Atividades para o
período de aulas não presenciais
4° bimestre
Orientações:
Olá estudantes!
Espero encontrá-los
bem!
Quem ainda não fez a
devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o
faça.
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
O Aprender Sempre Volume 03 é o material produzido para
apoiar a recuperação e o aprofundamento de língua portuguesa.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_8ano_AprenderSempreRecApr.pdf
Apresentação da aula
Ø Alinhada
com as aulas transmitidas pelo centro de mídias
Ø 21/10
– Alimentando-se de poesia – Na apostila do aluno página 22
Atividade
https://www.youtube.com/watch?v=CJmkZ7SzhO0&t=271s
Observe a imagem 5 e faça os
comentários que julgar pertinentes.
1) Pense por uns minutos: o
que essa imagem representa? O que vocês mais gostam de comer na escola e/ ou em
casa?
2) Agora, faça uma leitura
minuciosa do poema a seguir (texto poético com estrofe, versos, eu lírico,
mensagem, linguagem subjetivas e figuras de linguagem).
A Hora do Almoço - Texto 7
Luís Delfino dos Santos
Pelo sapê furado da palhoça
Milhões de astros agarram-se
luzindo;
O pai, há muito, madrugou na
roça:
A mãe prepara o almoço. — O
sol é lindo.
Canta a cigarra; o porco
cheira; engrossa
O fumo dos tições; — anda
zunindo
À porta um marimbondo; e fazem
troça
As crianças com um ramo o
perseguindo.
Correm, chilram, vozeiam,
tropeçando
Num velho pote; — a mãe,
zangada, ralha.
A avó lhes lança o olhar
inquieto e brando.
No chão um galo ajunta o milho
e o espalha,
Enquanto a um canto, as penas
arrufando,
Põe a galinha num jacá de
palha.
Agora, faça o que se
pede.
a. Releia o texto 7 e circule
todas as expressões em que podemos perceber, nitidamente, a conotação.
A palavra tem valor conotativo quando seu
significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo
ideias que vão além de seu sentido mais usual. ... Por exemplo: Ana é uma flor. |
A denotação, ou sentido
denotativo, é a forma literal/real/dicionarizada de manifestação da linguagem
verbal oral ou escrita. |
b. Leia o texto novamente e circule as palavras cujo significado você não sabe. Depois, pesquise o significado de cada uma delas no dicionário (físico ou online).
c. O texto é um poema.
Identifique e registre quantas estrofes e quantos versos o poema apresenta.
d. Liste as palavras
relacionadas ao título do poema (A Hora do Almoço):
e. Agora, leia o texto 7 do
final para o início e descreva as alterações de enredo que você conseguir
perceber.
4 a. No verso “O pai, há
muito, madrugou na roça” há uma figura de linguagem que se conceitua por ser
uma figura de linguagem usada quando se omite uma palavra que pode ser
identificada, que não prejudica a interpretação. Qual o nome desta figura?
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou
denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai
além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do
enunciado. |
b. O verso “Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa” apresenta uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, chamada de prosopopeia. Pesquise sua definição.
c. Encontre, no texto, outra
figura de linguagem. Reescreva o verso, cite a figura de linguagem e
explique-a.
Bons estudos!
Cuidem-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário