segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8°anos A, B, C, D - Orientações e Atividades

 

Atividades para o período de aulas não presenciais 

4° bimestre

Orientações:

Olá estudantes!

Espero encontrá-los bem!

Quem ainda não fez a devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o faça.

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf

Apresentação da aula

Ø  Alinhada com as aulas transmitidas pelo centro de mídias

Ø  21/10 – Alimentando-se de poesia – Na apostila do aluno página 22

Atividade

https://www.youtube.com/watch?v=CJmkZ7SzhO0&t=271s

Observe a imagem 5 e faça os comentários que julgar pertinentes.


1) Pense por uns minutos: o que essa imagem representa? O que vocês mais gostam de comer na escola e/ ou em casa?

2) Agora, faça uma leitura minuciosa do poema a seguir (texto poético com estrofe, versos, eu lírico, mensagem, linguagem subjetivas e figuras de linguagem).

A Hora do Almoço - Texto 7

Luís Delfino dos Santos

 

Pelo sapê furado da palhoça

Milhões de astros agarram-se luzindo;

O pai, há muito, madrugou na roça:

A mãe prepara o almoço. — O sol é lindo.

Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa

O fumo dos tições; — anda zunindo

À porta um marimbondo; e fazem troça

As crianças com um ramo o perseguindo.

Correm, chilram, vozeiam, tropeçando

Num velho pote; — a mãe, zangada, ralha.

A avó lhes lança o olhar inquieto e brando.

No chão um galo ajunta o milho e o espalha,

Enquanto a um canto, as penas arrufando,

Põe a galinha num jacá de palha.

Agora, faça o que se pede.

a. Releia o texto 7 e circule todas as expressões em que podemos perceber, nitidamente, a conotação.

A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. ... Por exemplo: Ana é uma flor.

denotação, ou sentido denotativo, é a forma literal/real/dicionarizada de manifestação da linguagem verbal oral ou escrita.

b. Leia o texto novamente e circule as palavras cujo significado você não sabe. Depois, pesquise o significado de cada uma delas no dicionário (físico ou online).

c. O texto é um poema. Identifique e registre quantas estrofes e quantos versos o poema apresenta.

d. Liste as palavras relacionadas ao título do poema (A Hora do Almoço):

e. Agora, leia o texto 7 do final para o início e descreva as alterações de enredo que você conseguir perceber.

4 a. No verso “O pai, há muito, madrugou na roça” há uma figura de linguagem que se conceitua por ser uma figura de linguagem usada quando se omite uma palavra que pode ser identificada, que não prejudica a interpretação. Qual o nome desta figura?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

b. O verso “Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa” apresenta uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, chamada de prosopopeia. Pesquise sua definição.

c. Encontre, no texto, outra figura de linguagem. Reescreva o verso, cite a figura de linguagem e explique-a.

Bons estudos!

Cuidem-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário