segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Sociologia 1 ano EM Jose Carlos Caldas

 

Professor Jose Carlos Caldas

Sociologia-1 anos EM

Leia o texto abaixo e respondas as questões;

Natureza e cultura

Os animais vivem em harmonia com sua própria natureza. Isso significa que todo animal age de acordo com as ca­racterísticas da sua espécie quando, por exemplo, se acasala, protege a cria, ca­ça e se defende. Os instintos animais são regidos por leis biológicas, de mo­do que podemos prever as reações tí­picas de cada espécie. A etologia se ocupa do estudo comparado do comporta­mento dos animais, indicando a regu­laridade desse comportamento.

É evidente que existem grandes di­ferenças entre os animais conforme seu lugar na escala zoológica: enquanto um inseto como a abelha constrói a colméia e prepara o mel segundo padrões rígi­dos típicos das ações instintivas, um mamífero, que é um animal superior, age também por instinto mas desenvol­ve outros comportamentos mais flexí­veis, e portanto menos previsíveis.

Diante de situações problemáticas, os animais superiores são capazes de en­contrar soluções criativas porque fazem uso da inteligência. Se um macaco está mobilizado pelo instinto da fome, ao encontrar a fruta fora do alcance enfren­ta uma situação problemática, que só pode ser resolvida com a capacidade de se adaptar às novidades mediante re­cursos de improvisação. Também o ca­chorro faz uso da inteligência quando aprende a obedecer ordens do seu do­no e enfrenta desafios para realizar cer­tas tarefas, como, por exemplo, buscar a presa em uma caçada.

Só o homem é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se cha­ma cultura.

Eis aí a diferença fundamental entre o homem e os animais. Mas, para pro­duzir cultura, o homem precisa da lin­guagem simbólica. Os símbolos são in­venções humanas por meio das quais o homem pode lidar abstratamente com o mundo que o cerca. Depois de cria­dos, entretanto, eles devem ser aceitos por todo o grupo e se tomam a conven­ção que permite o diálogo e o entendi­mento do discurso do outro.

Os símbolos permitem o distancia­mento do mundo concreto e a elabora­ção de idéias abstratas: com o signo "casa", por exemplo, designamos não só determinada casa, mas qualquer casa. Além disso, com a linguagem simbóli­ca o homem não está apenas presente no mundo, mas é capaz de representá-lo: is­to é, o homem torna presente aquilo que está ausente. A linguagem introduz o homem no tempo, porque permite que ele relembre o passado e antecipe o fu­turo pelo pensamento. Ao fazer uso da linguagem simbólica, o homem torna possível o desenvolvimento da técnica e, portanto, do trabalho humano, en­quanto forma sempre renovada de in­tervenção na natureza. Ao reproduzir as técnicas já utilizadas pelos ancestrais e ao inventar outras novas — lembran­do o passado e projetando o futuro -o homem trabalha.

Chamamos trabalho humano a ação dirigida por finalidades conscientes e pela qual o homem se torna capaz de transformar a realidade em que vive.

Atividades

1-     O que é cultura ?

2-    O texto fala que os animais vivem em sociedade. Podemos dizer que os animais são seres culturais ? justifique

3-    O ser humano tem instinto? Qual o papel do instinto na vida do ser humano?

4-     Qual a importância dos símbolos na vida dos seres humanos ?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário