segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8°anos A,B,C,D - Orientações e Atividade.

 Atividades para o período de aulas não presenciais 

4° bimestre

Orientações:

Olá estudantes!

Espero encontrá-los bem!

Prorrogação da AAP DIGITAL 30/11

Quem ainda não fez a devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o faça.

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf

Apresentação da aula

Ø  Alinhada com as aulas transmitidas pelo centro de mídias

Ø  https://www.youtube.com/watch?v=j9t_9X1H8SY&list=RDCMUCDcQT0hAplpsUOAmU

Ø  Aula no CMSP dia 13/11 – Editorial e progressão temática.

Ø  Apostila do aluno página 52/53 (Aprender Sempre)

 Responda:

1) Você costuma ler jornais e revistas?

2) Ao ler jornais e revistas, você se interessa pela leitura do editorial


 

O gênero textual editorial

Gênero textual de estrutura argumentativa.

  • Pertence ao campo jornalístico.
  • Expressa a opinião coletiva/ideologia do jornal ou revista em que aparece.
  • Por circular em jornais e revistas, exige o emprego formal da língua.
  • O editorial pode ser assinado ou não.

Leitura do texto

Poluição pode influenciar ação do novo coronavírus

Pesquisas divulgadas recentemente por instituições importantes como o Massachusetts Institute of Technology e a USP negam relação entre temperatura e propagação da Covid-19. Apesar disso, a tese de que o clima influi na disseminação da doença pode não estar totalmente errada: outros fatores climáticos, como a poluição, podem influenciar na ação do coronavírus.

Nos Estados Unidos, pesquisadores constataram que, em lugares onde a poluição é maior, há maior propagação. No Brasil, também já foram iniciados estudos nesse sentido: “Nós coletamos uma amostra da poluição de São Paulo, fizemos a extração das substâncias tóxicas, então fizemos um teste sobre esse material para avaliar se a toxidez pode facilitar a entrada do vírus”, comenta Marcos Silveira Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP e autor do livro Biologia e mudança climática no Brasil.

“A oportunidade que nós temos é de olhar o que vínhamos fazendo em termos de tecnologia de energia e aproveitar para convencer a população das mudanças que estão acontecendo na indústria, para dirigir o sistema de energia para algo mais limpo e sustentável.”

1. O texto que acabamos de ler é um editorial de que suporte?

a) (   ) jornal.

b) (   ) revista

2. Releia o trecho: “Pesquisas divulgadas recentemente por instituições importantes como o Massachusetts Institute of Technology e a USP negam relação entre temperatura e propagação da covid-19. Apesar disso, a tese de que o clima influi na disseminação da doença pode não estar totalmente errada: outros fatores climáticos, como a poluição, podem influenciar na ação do coronavírus”.

 Esse trecho confirma que o registro da língua está de acordo com:

a. (   ) a norma-padrão.

b. (   ) o coloquial.

c. (   ) as gírias.

3. A partir da leitura, enumere a sequência de ideias que marcam o início, o desenvolvimento e o fechamento do texto.

4. À medida que você foi lendo o texto, novas informações sobre o mesmo assunto (influência da poluição na ação do coronavírus) foram surgindo. A isso, dá-se o nome de progressão temática, e ela é muito importante para que o leitor obtenha mais informações sobre o conteúdo lido. Com base nessa informação e no texto estudado, escreva:

a) Ideia principal:

b) Ideia complementar/argumento 1:

c) Ideia complementar/argumento 2:

5. Verificamos que, no último parágrafo, a conclusão, apresenta-se o papel do coronavírus no futuro clima do planeta. Que papel é esse?

6. Após abordar o assunto e argumentá-lo, é apresentada uma proposta de mudança de comportamento. Que proposta é essa?

 Bons estudos!

Cuidem-se!









Nenhum comentário:

Postar um comentário