segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Profª Hannah (Eletiva) - 8B e 7D

Olá, alunos e alunas do 8B e 7D! 

Como vocês estão?! Espero que todos bem! 😊 

Dando continuidade as nossas aulas da eletiva "Literatura como Memória", nessa próxima quinzena iremos trabalhar o gênero textual Crônica e a relação deste com a Memória e a Literatura! Ok?!


ORIENTAÇÃO PARA A REALIAZAÇÃO DESTA ATIVIDADE

1)  Leia o texto[1] a seguir sobre o gênero “Crônica”:

“A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.

[...]

A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade (informal, do dia a dia) e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica. Por ser um gênero nascido na cidade, é comum que tudo que ocorra no ambiente urbano passe a ser escrito em forma de crônica. 

[...]

2) Leia essa pequeno resumo e reflexão sobre a “Crônica” e a nossa eletiva:

Conforme a leitura, percebemos que esse gênero textual narra, ou seja, conta sobre acontecimentos, comportamentos e reflexões que fazem parte do nosso dia a dia na cidade.

E qual será a relação dele com a Memória e a Literatura? Pois bem, o primeiro aspecto é fácil de responder: para contarmos algo, temos que lembrar de algo! E quando essa lembrança permanece na nossa mente, tem um significado para nós, ela é memória!

A “Crônica” também é literatura, porque é uma arte com as palavras, ou seja, o autor usa das palavras para contar algo que pode ter a ver com a vida pessoal dele (ou não) e usa da sua criatividade!


3)  Assim, use da sua criatividade e da sua memória, e escreva uma “crônica”, ou seja, me conte algo que já aconteceu com você ou com alguém que você conhece!

Instruções para escrita da crônica:        

Deve ser algo que aconteceu na cidade, ou seja, na sua casa, na sua rua, no seu
bairro ou em algum lugar que não seja rural ou litoral.     

Use uma linguagem (palavras) mais formais, ou seja, sem gírias ou abreviações.

O texto deve ter de 15 a 25 linhas.

5) POR ENFIM, ENVIE O SEU TEXTO PARA O MEU E-MAIL (hannah@prof.educacao.sp.gov.br), PODE SER NO PRÓPRIO CAMPO DE MENSAGEM DO E-MAIL, OU ANEXO COM AS RESPOSTAS OU FOTOSEU CADERNO.




[1] Disponível em: < https://www.portugues.com.br/literatura/a-cronica-.html> Acesso em: 15/11/2020


Peço que avisem seus colegas que não conseguiram acessar as atividades! Obrigada.
Qualquer dúvida me perguntem!
Boa semana e até breve! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário