Atividades para o período de aulas não presenciais
4° bimestre
Orientações:
Olá estudantes!
Espero encontrá-los
bem!
Prorrogação da AAP DIGITAL
30/11
Quem ainda não fez a
devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o
faça.
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para
apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf
Apresentação da aula
Ø Alinhada
com as aulas transmitidas pelo centro de mídias
Ø https://www.youtube.com/watch?v=j9t_9X1H8SY&list=RDCMUCDcQT0hAplpsUOAmU
Ø Aula no CMSP dia 13/11 – Editorial e progressão temática.
Ø Apostila
do aluno página 52/53 (Aprender Sempre)
1) Você costuma ler jornais e revistas?
2) Ao ler jornais e revistas, você se interessa pela leitura do editorial
O gênero textual editorial
Gênero textual de estrutura argumentativa.
- Pertence ao campo jornalístico.
- Expressa a opinião coletiva/ideologia do jornal
ou revista em que aparece.
- Por circular em jornais e revistas, exige o
emprego formal da língua.
- O editorial pode ser assinado ou não.
Leitura do texto
Poluição pode influenciar ação
do novo coronavírus
Pesquisas divulgadas
recentemente por instituições importantes como o Massachusetts Institute of
Technology e a USP negam relação entre temperatura e propagação da Covid-19.
Apesar disso, a tese de que o clima influi na disseminação da doença pode não
estar totalmente errada: outros fatores climáticos, como a poluição, podem
influenciar na ação do coronavírus.
Nos Estados Unidos,
pesquisadores constataram que, em lugares onde a poluição é maior, há maior
propagação. No Brasil, também já foram iniciados estudos nesse sentido: “Nós
coletamos uma amostra da poluição de São Paulo, fizemos a extração das
substâncias tóxicas, então fizemos um teste sobre esse material para avaliar se
a toxidez pode facilitar a entrada do vírus”, comenta Marcos Silveira
Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP e autor do livro Biologia
e mudança climática no Brasil.
“A oportunidade que nós temos
é de olhar o que vínhamos fazendo em termos de tecnologia de energia e
aproveitar para convencer a população das mudanças que estão acontecendo na
indústria, para dirigir o sistema de energia para algo mais limpo e
sustentável.”
1. O texto que acabamos de ler
é um editorial de que suporte?
a) ( ) jornal.
b) ( ) revista
2. Releia
o trecho: “Pesquisas divulgadas recentemente por instituições importantes como
o Massachusetts Institute of Technology e a USP negam relação entre temperatura
e propagação da covid-19. Apesar disso, a tese de que o clima influi na
disseminação da doença pode não estar totalmente errada: outros fatores
climáticos, como a poluição, podem influenciar na ação do coronavírus”.
Esse trecho confirma que o registro da língua está de acordo com:
a. ( ) a norma-padrão.
b. ( ) o coloquial.
c. ( ) as gírias.
3. A partir da leitura, enumere a sequência de ideias que marcam o início, o desenvolvimento e o fechamento do texto.
4. À medida que você foi lendo
o texto, novas informações sobre o mesmo assunto (influência da poluição na
ação do coronavírus) foram surgindo. A isso, dá-se o nome de progressão
temática, e ela é muito importante para que o leitor obtenha mais informações
sobre o conteúdo lido. Com base nessa informação e no texto estudado, escreva:
a) Ideia principal:
b) Ideia
complementar/argumento 1:
c) Ideia
complementar/argumento 2:
5. Verificamos que, no último
parágrafo, a conclusão, apresenta-se o papel do coronavírus no futuro clima do
planeta. Que papel é esse?
6. Após abordar o assunto e
argumentá-lo, é apresentada uma proposta de mudança de comportamento. Que
proposta é essa?
Bons estudos!
Cuidem-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário