Boa Tarde Alunos 7ºs Anos,
Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III
Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura).
Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola.
Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com
AULA 2
RECURSOS COESIVOS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO (PARTE I)
OBJETIVOS
• Identificar e reconhecer o uso de palavras e pronomes como recursos coesivos que possibilitam a
progressão textual no Regimento Escolar.
1 Leiam o fragmento textual, observando os termos destacados em azul, verde e vermelho.
Texto 012
REGIMENTO ESCOLAR
O Regimento Escolar regulamenta as normas e procedimentos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz da estrutura organizacional da rede de ensino das escolas. [...] Com o objetivo
de proporcionar uma educação de qualidade para todos, com a garantia do acesso, atendimento,
permanência e sucesso na aprendizagem dos alunos, o documento contempla os princípios de
gestão e normatização do funcionamento das unidades de ensino da rede estadual referentes à
estrutura administrativa, à oferta dos níveis e modalidades de ensino previsto, à organização do
processo ensino aprendizagem, à avaliação e registro da vida escolar dos alunos matriculados em
cada escola. É muito importante que ele seja compartilhado entre todas as pessoas que compõem os
segmentos da escola para que elas tomem conhecimento, se apropriem e o divulguem, contribuindo
para o harmônico funcionamento das instituições escolares.
2 Texto adaptado. Regimento Escolar do Estado do Tocantins. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2020.
LÍNGUA PORTUGUESA
33 mais forte, contra uma criança menor, mais nova e mais fraca. Como
34 a criança menor não tem como se defender do “valentão”,
35 ela sofre na mão dele. É obrigada a entregar dinheiro do lanche, é
36 chamado de apelidos jocosos e leva surras.
37 Com a internet, surgiu o cyberbullying, ou seja, práticas de
38 bullying por meios virtuais, como redes sociais. Os agressores
39 utilizam esses meios para difundir boatos sobre as vítimas, postar
40 fotos e conteúdo que as expõem indevidamente, entre outros.
41 PÚBLICO ESPECTADOR
42 Segundo Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e
43 professora da Faculdade de Educação da Unicamp, a presença de
44 um público espectador é um dos elementos mais importantes para se
45 caracterizar o bullying. Outras pessoas assistem às agressões. A
46 reação delas é mista: muitas riem das agressões e não as
47 consideram danosas; outras tomam as dores da vítima. Mas a
48 maioria, mesmo percebendo a violência, não confronta o agressor. O
49 motivo disso pode ser o medo de ser a próxima vítima dele (muito
50 comum nas escolas).
51 [...]
LÍNGUA PORTUGUESA | 15
2 Preencha o quadro de acordo com as informações solicitadas.
Termo destacado Linha do texto CATEGORIA
Nomes
CATEGORIA
Pronomes
No texto, faz
referência a quem?
36 | PORTUGUÊS
14 | LÍNGUA PORTUGUESA
24 costumam ser pessoas com dificuldades de se impor e impedir as
25 agressões. Por isso, muitas vezes elas sofrem em silêncio.
26 O QUE É E O QUE NÃO É BULLYING?
27 Nem toda agressão pode ser chamada de bullying. Primeiro, o
28 bullying geralmente ocorre entre pares (entre colegas de escola, de
29 faculdade, de trabalho etc). Além disso, brigas e discussões pontuais
30 não são suficientes para caracterizar bullying, pois decorrem de
31 outros motivos. Um exemplo clássico da prática – muito retratado em
32 filmes infantis – é o que ocorre entre uma criança maior, mais velha e
33 mais forte, contra uma criança menor, mais nova e mais fraca. Como
34 a criança menor não tem como se defender do “valentão”,
35 ela sofre na mão dele. É obrigada a entregar dinheiro do lanche, é
36 chamado de apelidos jocosos e leva surras.
37 Com a internet, surgiu o cyberbullying, ou seja, práticas de
38 bullying por meios virtuais, como redes sociais. Os agressores
39 utilizam esses meios p ara difundir boatos sobre as vítimas, postar
40 fotos e conteúdo que as expõem indevidamente, entre outros.
41 PÚBLICO ESPECTADOR
42 Segundo Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e
43 professora da Faculdade de Educação da Unicamp, a presença de
44 um público espectador é um dos elementos mais importantes para se
45 caracterizar o bullying. Outras pessoas assistem às agressões. A
46 reação delas é mista: muitas riem das agressões e não as
47 consideram danosas; outras tomam as dores da vítima. Mas a
48 maioria, mesmo percebendo a violência, não confronta o agressor. O
49 motivo disso pode ser o medo de ser a próxima vítima dele (muito
50 comum nas escolas).
51 [...]
LÍNGUA PORTUGUESA | 15
2 Preencha o quadro de acordo com as informações solicitadas.
Termo destacado Linha do texto CATEGORIA CATEGORIA no texto, faz
Nomes Pronomes referência a quem?
............................ ....................... ...................... ....................... .............................
............................ ....................... ....................... ....................... .............................
............................ ....................... ........................ ....................... .............................
FINALIZANDO:
RECURSOS COESIVOS
NOMES GRUPOS DE NOMES PRONOME
....................................... ........................................ ...........................
....................................... ........................................ ...........................
....................................... ........................................ ...........................
BONS ESTUDOS!
prof eu nao entendi
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