segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Prof. Liria Bordinhao - Lingua Portuguesa e Literatura - 1A, 1B, 1C - semana de 30 de novembro a 04 de desembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 29/10/2020

TEMA DA AULA: Revisão – Aula 7 – Aprender Sempre v. 3  - Que som e este

ETAPA DE ENSINO: 1º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprias de cada gênero.

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Reconhecer nos poemas os efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros expressivos.

 

I – Estratégia

Ø  Envolver-se na leitura dos versos de Camões

Ø  Leitura das estrofes dos poemas

Ø  Reconhecer soneto

Ø  Antítese

 

 

 

II – Antíteses

 

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.

A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.

A antítese é usada no âmbito da literatura, mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais comum em línguas como latim e grego, onde a aglutinação de palavras ajuda na comparação de características, fazendo sobressair a realidade.

Durante o Renascimento, nas artes plásticas era preponderante a lei da simetria, que evoluiu para a dinâmica do contraste do Barroco. A utilização do contraste impetuoso da luz e da sombra é conhecida como um processo antitético.

A utilização de duas palavras opostas na mesma frase é conhecida como antítese como pode verificar nos seguintes exemplos:

 Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo. / A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.

Veja alguns exemplos de figuras de linguagem.

Antítese e paradoxo

Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento. O paradoxo remete para uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando ideias que são incompatíveis e por vezes inconcebíveis à compreensão intelectual.

Vejamos alguns exemplos de paradoxo: A sua escuridão iluminou a minha vida. / A solidão é a minha melhor companhia.

III – Leia o soneto e responsa as questões interpretativas das paginas 15 e 16 do Aprender Sempre V. 3.

 

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

 

IV – Atividade complementar de interpretação

 

1- Quais palavras do poema não expressam seu sentido literal (sentido real)?

2- Por Que essas palavras nos remetem a sentimentos?

3- Dizer que o amor e um sentimento forte e intenso que não podemos ver e que "Amor e um fogo que arde sem se ver" é a mesma coisa? Qual e o impacto causado pelas duas formas?


 

 

 

Atenção- Estamos no quarto bimestre. Realizem as atividades e retirem o Caderno do Aluno v. 4 na escola.

 

 

                          Bons estudos – lilibordinhao@gmail.com

 

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