LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
AULA PARA TERCEIRO BIMESTRE
SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO
DATA
DAS AULAS: 21, 23 e 28 de julho
TEMA
DA AULA: Revisando Artigo de Opinião- Leitura e Reportagem
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades
do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Formular
opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a
por meio de argumentação lógica
Ø Relacionar
– em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas,
assuntos,recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o
embate dos interesses existentes na sociedade;
Ø Distinguir
notícia de artigo de opinião;
Ø Elaborar
estratégias de produção leitura de reportagem.
Objetivos
da aula:
Ø Texto
argumentativo (foco: escrita) do gênero artigo de opinião.
Ø Texto
expositivo;
Ø Reportagem.
Leia com atenção e realize as atividades em vermelho.
1 - Vá até o Caderno do Aluno, página 113, e
responda
Ø Artigo de Opinião
·
O que é uma questão polêmica?
·
O que é uma tese em um artigo de opinião?
·
O que são argumentos em um artigo de opinião?
·
Como se conclui um artigo de opinião?
2 - A PARTIR DOS TEXTOS
MOTIVADORES ABAIXO, PRODUZA UM TEXTO –
ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. –
CONSULTE A ESTRUTURA NO CADERNO DO ALUNO VOL. 2.
Textos motivadores- Leia com atenção para produzir texto
coerente e coeso.
Texto I
Uma vacina é uma preparação biológica
que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença
particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo
causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do
micróbio,
das suas toxinas
ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo para reconhecê-lo
como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro dele para que o sistema
imunológico possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses
microrganismos que mais tarde encontre. [...]
Disponível
em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina. Acesso em 5 jul.2020
Texto II
A oposição à vacinação, de uma ampla gama de
críticos de vacinas, existe desde as primeiras campanhas de vacinação. Embora
os benefícios da prevenção de doenças infecciosas graves superem largamente os
riscos de efeitos adversos raros após a imunização, disputas
surgiram sobre a moralidade, ética, eficácia e segurança da vacinação. Alguns
críticos de vacinação dizem que as vacinas são ineficazes contra a doença]
ou que os estudos de segurança são inadequados. Alguns grupos religiosos não
permitem a vacinação e alguns grupos políticos se opõem à vacinação obrigatória
com base na liberdade individual. [...]
Disponível
em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina. Acesso
em 5 jul.2020
Texto III
Solução?
3 - LEIA E
RESPONDA AS QUESTÕES EM VERMELHO.
1. “No palco italiano, o espaço da cena e do público é
hierárquico. Ou seja, o centro é o lugar
privilegiado, onde se desenrolam as ações. No princípio da história, o espectador privilegiado
era o rei. A dança passou a ocupar esse tipo de teatro em meados do século XVII. A “caixa”
cênica foi inúmeras vezes reinventada, ao longo da história da dança. Mas foi especialmente
com as obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919), no século XIX, que algumas regras começaram a ser quebradas [...]
privilegiado, onde se desenrolam as ações. No princípio da história, o espectador privilegiado
era o rei. A dança passou a ocupar esse tipo de teatro em meados do século XVII. A “caixa”
cênica foi inúmeras vezes reinventada, ao longo da história da dança. Mas foi especialmente
com as obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919), no século XIX, que algumas regras começaram a ser quebradas [...]
São
Paulo Faz Escola, 2020, Caderno do Aluno. Arte, 1ª série, vol. 2.p.100.
3 A - Ao citar que “No
princípio da história, o espectador privilegiado era o “rei, o autor do texto busca: (ALTERNATIVA)
a)
Fundamentar a idéia principal
o parágrafo de que o espaço da cena e do
público, apenas no palco italiano, é hierárquico.
b)
Exemplificar como algumas
idéias começaram a ser quebradas no
século XIX com obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham.
c)
Fundamentar a ideia principal
do parágrafo de que o espaço da cena e do público, no palco italiano, é
hierárquico.
d)
Orientar o leitor acerca da
importância do palco italiano.
2. “Quando muitas pessoas se
movem juntas, elas formam um coral de movimento”. Quem
primeiro trabalhou com essa forma de mover pessoas juntas, artisticamente, foi o húngaro Rudolf von Laban. Laban, vendo o corpo a partir de uma perspectiva sociocultural, percebeu que
ele expressa a relação do indivíduo com o seu meio. Sendo o corpo veículo e conteúdo do indivíduo nas relações que estabelece no trabalho, no lazer, nas ações orgânicas, o ser humano
possui um repertório gestual que significa o seu elo social. Laban fez uma clara distinção entre
movimento coral e dança-teatro. No Brasil, coreógrafos ou educadores como Maria Duchenes,
J. C. Violla e Ivaldo Bertazzo se identificaram com essa forma de trabalho e criaram obras que
exigiam um grande grupo de pessoas se movimentando em cena.[....]
primeiro trabalhou com essa forma de mover pessoas juntas, artisticamente, foi o húngaro Rudolf von Laban. Laban, vendo o corpo a partir de uma perspectiva sociocultural, percebeu que
ele expressa a relação do indivíduo com o seu meio. Sendo o corpo veículo e conteúdo do indivíduo nas relações que estabelece no trabalho, no lazer, nas ações orgânicas, o ser humano
possui um repertório gestual que significa o seu elo social. Laban fez uma clara distinção entre
movimento coral e dança-teatro. No Brasil, coreógrafos ou educadores como Maria Duchenes,
J. C. Violla e Ivaldo Bertazzo se identificaram com essa forma de trabalho e criaram obras que
exigiam um grande grupo de pessoas se movimentando em cena.[....]
São
Paulo Faz Escola, 2020, Caderno do Aluno. Arte, 1ª série, vol. 2.p.100.
3 B - O período “Quando muitas
pessoas se movem juntas, elas formam um
coral do movimento” está entre
aspas porque: (ALTERNATIVA)
a) O autor quis dar destaque a
essa informação.
b) É uma citação integral da fala
de outra pessoa.
c) As aspas são utilizadas, nesse
caso, para inferir ironia.
d)
É a citação da educadora Maria Duchenes.
3 C - É possível inferir no texto que: (ALTERNATIVA)
a) Rudolf Von Laban
influenciou educadores como Maria
Duchenes, J.C, Violla e Ivaldo Bertazzo.
b) Muito antes do húngaro Rudolf
Von Laban, o corpo já era visto, por coreógrafos, a partir de uma perspectiva
sociocultural.
c) Não há diferenças entre movimento coral e dança-teatro
d) Maria Duchenes, J. C. Violla e
Ivaldo Bertazzo não tiveram sucesso em seu trabalho.
4
- LEIA AS REPORTAGENS ABAIXO E FAÇA UM RESUMO DE CADA UMA.
1 - Alunos chineses usam
pulseira inteligente na volta às aulas
A medida pretende evitar uma onda de contaminados
pela covid-19 dentro das escolas
Estudantes retornaram às aulas na China e várias
medidas de proteção contra a covid-19 foram adotadas, como o uso de máscaras,
álcool em gel e, especificamente em Pequim, pulseiras eletrônicas /
#pracegover: sentados em sala de aula, alunos usam máscaras no rosto. Na
carteira, pote de álcool gel. Foto: Getty Images
Em Pequim, capital da China, estudantes voltaram às
aulas presenciais, no dia 11 de maio, equipados com uma pulseira eletrônica que
mede a temperatura em tempo real e emite alerta em caso de febre, um dos
sintomas da covid-19. A medida pretende evitar uma onda de contaminados pela
doença dentro das escolas.
Os dados da temperatura dos alunos coletados pelo
dispositivo são enviados para computadores da Secretaria Municipal de Educação
e para um aplicativo instalado no celular dos pais ou responsáveis. Quando um
aluno atinge 37ºC ou mais, os pais, professores e autoridades legais recebem
uma notificação. Nenhuma outra informação pessoal é armazenada pelo
dispositivo.
A principal vantagem da pulseira em relação a um
termômetro comum é a praticidade. O professor não precisa interromper a aula
para medir a temperatura dos alunos e tanto a secretaria municipal como os pais
podem acompanhar tudo a distância. A tecnologia foi inspirada nas pulseiras e
relógios digitais que monitoram batimentos cardíacos.
Outras medidas
Essa não a é única precaução que está sendo tomada
nas escolas chinesas. Todos os alunos estão usando máscaras, respeitando a
distância mínima recomendada entre eles (cerca de 1 metro) e lavando as mãos
com frequência. Além disso, o número de alunos por sala diminuiu.
Na China, cerca de 31 milhões de estudantes
voltaram às aulas nas escolas de ensino médio e quase 44 milhões nas de ensino
fundamental. O jardim de infância retornou em apenas oito províncias (similares
aos estados no Brasil). O país foi o primeiro afetado pelo novo coronavírus e
as aulas presenciais foram interrompidas em janeiro.
Fontes: Estadão, G1 e UOL.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição
150 do jornal Joca.
2 - Israel terá revezamento no
cargo de primeiro-ministro
Decisão veio depois de cerca de 500 dias de dúvidas
Helena Rinaldi
Após cerca de 500 dias de indecisão sobre quem iria
governar o Estado, Israel tem um novo governo, que tomou posse em 17 de maio. A
solução encontrada foi uma aliança entre os dois partidos que obtiveram mais
votos: o Likud, com cerca de 30% dos votos, e o Kahol Lavan (azul e branco em
hebraico, as cores da bandeira de Israel), com aproximadamente 26%.
Com isso, os candidatos a primeiro-ministro dos
dois partidos — Benjamin Netanyahu (que ocupava o posto antes das eleições) e
Benny Gantz, respectivamente — irão se revezar no cargo, que é o mais
importante de Israel. O primeiro a assumir será Netanyahu, que ficará 18 meses
no poder com Gantz como vice. Em 17 de novembro de 2021, os dois vão inverter
os cargos.
Já os ministérios serão divididos igualmente entre
os líderes. Além disso, Gantz também deve assumir o Ministério da Defesa
enquanto ocupar o cargo de vice. A ideia da divisão é criar um equilíbrio de
poder, evitando um novo impasse político que resultaria em uma quarta eleição
em menos de dois anos.
Israel ficou tanto tempo sem decidir qual partido
teria o direito de escolher o primeiro-ministro porque nenhum deles tinha
conseguido formar as alianças necessárias para assumir o governo. Conheça as
regras de Israel para formar um governo ao lado.
Como o governo de Israel é formado?
Em Israel, o povo não vota em um candidato, e sim
em uma lista com candidatos que deseja eleger para o parlamento do país,
chamado Knesset. Depois, o parlamento fica responsável por formar o governo.
Cada lista contém o nome de quem o partido indica para cada cargo, inclusive o
de primeiro-ministro. Seria mais ou menos como votar em um partido, com a
diferença de que vários partidos podem se unir para formar uma só lista. Após a
votação popular nas listas, as cadeiras do Knesset são distribuídas de modo
proporcional. Como há 120 cadeiras, se a lista de um partido tiver 25% de
votos, por exemplo, ele irá ocupar 30 assentos. Para um governo assumir o
comando do país, é necessário que tenha a maioria dos parlamentares como
aliados (ou seja, ao menos 61 dos 120 membros devem apoiá-lo).
BONS
ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário