BOA TARDE ALUNOS 7ºS ANOS,
Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III - PÁGINA 38
Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura).
Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola.
Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com
AULA 4
PROGRESSÃO TEMÁTICA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
OBJETIVO
• Ler e interpretar textos, reconhecendo o uso de palavras e pronomes como recurso coesivo que
possibilita a progressão temática e a construção de sentido do texto.
1 Leia os textos 01 e 02 e responda às questões:
Texto 014
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a
seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.
1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com
Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos
e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza
física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir
4 Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da
Pessoa com Deficiência). Disponível em: .
Acesso em: 20 jun. 2020.
LÍNGUA PORTUGUESA | 17
sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
[...]
CAPÍTULO II
DA IGUALDADE E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO
Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas
e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou
exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o
reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência,
incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
§ 2º A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
[...]
Texto 025
[...]
ONDE OCORRE O BULLYING?
A prática não se limita aos colégios e às creches. Não se trata de uma mera “brincadeira de criança”.
A dinâmica pode ser reproduzida em praticamente qualquer contexto social. Em faculdades,
empresas, instituições públicas e qualquer outro ambiente também há bullying, mesmo que seja mais
disfarçado ou tolerado. O bullying corporativo, por exemplo, é um grave problema que atinge muitos
profissionais. Onde há uma relação de repetidas agressões verbais ou físicas a uma pessoa, causando-lhe
dor e angústia, há um caso de bullying.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING?
A prática não pode ser encarada como uma questão banal. As agressões podem ter implicações graves
à vítima, principalmente em sua saúde mental. Depressão, autoestima baixa e sentimentos negativos são
problemas comuns entre quem sofre ou já sofreu. Em último caso, pode haver o suicídio.
[...]
1. O texto 01 é um fragmento da Lei de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. Nele,
podemos identificar o objetivo dessa lei e a definição de “pessoa com deficiência”. Leia o texto
atentamente e localize essas informações. Posteriormente, escreva o que você entendeu no
quadro abaixo:
OBJETIVO DA LEI PESSOA COM DEFICIÊNCIA
...................................................................... .....................................................
...................................................................... ......................................................
...................................................................... ......................................................
....................................................................... ......................................................
5 BLUME, B. A. BULLYING: O QUE É? Politize, 2016. Texto adaptado para fins didáticos. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2020.
PORTUGUÊS | 39
18 | LÍNGUA PORTUGUESA
2. O texto 02 nos traz algumas informações importantes: além de apresentar as consequências do
bullying na vida das pessoas, afirma que ele não ocorre apenas nas escolas. Faça uma síntese
dessas duas questões:
“ONDE OCORRE O BULLYNG?” “CONSEQUÊNCIAS DO BULLYNG”
........................................................................ .................................................................
........................................................................ .................................................................
........................................................................ .................................................................
........................................................................ .................................................................
3. Reescreva o texto abaixo, fazendo substituições do termo destacado por nomes, grupos de
nomes ou pronomes, de modo a garantir a progressão temática do texto.
Fragmento6
O bullying é uma das formas em que se apresenta a violência nas escolas. Estudado por
muitos pesquisadores, o bullying é definido como sendo um conjunto de comportamentos
agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos, contra outro(s)
em desvantagem de poder ou força física, sem motivação evidente, sob a forma de
“brincadeiras”, que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar, causando dor, angústia
e sofrimento. O bullying é um fenômeno encontrado em escolas públicas e particulares
em todo o mundo, dentro e fora das salas de aula. A manifestação do bullying se dá por
meio de maus-tratos físicos, morais, verbais, materiais, sexuais, psicológicos e virtuais.
6 Texto adaptado para fins didáticos. Protocolo de Segurança Escolar. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2020.
LÍNGUA PORTUGUESA
| 19
FINALIZANDO:
Práticas observadas na escola Ações que podem minimizar a problemática
......................................................................... .....................................................................
......................................................................... .....................................................................
......................................................................... .....................................................................
......................................................................... ....................................................................
AULA 5
CONSTRUINDO ARGUMENTOS PARA O DEBATE – BULLYING
OBJETIVO
• Ler textos e organizar argumentos para debater a temática bullying a partir de dois pontos de vista: 1)
o combate ao bullying é de responsabilidade apenas da família; 2) o combate ao bullying é também de
responsabilidade da escola.
1 INDIVIDUALMENTE, leiam os textos a seguir, destaquem as ideias que considerarem importantes e procurem
articular essas ideias ao tema que o grupo vai debater.
TEXTOS PARA APROFUNDAR O DEBATE
Texto 01
Bullying na escola está ligado à má relação familiar, diz estudo7
Relações ruins dentro de casa são um dos fatores que afetam o comportamento de crianças e
adolescentes na escola
Por Stella Arengheri
O bullying é um problema social mundial que acontece, na maioria das vezes, com crianças e dentro do ambiente escolar. O que quase ninguém sabe é que as relações familiares podem influenciar diretamente no envolvimento de estudantes com o bullying. Uma pesquisa da Escola de Enfermagem
de Ribeirão Preto (EERP) da USP apontou as relações ruins dentro de casa como um dos fatores que
afetam o comportamento das crianças e adolescentes dentro da sala de aula.
Segundo o psicólogo Wanderlei Abadio de Oliveira, pesquisador responsável pelo estudo, tanto as
crianças que sofrem bullying quanto as que praticam têm histórico de más relações familiares. “Essas
relações são marcadas pela falta de diálogo saudável e de envolvimento emocional. Também está
presente nessas famílias a má relação conjugal entre os pais/cuidadores e, ainda, as punições físicas
exercidas pelos pais/cuidadores.”
[...]
Texto 02
Uma perspectiva preventiva para o bullying8
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica continuada de que são vítimas estudantes. O dado é do
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015.
Bullying é um comportamento prejudicial agressivo intencional e repetido em que um mesmo
indivíduo é alvo repetidamente. Pode ocorrer de várias formas: 1) verbalmente – através de
xingamentos ou observações maldosas constantes; 2) fisicamente – bater, empurrar; 3) relações
interpessoais – exclusão social, espalhando mentiras ou boatos; 4) materialmente – quebrando ou
tomando pertences.
Quando o assédio ocorre através de tecnologias modernas de comunicação é chamado
cyberbullying ou intimidação eletrônica. Esta forma relativamente nova pode incluir postagem de
fotos constrangedoras, o envio de e-mails ou textos desagradáveis, mensagens maliciosas ou a
zombaria de um alvo em sites ou redes sociais.
O bullying tem quatro atores: a) o agressor; b) a claque que festeja o agressor; c) os espectadores
passivos (alunos e professores); d) a vítima.
A falta de reação das vítimas (compreensível, na maioria dos casos) e a passividade dos espectadores
são o principal obstáculo à erradicação do bullying.
[...]
Texto 03
[...]
QUAL É O TAMANHO DO PROBLEMA?9
Dados do IBGE indicam que, infelizmente, a prática é generalizada. Por um lado, um terço dos
estudantes brasileiros relata sofrer bullying (dados de 2011). Por outro, um em cada cinco já teria
praticado, segundo estudo do IBGE de 2015, baseado em perguntas feitas a mais de 100 mil
estudantes. A pesquisa de 2015 também revelou que metade dos praticantes não sabem explicar por
que agridem os colegas. Os alvos mais apontados nas agressões foram aparência do corpo ou do
rosto, cor ou raça, orientação sexual e origem das vítimas.
Dados do Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito em 2016, apontam que 69,7%
dos jovens afirmam terem visto algum tipo de agressão dentro da escola, seja agressão verbal, física,
discriminação, bullying, furto, roubo ou ameaças.
[...]
2 Depois de lerem os textos motivadores, os grupos devem listar, no caderno, no mínimo 05 (cinco)
argumentos de acordo com o tema proposto a serem utilizados no debate.
8 Empatia na Escola. Disponível em: . Acesso em: 20 jun.
2020.
9 BLUME, B. A. Politize!, 2016. Texto adaptado para fins didáticos. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2020.
LÍNGUA PORTUGUESA | 21
AULA 6
DEBATENDO IDEIAS – BULLYING
OBJETIVO
• Debater o tema bullying, de modo que essa temática seja discutida na escola para redimensionar os
documentos normativos da instituição.
1 Após o debate, indique em seu caderno como as ideias discutidas podem redimensionar o
Regimento Escolar da sua escola.
FINALIZANDO:
CRITÉRIOS
GRUPO 1 GRUPO 2
SIM NÃO SIM NÃO
Os componentes do grupo colaboraram com o debate?
Os debatedores utilizaram adequadamente o tempo dado
para os comentários e réplicas?
Os debatedores souberam ouvir?
Os debatedores se manifestaram com respeito durante o
debate?
A linguagem padrão e formal foi utilizada?
O tema proposto foi bem apresentado e discutido?
Os argumentos apresentados foram coerentes,
convincentes e fundamentados?
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário