segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Liria Bordinhao 1A,1B,1C - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 23 a 27de novembro

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 29/10/2020

TEMA DA AULA: Personificação – Aprender Sempre v. 3 Aula 6  

ETAPA DE ENSINO: Primeiro ano

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Reconhecer a personificação enquanto recurso estilístico.

 

I – Estratégia

Ø  Explicar sobre Personificação

Ø  Leitura e analise de poema

Ø  Texto literário

Ø  Atividades da apostila – Aprender Sempre v. 3 aulas 5 e 6

 

 

 

II – Personificação

 

personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem, mais precisamente, uma figura de pensamento muito utilizada nos textos literários.

Ela está diretamente relacionada com o significado (campo semântico) das palavras e corresponde ao efeito de “personificar”, ou seja, dar vida aos seres inanimados.

A personificação é utilizada para atribuir sensações, sentimentos, comportamentos, características e/ou qualidades essencialmente humanas (seres animados) aos objetos inanimados ou seres irracionais, por exemplo:

O dia acordou feliz.

Segundo o exemplo, a característica de “acordar feliz” é uma característica humana, que, nesse caso, está atribuída ao dia (substantivo inanimado).

Note que a personificação pode também atribuir qualidades de seres animados a outros seres animados, por exemplo:

O cachorro sorriu para o dono.

Exemplos de Personificação

1.    dia acordou feliz e o sol sorria para mim.

2.    vento assobiava esta manhã em que o céu chorava.

3.    Naquela noite, a lua beijava o céu.

4.    Após a erupção do vulcão, o fogo dançava por entre as casas.

Nos exemplos acima, nota-se a utilização da personificação, na medida em que características de seres animados (que possuem alma, vida) são atribuídas aos seres inanimados (sem vida).

Note que os verbos ligados os substantivos inanimados (dia, sol, vento, fogo e lua) são características dos seres humanos: acordar, sorrir, assobiar, chorar e beijar.

 

 

.

 

III – Leia o Poema Meus Oito Anos . No poema há uma personificação. Explique-a.

 

 

           
Meus oito anos

Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
De despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d´estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias de minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberto o peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

[…]

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Enciclopédia Itaú Cultural – Literatura Brasileira.

 

 

IV – Leia a fabula- Os viajantes e o urso.

Explique a personificação existente.


                    Fábula de Esopo

 

        Dois amigos viajavam juntos pelo mesmo caminho, quando um urso apareceu-lhes de repente.

        O homem que ia na frente subiu numa árvore e lá se escondeu, e o outro, estando para ser apanhado, caiu ao chão e fingiu-se de morto.

        Quando o urso aproximou dele o focinho e o revirou de todos os lados, ele reteve a respiração, pois dizem que o urso não toca em animal morto.

        Depois que o urso se afastou, o homem que estava na árvore desceu e perguntou o que o urso lhe havia dito ao ouvido.

        E o outro disse:

        -- “Ele me aconselhou a não mais viajar daqui para frente com aqueles amigos que não ficam por perto na hora do perigo”.

        Moral da história: As desgraças põem à prova os verdadeiros amigos.

 

                ESOPO. Fábulas completas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 143

 


Você já assistiu algum filme da PIXAR?  Qual?  Você percebeu personificação ? Explique.

 

 

Atenção- Estamos no quarto bimestre. Realizem as atividades e retirem o Caderno do Aluno v. 4 na escola.

 

 

             Bons estudos – lilibordinhao@gmail.com





 

 

                    Fábula de Esopo

 

        Dois amigos viajavam juntos pelo mesmo caminho, quando um urso apareceu-lhes de repente.

        O homem que ia na frente subiu numa árvore e lá se escondeu, e o outro, estando para ser apanhado, caiu ao chão e fingiu-se de morto.

        Quando o urso aproximou dele o focinho e o revirou de todos os lados, ele reteve a respiração, pois dizem que o urso não toca em animal morto.

        Depois que o urso se afastou, o homem que estava na árvore desceu e perguntou o que o urso lhe havia dito ao ouvido.

        E o outro disse:

        -- “Ele me aconselhou a não mais viajar daqui para frente com aqueles amigos que não ficam por perto na hora do perigo”.

        Moral da história: As desgraças põem à prova os verdadeiros amigos.

 

                ESOPO. Fábulas completas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 143

 

V – Responda

Você já assistiu algum filme da PIXAR?  Qual?  Você percebeu personificação ? Explique.

 

 

Atenção- Estamos no quarto bimestre. Realizem as atividades e retirem o Caderno do Aluno v. 4 na escola.

 

 

             Bons estudos – lilibordinhao@gmail.com

 

 

                    Fábula de Esopo

 

        Dois amigos viajavam juntos pelo mesmo caminho, quando um urso apareceu-lhes de repente.

        O homem que ia na frente subiu numa árvore e lá se escondeu, e o outro, estando para ser apanhado, caiu ao chão e fingiu-se de morto.

        Quando o urso aproximou dele o focinho e o revirou de todos os lados, ele reteve a respiração, pois dizem que o urso não toca em animal morto.

        Depois que o urso se afastou, o homem que estava na árvore desceu e perguntou o que o urso lhe havia dito ao ouvido.

        E o outro disse:

        -- “Ele me aconselhou a não mais viajar daqui para frente com aqueles amigos que não ficam por perto na hora do perigo”.

        Moral da história: As desgraças põem à prova os verdadeiros amigos.

 

                ESOPO. Fábulas completas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 143

 

V – Responda

Você já assistiu algum filme da PIXAR?  Qual?  Você percebeu personificação ? Explique.

 

 

Atenção- Estamos no quarto bimestre. Realizem as atividades e retirem o Caderno do Aluno v. 4 na escola.

 

 

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