LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA: 29/10/2020
TEMA DA AULA: Revisão
– Aula 7 – Aprender
Sempre v. 3 - Que som e este
ETAPA DE ENSINO: 1º
ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os
elementos linguísticos e os recursos que funcionam como modificadores,
percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações
próprias de cada gênero.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Reconhecer
nos poemas os efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros expressivos.
I – Estratégia
Ø Envolver-se na
leitura dos versos de Camões
Ø Leitura das estrofes
dos poemas
Ø Reconhecer soneto
Ø Antítese
II – Antíteses
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de
sentidos opostos.
A palavra antítese tem origem no termo
grego antithesis,
que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também
é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.
A antítese é usada no âmbito da
literatura, mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais
comum em línguas como latim e grego, onde a aglutinação de palavras ajuda na
comparação de características, fazendo sobressair a realidade.
Durante o Renascimento, nas artes
plásticas era preponderante a lei da simetria, que evoluiu para a dinâmica do
contraste do Barroco. A utilização do contraste impetuoso da luz e da sombra é conhecida
como um processo antitético.
A utilização de duas palavras opostas
na mesma frase é conhecida como antítese como pode verificar nos seguintes
exemplos:
Viver
e morrer são as coisas mais naturais do mundo. / A alegria e a tristeza fazem
parte do meu trabalho.
Veja alguns exemplos de figuras de linguagem.
Antítese e
paradoxo
Muitas pessoas confundem a antítese
com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto
a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição
de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento. O paradoxo remete para
uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando ideias que são
incompatíveis e por vezes inconcebíveis à compreensão intelectual.
Vejamos alguns exemplos de paradoxo: A
sua escuridão iluminou a minha vida. / A solidão é a minha melhor companhia.
III –
Leia o soneto e responsa as questões interpretativas das paginas 15 e 16 do Aprender
Sempre V. 3.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
IV –
Atividade complementar de interpretação
1- Quais palavras do poema não expressam
seu sentido literal (sentido real)?
2- Por Que essas palavras nos remetem a
sentimentos?
3- Dizer
que o amor e um sentimento forte e intenso que não podemos ver e que "Amor
e um fogo que arde sem se ver" é a mesma coisa? Qual e o impacto causado
pelas duas formas?
Atenção-
Estamos no quarto bimestre. Realizem as atividades e retirem o Caderno do Aluno
v. 4 na escola.
Bons estudos –
lilibordinhao@gmail.com
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