segunda-feira, 16 de novembro de 2020

7º A, B, C e D - Português - Celina

 Boa Tarde Alunos 7ºs Anos,

Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III


Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura). 

Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola. 


Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com  

 

AULA 2
 RECURSOS COESIVOS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO (PARTE I)
 OBJETIVOS • Identificar e reconhecer o uso de palavras e pronomes como recursos coesivos que possibilitam a progressão textual no Regimento Escolar. 

1 Leiam o fragmento textual, observando os termos destacados em azul, verde e vermelho.

 Texto 012 REGIMENTO ESCOLAR 
O Regimento Escolar regulamenta as normas e procedimentos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz da estrutura organizacional da rede de ensino das escolas. [...] Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para todos, com a garantia do acesso, atendimento, permanência e sucesso na aprendizagem dos alunos, o documento contempla os princípios de gestão e normatização do funcionamento das unidades de ensino da rede estadual referentes à estrutura administrativa, à oferta dos níveis e modalidades de ensino previsto, à organização do processo ensino aprendizagem, à avaliação e registro da vida escolar dos alunos matriculados em cada escola. É muito importante que ele seja compartilhado entre todas as pessoas que compõem os segmentos da escola para que elas tomem conhecimento, se apropriem e o divulguem, contribuindo para o harmônico funcionamento das instituições escolares. 

2 Texto adaptado. Regimento Escolar do Estado do Tocantins. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2020. LÍNGUA PORTUGUESA 
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 7 Observem que:
 • As palavras “documento”, “ele” e “o” fazem remissão ou retomada ao grupo nominal “Regimento Escolar”. 
 • As palavras “unidades de ensino” e “instituições escolares” fazem remissão ou retomada à palavra “escola”.
 • A palavra “elas” faz remissão ou retomada à palavra “pessoas”. 

FAZER INDIVIDUALMENTE
Atividade 01
 1. Em duplas, vamos organizar e participar do JOGO DOS SENTIDOS. Vamos ler os enunciados e juntá-los de modo a construir o sentido entre eles. Siga as instruções:
 a. Decidam, na dupla, quem será o ESTUDANTE 01 e o ESTUDANTE 02. O ESTUDANTE 01 fica com os 05 (cinco) primeiros enunciados e o ESTUDANTE 02 com os 05 (cinco) enunciados restantes, conforme a sinalização abaixo.
 b. Cada um deve recortar os seus enunciados para começar o JOGO DOS SENTIDOS.
 c. Depois que os enunciados estiverem cortados, o ESTUDANTE 01 coloca sobre a mesa o enunciado que quiser. O ESTUDANTE 02 deve procurar um que complemente o sentido. Dica: basta observar as palavras destacadas nos enunciados do ESTUDANTE 01 e as palavras que retomam ou fazem referência a essas palavras nos enunciados do ESTUDANTE 02. Vocês precisam estabelecer a relação entre os nomes e pronomes utilizados como recursos coesivos, pois eles darão pistas interessantes para você “encaixar” os enunciados, de modo a construir o sentido entre eles.
 d. Quando vocês identificarem os pares correlatos, colem os enunciados no caderno. Se tiverem dúvidas, chamem o professor. Bom Jogo! 28 | PORTUGUÊS 6 
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ENUNCIADOS DO ESTUDANTE 01

 Enunciado 01 
São muitos os assuntos que devem ser colocados no regimento escolar. 
Estudante 01
 Enunciado 02 O pai ou responsável, quando faz a matrícula do estudante na escola, precisa receber informações sobre o Regimento Escolar, sejam impressas ou em formato digital.
 Estudante 01
 Enunciado 03 Quando existe algum problema na escola, com algum profissional ou aluno, o regimento escolar serve de consulta para tomada de decisão. 
Estudante 01 
Enunciado 04 
As normas de convivência devem constar no regimento escolar.
 Estudante 01
 Enunciado 05
 O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. 
Estudante 01

ENUNCIADOS DO ESTUDANTE 02
 Esse documento deve orientar procedimentos para resolução das questões que envolvem os sujeitos da escola, por isso é muito importante todos conhecê-lo.
 Estudante 02
 Ele é um o documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica, coordena o funcionamento da escola, regulamentando ações entre os representantes do processo educativo.
 Estudante 02 
Nele é preciso constar informações sobre: a organização administrativa, a organização pedagógica, direitos e deveres dos profissionais de educação, direitos e deveres dos estudantes, o funcionamento do Conselho Escolar, do Grêmio, entre outros assuntos. 
Estudante 02
 Elas orientam o comportamento das pessoas na escola e devem ser elaboradas com a participação de professores, coordenadores, diretores, alunos e famílias.
 Estudante 02
 Afinal, ao realizar a inscrição de um aluno na instituição escolar, ele aceita as regras da escola. Estudante 02

AULA 3
 RECURSOS COESIVOS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO (PARTE II)
 OBJETIVOS • Identificar e reconhecer o uso de palavras e pronomes como recursos coesivos que possibilitam a progressão textual. 
1 Leia o texto, observando a função das palavras destacadas no texto.
 Texto 013 01 BULLYING: O QUE É? 
02 O bullying tem mobilizado autoridades de inúmeros países, incluindo 
03 o Brasil. O problema atinge pessoas das mais diversas idades, 
04 especialmente crianças e adolescentes, e pode causar danos graves 
05 às vítimas. Em 2018, foi aprovado um projeto de lei que atribui às 
06 escolas a responsabilidade de prevenir e combater diversas formas 
07 de violência em seus meios, o que inclui o bullying. Essa medida 
08 é  complementar a  Lei de Combate ao Bullying, de 2015. 
09 DEFINIÇÃO DE BULLYING 
10 Bullying é um termo de origem inglesa, popularizado pelo professor 
11 de psicologia  Dan Olweus. Em países como o  Reino Unido  e 
12 os Estados Unidos, alunos que intimidam alunos verbal e fisicamente 
13 são chamados de  bullies  (valentões). E é precisamente a essa 
14 prática que se refere o termo bullying:  gestos que intimidam e 
15 agridem pessoas tanto verbal quanto fisicamente. A prática 
16 é deliberada e recorrente, ou seja, o agressor tem prazer em humilhar 
17 a vítima e volta a praticar inúmeras vezes. Os ataques ocorrem 
18 sem motivo aparente. Existem também meios mais sutis de bullying, 
19 como isolar a vítima  socialmente ou espalhar  boatos  sobre ela. 
20 A vítima de bullying costuma ser uma pessoa com características que 
21 a diferenciam da maioria e a tornam mais vulnerável aos ataques. A 
22 prática ocorre, portanto, por conta de uma relação desigual de poder 
23 entre o perpetrador e a vítima. Outro problema é que a vítimas 
3 BLUME, B.A. BULLYING: O QUE É? Politize, 2016. Texto adaptado para fins didáticos Disponível em:< https://www. politize.com.br/codigo-de-defesa-do-consumidor-voce-conhece-os-seus-direitos/>. Acesso em: 20 jun. 2020. PORTUGUÊS | 35 14 | LÍNGUA PORTUGUESA 
24 costumam ser pessoas com dificuldades de se impor e impedir as 
25 agressões. Por isso, muitas vezes elas sofrem em silêncio. 
26 O QUE É E O QUE NÃO É BULLYING? 
27 Nem toda agressão pode ser chamada  de bullying. Primeiro, o 
28 bullying geralmente ocorre entre pares (entre colegas de escola, de 
29 faculdade, de trabalho etc). Além disso, brigas e discussões pontuais 
30 não são suficientes para caracterizar  bullying, pois decorrem de 
31 outros motivos. Um exemplo clássico da prática – muito retratado em 
32 filmes infantis – é o que ocorre entre uma criança maior, mais velha e 
33 mais forte, contra uma criança menor, mais nova e mais fraca. Como 
34 a  criança  menor não tem como se defender  do “valentão”,
 35 ela sofre na mão dele. É obrigada a entregar dinheiro do lanche, é 
36 chamado de apelidos jocosos  e  leva surras.
 37 Com a internet, surgiu  o  cyberbullying,  ou seja, práticas de 
38 bullying  por meios virtuais, como  redes sociais. Os agressores
 39 utilizam esses meios para difundir boatos sobre as vítimas, postar 
40 fotos e conteúdo que as expõem indevidamente, entre outros. 
41 PÚBLICO ESPECTADOR 
42 Segundo Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e 
43 professora da Faculdade de Educação da Unicamp,  a presença de 
44 um público espectador é um dos elementos mais importantes para se
 45 caracterizar o bullying. Outras pessoas assistem às agressões. A 
46 reação delas é mista: muitas riem das agressões e não as 
47 consideram  danosas;  outras tomam as dores da vítima. Mas a 
48 maioria, mesmo percebendo a violência, não confronta o agressor. O 
49 motivo disso pode ser o medo de ser a próxima vítima dele (muito 
50 comum nas escolas). 
51 [...] LÍNGUA PORTUGUESA | 15 2 Preencha o quadro de acordo com as informações solicitadas. Termo destacado Linha do texto CATEGORIA Nomes CATEGORIA Pronomes No texto, faz referência a quem? 36 | PORTUGUÊS 14 | LÍNGUA PORTUGUESA 24 costumam ser pessoas com dificuldades de se impor e impedir as 25 agressões. Por isso, muitas vezes elas sofrem em silêncio. 26 O QUE É E O QUE NÃO É BULLYING?
 27 Nem toda agressão pode ser chamada  de bullying. Primeiro, o 
28 bullying geralmente ocorre entre pares (entre colegas de escola, de 
29 faculdade, de trabalho etc). Além disso, brigas e discussões pontuais 
30 não são suficientes para caracterizar  bullying, pois decorrem de 
31 outros motivos. Um exemplo clássico da prática – muito retratado em 
32 filmes infantis – é o que ocorre entre uma criança maior, mais velha e 
33 mais forte, contra uma criança menor, mais nova e mais fraca. Como 
34 a  criança  menor não tem como se defender  do “valentão”, 
35 ela sofre na mão dele. É obrigada a entregar dinheiro do lanche, é
36 chamado de apelidos jocosos  e  leva surras. 
37 Com a internet, surgiu  o  cyberbullying,  ou seja, práticas de 
38 bullying  por meios virtuais, como  redes sociais. Os agressores 
39 utilizam esses meios p     ara difundir boatos sobre as vítimas, postar 
40 fotos e conteúdo que as expõem indevidamente, entre outros. 
41 PÚBLICO ESPECTADOR 
42 Segundo Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e 
43 professora da Faculdade de Educação da Unicamp,  a presença de
 44 um público espectador é um dos elementos mais importantes para se 
45 caracterizar o bullying. Outras pessoas assistem às agressões. A 
46 reação delas é mista: muitas riem das agressões e não as 
47 consideram  danosas;  outras tomam as dores da vítima. Mas a 
48 maioria, mesmo percebendo a violência, não confronta o agressor. O 
49 motivo disso pode ser o medo de ser a próxima vítima dele (muito
 50 comum nas escolas). 
51 [...] LÍNGUA PORTUGUESA | 15

 2 Preencha o quadro de acordo com as informações solicitadas.
 Termo destacado         Linha do texto          CATEGORIA         CATEGORIA               no texto, faz
                                                                             Nomes                 Pronomes               referência a quem?
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FINALIZANDO: 
                                                             RECURSOS COESIVOS 
NOMES                                                GRUPOS DE NOMES                                               PRONOME
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               BONS ESTUDOS!


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