segunda-feira, 23 de novembro de 2020

7º Ano A, B, C e D - Português Profa. Celina

BOA TARDE ALUNOS 7ºS ANOS,

Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III - PÁGINA 38


Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura). 

Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola. 


Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com  

 

AULA 4 

PROGRESSÃO TEMÁTICA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 

OBJETIVO • Ler e interpretar textos, reconhecendo o uso de palavras e pronomes como recurso coesivo que possibilita a progressão temática e a construção de sentido do texto.

 1 Leia os textos 01 e 02 e responda às questões:

 Texto 014

 LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

 A PRESIDENTA DA REPÚBLICA  Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

                                                                            CAPÍTULO I 

DISPOSIÇÕES GERAIS Art.

 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir 4 Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2020. LÍNGUA PORTUGUESA | 17 sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. [...] 

                                                                              CAPÍTULO II 

                                                      DA IGUALDADE E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO 

Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. 

§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

 § 2º A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. [...] Texto 025

 [...] ONDE OCORRE O BULLYING? A prática não se limita aos colégios e às creches. Não se trata de uma mera “brincadeira de criança”. A dinâmica pode ser reproduzida em praticamente qualquer contexto social. Em faculdades, empresas, instituições públicas e qualquer outro ambiente também há bullying, mesmo que seja mais disfarçado ou tolerado. O bullying corporativo, por exemplo, é um grave problema que atinge muitos profissionais. Onde há uma relação de repetidas agressões verbais ou físicas a uma pessoa, causando-lhe dor e angústia, há um caso de bullying. 

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING? A prática não pode ser encarada como uma questão banal. As agressões podem ter implicações graves à vítima, principalmente em sua saúde mental. Depressão, autoestima baixa e sentimentos negativos são problemas comuns entre quem sofre ou já sofreu. Em último caso, pode haver o suicídio. [...] 1. O texto 01 é um fragmento da Lei de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. Nele, podemos identificar o objetivo dessa lei e a definição de “pessoa com deficiência”. Leia o texto atentamente e localize essas informações. Posteriormente, escreva o que você entendeu no quadro abaixo:

             OBJETIVO DA LEI                                              PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

......................................................................                     .....................................................

......................................................................                     ......................................................

......................................................................                      ......................................................

.......................................................................                      ......................................................


5 BLUME, B. A. BULLYING: O QUE É? Politize, 2016. Texto adaptado para fins didáticos. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2020. 

 PORTUGUÊS | 39 18 | LÍNGUA PORTUGUESA

 2. O texto 02 nos traz algumas informações importantes: além de apresentar as consequências do bullying na vida das pessoas, afirma que ele não ocorre apenas nas escolas. Faça uma síntese dessas duas questões:

            “ONDE OCORRE O BULLYNG?”            “CONSEQUÊNCIAS DO BULLYNG” 

........................................................................           .................................................................

........................................................................            .................................................................

........................................................................             .................................................................

........................................................................             .................................................................


3. Reescreva o texto abaixo, fazendo substituições do termo destacado por nomes, grupos de nomes ou pronomes, de modo a garantir a progressão temática do texto. 

Fragmento6 

O bullying é uma das formas em que se apresenta a violência nas escolas. Estudado por muitos pesquisadores, o bullying é definido como sendo um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos, contra outro(s) em desvantagem de poder ou força física, sem motivação evidente, sob a forma de “brincadeiras”, que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar, causando dor, angústia e sofrimento. O bullying é um fenômeno encontrado em escolas públicas e particulares em todo o mundo, dentro e fora das salas de aula. A manifestação do bullying se dá por meio de maus-tratos físicos, morais, verbais, materiais, sexuais, psicológicos e virtuais.

 6 Texto adaptado para fins didáticos. Protocolo de Segurança Escolar. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2020. LÍNGUA PORTUGUESA 

| 19 FINALIZANDO:

 Práticas observadas na escola                                  Ações que podem minimizar a problemática

.........................................................................           .....................................................................

.........................................................................            .....................................................................

.........................................................................            .....................................................................

.........................................................................             ....................................................................


 AULA 5

 CONSTRUINDO ARGUMENTOS PARA O DEBATE – BULLYING

 OBJETIVO • Ler textos e organizar argumentos para debater a temática bullying a partir de dois pontos de vista: 1) o combate ao bullying é de responsabilidade apenas da família; 2) o combate ao bullying é também de responsabilidade da escola.

 1 INDIVIDUALMENTE, leiam os textos a seguir, destaquem as ideias que considerarem importantes e procurem articular essas ideias ao tema que o grupo vai debater.

                                        TEXTOS PARA APROFUNDAR O DEBATE

 Texto 01

 Bullying na escola está ligado à má relação familiar, diz estudo7

 Relações ruins dentro de casa são um dos fatores que afetam o comportamento de crianças e adolescentes na escola Por Stella Arengheri O bullying é um problema social mundial que acontece, na maioria das vezes, com crianças e dentro do ambiente escolar. O que quase ninguém sabe é que as relações familiares podem influenciar diretamente no envolvimento de estudantes com o bullying. Uma pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP apontou as relações ruins dentro de casa como um dos fatores que afetam o comportamento das crianças e adolescentes dentro da sala de aula. Segundo o psicólogo Wanderlei Abadio de Oliveira, pesquisador responsável pelo estudo, tanto as crianças que sofrem bullying quanto as que praticam têm histórico de más relações familiares. “Essas relações são marcadas pela falta de diálogo saudável e de envolvimento emocional. Também está presente nessas famílias a má relação conjugal entre os pais/cuidadores e, ainda, as punições físicas exercidas pelos pais/cuidadores.” [...]

 Texto 02

 Uma perspectiva preventiva para o bullying8

 Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica continuada de que são vítimas estudantes. O dado é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. Bullying é um comportamento prejudicial agressivo intencional e repetido em que um mesmo indivíduo é alvo repetidamente. Pode ocorrer de várias formas: 1) verbalmente – através de xingamentos ou observações maldosas constantes; 2) fisicamente – bater, empurrar; 3) relações interpessoais – exclusão social, espalhando mentiras ou boatos; 4) materialmente – quebrando ou tomando pertences. Quando o assédio ocorre através de tecnologias modernas de comunicação é chamado cyberbullying ou intimidação eletrônica. Esta forma relativamente nova pode incluir postagem de fotos constrangedoras, o envio de e-mails ou textos desagradáveis, mensagens maliciosas ou a zombaria de um alvo em sites ou redes sociais. O bullying tem quatro atores: a) o agressor; b) a claque que festeja o agressor; c) os espectadores passivos (alunos e professores); d) a vítima. A falta de reação das vítimas (compreensível, na maioria dos casos) e a passividade dos espectadores são o principal obstáculo à erradicação do bullying. [...] 

Texto 03

 [...] QUAL É O TAMANHO DO PROBLEMA?9

 Dados do  IBGE  indicam  que, infelizmente, a prática é generalizada.  Por um lado,  um terço dos estudantes  brasileiros relata sofrer bullying  (dados de 2011). Por outro,  um em  cada cinco  já teria praticado,  segundo  estudo do IBGE de 2015,  baseado em perguntas feitas a mais de 100 mil estudantes. A pesquisa de 2015 também revelou que metade dos praticantes não sabem explicar por que agridem os colegas. Os alvos mais apontados nas agressões foram aparência do corpo ou do rosto, cor ou raça, orientação sexual e origem das vítimas. Dados do Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito em 2016, apontam que 69,7% dos jovens afirmam terem visto algum tipo de agressão dentro da escola, seja agressão verbal, física, discriminação, bullying, furto, roubo ou ameaças. [...]

 2 Depois de lerem os textos motivadores, os grupos devem listar, no caderno, no mínimo 05 (cinco) argumentos de acordo com o tema proposto a serem utilizados no debate. 8 Empatia na Escola. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2020. 9 BLUME, B. A. Politize!, 2016. Texto adaptado para fins didáticos. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2020. LÍNGUA PORTUGUESA | 21

 AULA 6

 DEBATENDO IDEIAS – BULLYING

 OBJETIVO • Debater o tema bullying, de modo que essa temática seja discutida na escola para redimensionar os documentos normativos da instituição.

 1 Após o debate, indique em seu caderno como as ideias discutidas podem redimensionar o Regimento Escolar da sua escola.

 FINALIZANDO: 

CRITÉRIOS                                                                    

                                                                                             GRUPO 1                                  GRUPO 2

                                                                                             SIM NÃO                                 SIM NÃO 

Os componentes do grupo colaboraram com o debate? 

Os debatedores utilizaram adequadamente o tempo dado para os comentários e réplicas?

 Os debatedores souberam ouvir?

 Os debatedores se manifestaram com respeito durante o debate? 

A linguagem padrão e formal foi utilizada? 

O tema proposto foi bem apresentado e discutido?

 Os argumentos apresentados foram coerentes, convincentes e fundamentados?

 

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário