quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Atividade de Geografia - 9° A e B - Professor Daniel - Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020.

 Olá pessoal tudo bem com vocês?

Atividade de Geografia - Desastre socioambiental

Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE26*) Identificar e analisar mapas temáticos relacionados às ocorrências de desastres socioambientais em diferentes regiões do mundo, em especial na Europa, Ásia e Oceania. 


Sondagem: Explique com suas palavras o que são desastres socioambientais.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que é um desastre?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desastres

Quando pensamos em desastre, geralmente o relacionamos a destruição, seja de qual origem for. Na prática, o termo desastre apresenta uma séria interrupção do funcionamento de uma comunidade, causando mortes e/ou importantes perdas materiais ou ambientais, as quais excedem a capacidade da comunidade afetada de lidar com a situação. Sendo assim, o desastre é o resultado da combinação de ameaças/perigo, condições de vulnerabilidade e da insuficiente capacidade ou de medidas para reduzir as consequências negativas e potenciais do risco.

CONCEITOS E TERMOS PARA A GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NA EDUCAÇÃO. 

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ic7RwLvzuoUJ:educacao.cemaden.gov.br/medialibrary_publication_attachment%3Fkey%3DEDtGLgxTQiYlb8yFZUCUND1dSaw%3D+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso 19/11/2020.


Quaisquer que sejam as causas – econômica, social ou natural –, o fato de vivermos com tantas incertezas torna urgente a utilização de conhecimentos e inovações para a construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Nesse cenário, a educação ambiental encontra um chamamento para novas frentes de ações voltadas para a sustentabilidade, as mudanças climáticas, a geração de uma cultura de prevenção de riscos, a resiliência, entre outras. A educação, portanto, tem um papel fundamental na redução do risco de desastres, na prevenção, no enfrentamento e na capacidade de adaptação das comunidades locais. 

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ic7RwLvzuoUJ:educacao.cemaden.gov.br/medialibrary_publication_attachment%3Fkey%3DEDtGLgxTQiYlb8yFZUCUND1dSaw%3D+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso 19/11/2020.


Pesquisas em desastres

A China é o país mais produtivo na área, com 6.301 artigos publicados, com ênfase em trabalhos sobre prevenção. Na sequência, estão os Estados Unidos, com 6.287 trabalhos, boa parte tratando de respostas imediatas a acidentes e recuperação de áreas destruídas. Outros países de destaque são Reino Unido (1.351) e Japão (4.017). Esse último se distingue pelo impacto dessa produção, avaliado por meio do número de citações – o Japão é o mais especializado em ciência do desastre, ao dedicar 0,66% de sua produção científica à área. O índice é 3 vezes maior do que a média global de 0,22%.


Pesquisas em desastres



Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/um-mapa-do-risco-no-mundo/ Acesso 19/11/2020 Nov. 2020; This article may be republished online under the CC-BY-NC-ND Creative Commons license. The Pesquisa FAPESP Digital Content Publishing Policy, specified here, must be situated followed. In summary, the text must not be edited and the author(s) and source (Pesquisa FAPESP) must be credited. Using the HTML button will ensure that these standards are followed. If reproducing only the text, please consult the Digital Publishing Policy.

Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/um-mapa-do-risco-no-mundo/ .Acesso 19/1/2020. 2020; This article may be republished online under the CC-BY-NC-ND Creative Commons license. The Pesquisa FAPESP Digital Content Publishing Policy, specified here, must be situated followed. In summary, the text must not be edited and the author(s) and source (Pesquisa FAPESP) must be credited. Using the HTML button will ensure that these standards are followed. If reproducing only the text, please consult the Digital Publishing Policy.


O Brasil possui centros de pesquisas e instituições voltadas para estudos e prevenção de riscos e desastres? Comente sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual a importância da educação para a redução de riscos e desastres?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Assinale abaixo a alternativa correta sobre a sustentabilidade.

Uma das formas de colaborar com a preservação do meio ambiente é reduzir a produção de resíduos. Mas como?

(   ) Optando pela compra de produtos com embalagens recicláveis.

(   ) Reutilizando os materiais e objetos sempre que possível.

(   ) Apoiando iniciativas de reciclagem.

(   ) Todas as anteriores.  


Observação: Vocês podem responder por aqui, enviar por email, WhatsApp: 979672799 ou pelo Classroom.

Sucesso!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário