LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA: 20/10/2020
TEMA DA AULA: “Recursos
linguísticos em textos narrativos” – Aulas 5 e 6 (páginas 8 à 16)
ETAPA DE ENSINO: 2º
ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos,
opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os
diferentes modos de ver o mundo presente.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Analisar
os recursos expressivos usados na linguagem literária a partir de um trecho do
romance Senhora, de José de Alencar.
I – Estratégia
Ø Ler um trecho do
romance Senhora, de José de Alencar.
Ø Contextualizar, com
este trecho, o estudo sobre metáfora.
Aprender Sempre,
2020. Caderno do professor, 2ª série, vol. 3, capa.
Responda
Ø
Você acredita que um casamento por interesse
pode se transformar em um casamento feliz?
II – Senhora, de José
de Alencar
©
Pixabay
O
Preço
Há
anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.
Desde
o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.
Tornou-se
a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era
rica e formosa.
Duas
opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores
que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem
não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como
brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que
produzira o seu fulgor?
Tinha
ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam;
e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
Dizia-se
muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem
os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
Mas
essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os
escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda
certa emancipação feminina.
Guardando
com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do
firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.
Constava
também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade desconhecida, a julgar
pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que
a velha parenta.
A
convicção geral era que o futuro da moça dependia exclusivamente de suas
inclinações ou de seu capricho; e por isso todas as adorações se iam prostrar
aos próprios pés do ídolo.
Assaltada
por uma turba de pretendentes que a disputavam como o prêmio da vitória,
Aurélia, com sagacidade admirável em sua idade, avaliou da situação difícil em
que se achava, e dos perigos que a ameaçavam.
[...]
As
revoltas mais impetuosas de Aurélia eram justamente contra a riqueza que lhe
servia de trono, e sem a qual nunca por certo, apesar de suas prendas,
receberia como rainha desdenhosa, a vassalagem que lhe rendiam.
Por
isso mesmo considerava ela o ouro, um vil metal que rebaixava os homens; e no
íntimo sentia-se profundamente humilhada pensando que para toda essa gente que
a cercava, ela, a sua pessoa, não merecia uma só das bajulações que tributavam
a cada um de seus mil contos de réis.
Aprender Sempre,
2020. Caderno do professor, 2ª série, Vol. 3, p. 12. Fonte: ALENCAR, J.
Senhora.
Responda
Ø
Quais adjetivos são usados para descrever
Aurélia?
III - Observe...
Comparação |
Metáfora |
Duas opulências (ser rica e formosa), que se
realçam como a flor em vaso de alabastro. |
As duas opulências são flor em vaso de alabastro.
|
SPAS Caderno do
Professor, Aprender Sempre Língua Portuguesa, 2ª série EM, volume 3, p. 13, 2020.
Responda
–
Ø Transforme
a Comparação em Metáfora
Comparação |
Metáfora |
Dois
esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. |
Comparação |
Metáfora |
Aurélia
Camargo atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro. |
Comparação |
Metáfora |
Uma turba de
pretendentes disputava Aurélia como o prêmio da vitória. |
Comparação |
Metáfora |
(eles)
Rendiam vassalagem a Aurélia como rainha desdenhosa. |
Ø
De acordo com o exercício anterior, qual a
diferença entre comparação e metáfora?
IV – Noite de Núpcias
de Aurélia e Fernando
© Pixabay
Seixas
ajoelhou aos pés da noiva; tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o
seu canto de amor, essa ode sublime do coração, que só as mulheres entendem,
como somente as mães percebem o balbuciar do filho.
A
moça com o talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte
reclinada, os olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu
marido; toda ela se embebia dos eflúvios de amor, de que ele a repassava com a
palavra ardente, o olhar rendido, e o gesto apaixonado.
—
É então verdade que me ama?
—
Pois duvida, Aurélia?
—
E amou-me sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?
—
Não lho disse já?
—
Então nunca amou a outra?
—
Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que
não fosse minha mãe. O meu primeiro beijo de amor, guardei-o para minha esposa,
para ti...
Soerguendo-se
para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado
na fisionomia de sua noiva. Aurélia estava lívida, e a sua beleza, radiante há
pouco, se marmorizara.
—
Ou de outra mais rica!... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido,
e afastando-o com a ponta dos dedos. A voz da moça tomara o timbre cristalino,
eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que
parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
—
Aurélia! Que significa isto?
—
Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com
perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos
excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos
estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste
que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor,
um homem vendido.
—
Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d’alma.
— Vendido, sim: não tem
outro nome. Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um marido,
traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado;
comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria
o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento. Aurélia proferiu
estas palavras desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por
ele passada ao Lemos. Não se pode exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios
da moça; nem a indignação que vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar
implacável com que ela flagelava o semblante do marido. Seixas, trespassado
pelo cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse abismo de
humilhação, a princípio ficara atônito.
Depois
quando os assomos da irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse
poderoso sentimento do respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina
educação. Penetrado da impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem
havia amado, escutava imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a
ela, matar-se a si, ou matar a ambos. Aurélia como se lhe adivinhasse o
pensamento, esteve por algum tempo
afrontando-o com inexorável desprezo.
—
Agora, meu marido, se quer saber a razão por que o comprei de preferência a
qualquer outro, vou dizê-la; e peço-lhe que me não interrompa. Deixe-me vazar o
que tenho dentro desta alma, e que há um ano a está amargurando e consumindo.
A
moça apontou a Seixas uma cadeira próxima.
—
Sente-se, meu marido.
Com
que tom acerbo e excruciante lançou a moça esta frase meu marido, que nos seus
lábios ríspidos acerava-se como um dardo ervado de cáustica ironia! Seixas
sentou-se. Dominava-o a estranha fascinação dessa mulher, e ainda mais a
situação incrível a que fora.
Responda
Ø Como a
expectativa de Fernando Seixas se transforma em uma discussão entre o casal?
Ø Em que
momento Seixas se dá conta de que sua expectativa não se realizará?
Ø Para
construir a transição na narrativa, José de Alencar faz uso de recursos
expressivos muito comuns nos textos literários da época, como descrição
detalhada, com uso de adjetivos ou locuções adjetivas.
Veja
alguns exemplos retirados do texto:
“olhos
coalhados”
“inexorável
desprezo”
“tom
acerbo e excruciante”
“eflúvios
de amor”
Ø Qual efeito
de sentido o uso de adjetivos e locuções adjetivas provoca na descrição da
narrativa?
Aprender Sempre,
2020. Caderno do professor, 2ª série, Vol. 3, capa.
V
- Atividade complementar
Ø
Faça uma
pesquisa sobre outras personagens femininas importantes da literatura
brasileira.
BONS ESTUDOS!!!
lilibordinhao@gmail.com
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