terça-feira, 17 de novembro de 2020

Prof ° Guilherme - Tecnologia - 1°, 2° e 3° ano Ensino Médio

 Atividade referente ao 4° bimestre.


Jovem Multiplicador

 

Como nos informamos?

 *Fontes de informação

*Superabundância de informação

*Poluição Informacional

*O que é notícia (Identificação)

 

Logo na aula 1, foram apresentadas algumas características que ajudam a identificar uma notícia. Você lembra quais são?

 

*Objetiva

*Equilibrada

*Apresenta evidências

*Cita especialistas

 

Nesta aula nós discutimos sobre:

*Fontes de informação

*Superabundância de informação

*Poluição Informacional

*O que é notícia (Identificação)

*Objetiva

*Equilibrada

*Apresenta Evidências

*Cita Especialistas

 

CREDIBILIDA DA INFORMAÇÃO.

 

Em várias aulas foi dita uma pequena frase, com 3 ações, para ajudar a combater a desinformação. Você lembra qual é?

 

Dados para algoritmos

Pegadas digitais

Problemas da desinformação

Discurso de ódio e as redes sociais

 

 

Internet segura e tipos de internautas

 

 

Universo online

 

O mundo online não é um mar de possibilidades. Para explorá-lo de forma segura, reflexiva e ética, garantindo o nosso bem estar e o dos outros, é preciso aprender sobre suas armadilhas e riscos.

Tipos de internautas

Inocente     - Fora da lei

Bobo da corte     - Sábio

 

Agora chegou a hora de você se tornar um multiplicador

 

 Por onde começar?

Antes de apertar o play e sair gravando, é preciso traçar uma “estratégia de comunicação”.


O nome pode parecer complicado, mas a explicação é bem simples:

É necessário montar um roteiro básico para que sua mensagem seja comunicada da melhor maneira possível — e isso vale para a preparação de qualquer tipo de mídia, curta-metragem, podcast, vlog e até mesmo um simples cartaz.

 

Para isso, uma dica é refletir sobre as seguintes perguntas:

 

• Para quem eu quero transmitir minha mensagem? (audiência)

 

• O que eu quero que o meu público saiba? (mensagem principal)

 

• O que eu quero que meu público sinta ou faça? (tom)

 

• De que eu preciso para transmitir minha mensagem? (material)

 

As respostas para essas perguntas vão te ajudar a decidir, por exemplo, se vai adotar uma linguagem mais formal ou informal; e se vai usar somente sua imagem ou também outras.

 

Cuidado com as licenças de uso e as autorizações necessárias para filmar outras pessoas!

 


Pergunta

1. Faça um breve relato sobre os temas acima (mínimo 10 linhas), Sobre quais cuidados temos que ter ao publicar algo na internet ( vídeo, foto etc...) com base no conteúdo desta aula ?





(Copiar texto e perguntas no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail)


Link para vídeo aula 

1ª série EM - Tecnologia e Inovação - Jovem Multiplicador

2ª série EM - Tecnologia e Inovação - Jovem Multiplicador

3ª série EM - Tecnologia e Inovação - Jovem Multiplicador 


OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário