais para regulamentação e as adaptações às modalidades, pela falta de incentivo das instituições públicas e privadas.

O baixo financiamento e o apoio das instituições públicas e privadas no incentivo dos esportes paralímpicos.

As adaptações estruturais dos espaços em que as competições ocorrem.

As adaptações nas regras das modalidades para atender às necessidades dos atletas, bem como preservar sua integridade física.

O baixo interesse das grandes mídias em transmitir e apoiar as competições dos esportes paralímpicos.

A pequena quantidade de competições paralímpicas que atendem aos praticantes.

 

 

 

Esportes de combate

 

Jogos Olímpicos:

Boxe, Caratê (em 2020), Esgrima, Judô, Luta greco-romana, Luta livre e Taekwondo.


Jogos Paralímpicos:

Esgrima em cadeiras de rodas, Judô para cegos e Parataekwondo(em 2020).

 



Pergunta

1)Analisando as informações acima, quais aspectos podem ser considerados para justificar uma menor quantidade de esportes de combate presentes nos jogos paralímpicos quando comparados aos jogos olímpicos?

2)Será que as políticas de inclusão influenciam os esportes Paralímpicos?

3)Cite quais esportes de combate participam dos esportes paralímpicos?

4)Qual a importância dos equipamentos de segurança para à prática de lutas?

5)Qual o papel da mídia para o aumento das modalidades paralímpicas ?

 

  (Copiar texto e perguntas no caderno)


Link- Vídeos

9º ano EF - Educação Física - Transformações históricas dos esportes paralímpicos

https://www.youtube.com/watch?v=RexJ5l91obs

https://www.youtube.com/watch?v=Yal9GijVem0








OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com

 

Bom estudo !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário