Atividades para o período de aulas não presenciais
4° bimestre
Orientações:
Olá estudantes!
Espero encontrá-los
bem!
Prorrogação da AAP DIGITAL
30/11
Quem ainda não fez a
devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o
faça.
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para
apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf
Apresentação da aula
Ø Alinhada
com as aulas transmitidas pelo centro de mídias
https://www.youtube.com/watch?v=HtN-ig8PcJU
Ø Aula no CMSP dia 06/11 – Analisando os gêneros – Das semelhanças às diferenças - apostila do aluno página 40 (Aprender Sempre)
Atividade
1)
Leia os textos 1 e 2 a seguir:
Texto
1
“Maneira de amar”,
Carlos Drummond de Andrade
O jardineiro conversava com as
flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma
cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com
sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são
orgulhosos de natureza. Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois
o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe
sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não
comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de
girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida. O dono do jardim achou
que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente
não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de
trabalho.
Depois que o
jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham
induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol,
que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está
arrependido?”. "Não”, respondeu, “estou triste porque agora não posso
tratá-lo mal. É à minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
2) Após a realização da
leitura minuciosa do texto “Maneira de Amar”, do escritor Carlos Drummond de
Andrade, faça a análise, identificando o assunto e os elementos da
narrativa.
Assunto –
Elementos da narrativa:
a) Personagens –
c) Tempo –
d) Espaço –
Conceituando
A crônica
• É um
tipo de texto narrativo curto.
• Normalmente
publicada em jornais e revistas.
• Trata
de acontecimentos corriqueiros e comuns do cotidiano.
• Por se
tratar de temas atuais e do cotidiano, algumas vezes perde “a validade” se o
contexto mudar.
3) Em
relação ao Texto 1, pode-se afirmar que esse texto se caracteriza como gênero
textual:
( ) crônica, pois aborda
uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia, com tom
humorístico.
( ) conto, pois é uma
narrativa curta, que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum
que ocorra com qualquer um. Tem caráter real ou fantástico e o tempo pode ser
cronológico ou psicológico.
( ) memórias, pois aborda as recordações
dos dois personagens principais.
( ) romance, já que é um texto longo,
tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se
desenrola o enredo.
Texto
2
PRÓLOGO
6
(Entra
o coro).
CORO — Duas casas, iguais em dignidade — na
formosa Verona vos dirão — reativou antiga inimizade, manchando mãos fraternas
sangue irmão. Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes
desditosos, que em sua sepultura o ódio dos pais depôs, na morte venturosa. Os
lances desse amor fadado à morte e a obstinação dos pais sempre exaltados que
teve fim naquela triste sorte em duas horas vereis representados. Se
emprestardes a tudo ouvido atento, supriremos as faltas a contento.
O texto acima se refere à
tragédia shakespereana7 , descrita na peça teatral, “Romeu e Julieta”,
elaborada entre 1591 e 1595, traz o amor proibido entre dois jovens na Verona
renascentista, mas, também, evidencia a hipocrisia e as convenções sociais, os
interesses econômicos e ganância pelo poder, aspectos que alimentam a
intolerância e condenam o sentimento nobre que brota dos corações de Romeu e
Julieta.
4) Em relação ao Texto 2,
pode-se afirmar que esse texto se caracteriza como gênero textual:
( ) crônica, pois aborda uma situação que
pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia.
( ) conto, pois é uma
narrativa curta, que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum
que ocorra com qualquer um. Tem caráter real ou fantástico e o tempo pode ser
cronológico ou psicológico.
( ) memórias, pois aborda as recordações
dos dois personagens principais.
( ) romance, já que é um texto longo,
tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se
desenrola o enredo.
( ) texto suporte da peça teatral que
traz informações e esclarecimentos acerca do texto que será encenado.
5)
Responda, aos questionamentos a seguir.
a) O que
mais lhe chama atenção nos Textos 1 e 2?
b) Em
sua opinião, com base no Texto 1, como você avalia o comportamento do Girassol?
Por quê?
c) A
leitura do Texto 2 foi suficiente para a compreensão do assunto?
d) A
quais gêneros pertencem esses textos?
6) Que semelhanças
e diferenças há entre o texto “Maneira de Amar”, de Carlos Drummond de Andrade,
e o Texto 2 “Prólogo”, da peça teatral “Romeu e Julieta”.
7) O
assunto tratado, nesses textos, desperta para uma reflexão sobre?
Hora da
Pesquisa
- · Você já ouviu falar em Carlos Drummond de Andrade e Shakespeare?
- · Tem uma leitura preferida? Comente.
· Amplie seus conhecimentos e faça uma pesquisa com
informações relevantes sobre Carlos Drummond e Shakespeare.
-
Bons estudos!
Cuidem-se!
A
Nenhum comentário:
Postar um comentário