quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Profª Sheila - Arte - 2º A e B - 18/11/2020

Copiem o texto no caderno de arte. 


 Impressionismo

Começamos observando a mesma imagem, 4 vezes no quadro, mas com diferença nas cores. 


Elas mostram a Catedral de Rouen, em Paris (1894), o pintor Claude Monet (1840-1926) levou um ano pintando, porque observava a catedral em  diferentes horas do dia, ou seja, sob diferentes intensidades de luz.

Monet e outros pintores da época perceberam que as cores da natureza se alteram  constantemente de acordo com a intensidade da luz solar que incide sobre elas.
Eles geralmente pintavam ao ar livre, para observar os efeitos da luz sobre as pessoas, os objetos e as paisagens.

Essa inovação na forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883). Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves gradações de cores.

Em 1863 Manet enviou para o Salão Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoço sobre a relva, quadro que foi rejeitado e severamente criticado pelo comitê de seleção do Salão, pois rompia com os critérios morais e estéticos da época. Manet retratou nessa época. Manet retratou nessa obra duas mulheres, uma delas nua, em companhia de dois homens bem vestidos num piquenique.

Almoço sobre a relva

Muitas obras foram recusadas. Então os artistas se organizaram e recorreram ao Imperador Napoleão III, que, sob fortes protestos, autorizou no mesmo ano a realização de uma exposição paralela à oficial, chamada de Salão dos Recusados, com os seguintes artistas: Renoir, Degas, Pissarro, Cezanne, Sisley, Monet e Marisot.

Na primeira delas, um quadro de Claude Monet, Impressão: o nascer do Sol, sugeriu ao crítico Louis Leroy o nome Impressionista para denominar esse grupo de artistas, com um certo de tom de desprezo.

Impressão: o nascer do Sol

No Impressionismo as figuras não tinham contornos nítidos, pois as linhas de contorno não existem na natureza. As cores empregadas empregadas eram as primárias (azul, amarelo e vermelho) e as secundárias (roxo, laranja e verde), todas elas aplicadas na tela com pincel, espátula, com dedo ou diretamente do tubo, não havendo assim uma mistura das tintas na paleta.

Ao olharmos uma obra impressionista de perto vemos apenas pinceladas separadas que produzem a sensação de mancha sem contorno. Porém, se olharmos de longe, as pinceladas se organizam-se em nossa retina criando formas e luminosidade.

O movimento impressionista, que teve sua maior expressão na pintura, também influenciou alguns escultores. Entre eles destacamos Edgar Degas (1834-1917) e August Rodin (1840-1917).


Aula de dança - Degas

Edgar Degas, além de pintor, também criou uma série de esculturas a partir de 1880, mas apenas uma delas foi exposta, Bailarina de Quatorze Anos, em 1881, no Sexto Salão Impressionista. Degas vestiu essa escultura com um saiote de bailarina e na cabeça colocou uma fita, o que causou um grande impacto no público.



Bailarina de Quatorze Anos - Degas

Agora vamos ver August Rodin, que se consagrou como celebridade pública. Estudou na Itália e foi inspirado pelas obras de Michelangelo . Em 1880 foi contratado pelo Estado para modelar uma porta em bronze para o Musée des Arts Décoratifs. Trabalhou nesta obra por 20 anos. Sua ideia original propunha uma composição de quase 200 figuras, sendo que algumas serviram de base para trabalhos independentes, que ficaram mundialmente conhecidos, entre eles O Pensador.

O Pensador - Feito em Bronze


Uma das Portas, com o título de Porta do Inferno


Outra com escrita Gótica


O lado de fora do Museu



As obras de Rodin (pronúncia Rodan), apresentam as seguintes características: a superfície da escultura possui ondulações e asperezas que dão á obra um aspecto enrugado, permitindo assim, dependendo da luz que incida sobre ela, constantes variações de reflexos e sombras. Rodin deixava sempre um pedaço da rocha ou do bronze sem esculpir nos seus trabalhos. E os críticos o consideravam como um artista realista.


O Beijo - August Rodin - Feita em mármore.

Atividade: Escolham uma paisagem e façam com uma pintura clara para mostrar o dia e outra escura para mostrar a noite.
Pode ser uma em cada folha, não esqueçam da  margem.


e-mail: sheilafavero@prof.educacao.sp.gov.br
ou 
Messenger: Sheila Favero


Observação: Prestem atenção ao digitar o e-mail, se tiver partes erradas ou abreviadas não chega mesmo. 



2 comentários: