Olá pessoal tudo bem com vocês?
Atividade de Geografia - Desastre socioambiental
Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE26*) Identificar e analisar mapas temáticos relacionados às ocorrências de desastres socioambientais em diferentes regiões do mundo, em especial na Europa, Ásia e Oceania.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que é um desastre?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desastres
Quando pensamos em desastre, geralmente o relacionamos a
destruição, seja de qual origem for. Na prática, o termo desastre apresenta uma
séria interrupção do funcionamento de uma comunidade, causando mortes e/ou
importantes perdas materiais ou ambientais, as quais excedem a capacidade da
comunidade afetada de lidar com a situação. Sendo assim, o desastre é o
resultado da combinação de ameaças/perigo, condições de vulnerabilidade e da
insuficiente capacidade ou de medidas para reduzir as consequências negativas e
potenciais do risco.
CONCEITOS E TERMOS PARA A GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NA EDUCAÇÃO.
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ic7RwLvzuoUJ:educacao.cemaden.gov.br/medialibrary_publication_attachment%3Fkey%3DEDtGLgxTQiYlb8yFZUCUND1dSaw%3D+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso 19/11/2020.
Quaisquer que sejam as causas – econômica, social ou natural
–, o fato de vivermos com tantas incertezas torna urgente a utilização de
conhecimentos e inovações para a construção de sociedades sustentáveis e
resilientes. Nesse cenário, a educação ambiental encontra um chamamento para
novas frentes de ações voltadas para a sustentabilidade, as mudanças
climáticas, a geração de uma cultura de prevenção de riscos, a resiliência,
entre outras. A educação, portanto, tem um papel fundamental na redução do
risco de desastres, na prevenção, no enfrentamento e na capacidade de adaptação
das comunidades locais.
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ic7RwLvzuoUJ:educacao.cemaden.gov.br/medialibrary_publication_attachment%3Fkey%3DEDtGLgxTQiYlb8yFZUCUND1dSaw%3D+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso 19/11/2020.
Pesquisas em desastres
A China é o país mais produtivo na área, com 6.301 artigos
publicados, com ênfase em trabalhos sobre prevenção. Na sequência, estão os
Estados Unidos, com 6.287 trabalhos, boa parte tratando de respostas imediatas
a acidentes e recuperação de áreas destruídas. Outros países de destaque são
Reino Unido (1.351) e Japão (4.017). Esse último se distingue pelo impacto
dessa produção, avaliado por meio do número de citações – o Japão é o mais especializado
em ciência do desastre, ao dedicar 0,66% de sua produção científica à área. O índice
é 3 vezes maior do que a média global de 0,22%.
Pesquisas em desastres
Fonte:
https://revistapesquisa.fapesp.br/um-mapa-do-risco-no-mundo/ Acesso 19/11/2020
Nov. 2020; This article may be republished online under the CC-BY-NC-ND
Creative Commons license. The Pesquisa FAPESP Digital
Content Publishing Policy, specified here, must be situated followed.
In summary, the text must not be edited and the author(s) and source (Pesquisa
FAPESP) must be credited. Using the HTML button will ensure that these
standards are followed. If reproducing only the text, please consult the
Digital Publishing Policy.
Fonte:
https://revistapesquisa.fapesp.br/um-mapa-do-risco-no-mundo/ .Acesso 19/1/2020.
2020; This article may be
republished online under the CC-BY-NC-ND Creative Commons license. The Pesquisa
FAPESP Digital Content Publishing Policy, specified here, must be
situated followed. In summary, the text must not be edited and the author(s)
and source (Pesquisa FAPESP) must be credited. Using the HTML button will
ensure that these standards are followed. If reproducing only the text, please
consult the Digital Publishing Policy.
O Brasil possui centros de pesquisas e instituições voltadas
para estudos e prevenção de riscos e desastres? Comente sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a importância da educação para a redução de riscos e
desastres?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinale abaixo a alternativa correta sobre a sustentabilidade.
Uma das formas de colaborar com a preservação do meio ambiente é reduzir a produção de resíduos. Mas como?
( ) Optando pela compra de produtos com embalagens recicláveis.
( ) Reutilizando os materiais e objetos sempre que possível.
( ) Apoiando iniciativas de reciclagem.
( ) Todas as anteriores.
Observação: Vocês podem responder por aqui, enviar por email, WhatsApp: 979672799 ou pelo Classroom.
Sucesso!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário