quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8°anos A, B, C, D - Orientações e Atividades

Atividades para o período de aulas não presenciais 

4° bimestre

Orientações:

Olá estudantes!

Espero encontrá-los bem!

Prorrogação da AAP DIGITAL 30/11

Quem ainda não fez a devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o faça.

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf

Apresentação da aula

Ø  Alinhada com as aulas transmitidas pelo centro de mídias

https://www.youtube.com/watch?v=HtN-ig8PcJU

Ø   Aula no CMSP dia 06/11 – Analisando os gêneros – Das semelhanças às diferenças - apostila do aluno página 40 (Aprender Sempre)

Atividade

1) Leia os textos 1 e 2 a seguir:

Texto 1

“Maneira de amar”, Carlos Drummond de Andrade

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza. Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida. O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?”. "Não”, respondeu, “estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É à minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

2) Após a realização da leitura minuciosa do texto “Maneira de Amar”, do escritor Carlos Drummond de Andrade, faça a análise, identificando o assunto e os elementos da narrativa.

Assunto –

Elementos da narrativa:

a) Personagens –

c) Tempo –

d) Espaço –

Conceituando

A crônica

      É um tipo de texto narrativo curto.

      Normalmente publicada em jornais e revistas.

      Trata de acontecimentos corriqueiros e comuns do cotidiano.

      Por se tratar de temas atuais e do cotidiano, algumas vezes perde “a validade” se o contexto mudar.

3) Em relação ao Texto 1, pode-se afirmar que esse texto se caracteriza como gênero textual:

(  ) crônica, pois aborda uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia, com tom humorístico.

( ) conto, pois é uma narrativa curta, que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com qualquer um. Tem caráter real ou fantástico e o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

(   ) memórias, pois aborda as recordações dos dois personagens principais.

(  ) romance, já que é um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

 

Texto 2

PRÓLOGO 6

(Entra o coro).

 CORO — Duas casas, iguais em dignidade — na formosa Verona vos dirão — reativou antiga inimizade, manchando mãos fraternas sangue irmão. Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes desditosos, que em sua sepultura o ódio dos pais depôs, na morte venturosa. Os lances desse amor fadado à morte e a obstinação dos pais sempre exaltados que teve fim naquela triste sorte em duas horas vereis representados. Se emprestardes a tudo ouvido atento, supriremos as faltas a contento.

O texto acima se refere à tragédia shakespereana7 , descrita na peça teatral, “Romeu e Julieta”, elaborada entre 1591 e 1595, traz o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista, mas, também, evidencia a hipocrisia e as convenções sociais, os interesses econômicos e ganância pelo poder, aspectos que alimentam a intolerância e condenam o sentimento nobre que brota dos corações de Romeu e Julieta.

4) Em relação ao Texto 2, pode-se afirmar que esse texto se caracteriza como gênero textual:

(  ) crônica, pois aborda uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia.

( ) conto, pois é uma narrativa curta, que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com qualquer um. Tem caráter real ou fantástico e o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

(  ) memórias, pois aborda as recordações dos dois personagens principais.

(  ) romance, já que é um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

(  ) texto suporte da peça teatral que traz informações e esclarecimentos acerca do texto que será encenado.

5) Responda, aos questionamentos a seguir.

a) O que mais lhe chama atenção nos Textos 1 e 2?

b) Em sua opinião, com base no Texto 1, como você avalia o comportamento do Girassol? Por quê?

c) A leitura do Texto 2 foi suficiente para a compreensão do assunto?

d) A quais gêneros pertencem esses textos?

6) Que semelhanças e diferenças há entre o texto “Maneira de Amar”, de Carlos Drummond de Andrade, e o Texto 2 “Prólogo”, da peça teatral “Romeu e Julieta”.

7) O assunto tratado, nesses textos, desperta para uma reflexão sobre?

Hora da Pesquisa

  • · Você já ouviu falar em Carlos Drummond de Andrade e Shakespeare?
  • · Tem uma leitura preferida? Comente.

·     Amplie seus conhecimentos e faça uma pesquisa com informações relevantes sobre Carlos Drummond e Shakespeare.

  • Bons estudos!

    Cuidem-se!

 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário