segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Prof. Liria Bordinhao - Aula 2 A - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 03 a 07 de agosto


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
AULA PARA TERCEIRO BIMESTRE
SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO 
DATA DAS AULAS: 21, 23 e 28 de julho
TEMA DA AULA: Revisando Artigo de Opinião- Leitura e Reportagem
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø  Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica
Ø  Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos,recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade;
Ø  Distinguir notícia de artigo de opinião;
Ø  Elaborar estratégias de produção leitura de reportagem.



Objetivos da aula:
Ø  Texto argumentativo (foco: escrita) do gênero artigo de opinião.
Ø  Texto expositivo;
Ø  Reportagem.


Leia com atenção e realize as atividades em vermelho.


1 -  Vá até o Caderno do Aluno, página 113, e responda
Ø  Artigo de Opinião

·         O que é uma questão polêmica?
·         O que é uma tese em um artigo de opinião?
·         O que são argumentos em um artigo de opinião?
·         Como se conclui um artigo de opinião?




2 -  A PARTIR DOS TEXTOS MOTIVADORES ABAIXO, PRODUZA UM TEXTO –

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. –

CONSULTE A ESTRUTURA NO CADERNO DO ALUNO VOL. 2.




Textos motivadores- Leia com atenção para produzir texto coerente e coeso.

Texto I

Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo para reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro dele para que o sistema imunológico possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. [...]
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina. Acesso em 5 jul.2020



Texto II

A oposição à vacinação, de uma ampla gama de críticos de vacinas, existe desde as primeiras campanhas de vacinação. Embora os benefícios da prevenção de doenças infecciosas graves superem largamente os riscos de efeitos adversos raros após a imunização, disputas surgiram sobre a moralidade, ética, eficácia e segurança da vacinação. Alguns críticos de vacinação dizem que as vacinas são ineficazes contra a doença] ou que os estudos de segurança são inadequados. Alguns grupos religiosos não permitem a vacinação e alguns grupos políticos se opõem à vacinação obrigatória com base na liberdade individual. [...]




Texto III
Solução?




3 - LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES EM VERMELHO.

1. “No palco italiano, o espaço da cena e do público é hierárquico. Ou seja, o centro é o lugar
privilegiado, onde se desenrolam as ações. No princípio da história, o espectador privilegiado
era o rei. A dança passou a ocupar esse tipo de teatro em meados do século XVII. A “caixa”
cênica foi inúmeras vezes reinventada, ao longo da história da dança. Mas foi especialmente
com as obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919), no século XIX, que algumas regras começaram a ser quebradas [...]
São Paulo Faz Escola, 2020, Caderno do Aluno. Arte, 1ª série, vol. 2.p.100.


3 A - Ao citar que “No princípio da história, o espectador privilegiado era o “rei, o  autor do texto busca: (ALTERNATIVA)
a)    Fundamentar a idéia principal o parágrafo de que o espaço da cena e do  público, apenas no palco italiano, é hierárquico.
b)   Exemplificar como algumas idéias começaram a ser  quebradas no século XIX com obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham.
c)    Fundamentar a ideia principal do parágrafo de que o espaço da cena e do público, no palco italiano, é hierárquico.
d)   Orientar o leitor acerca da importância do palco italiano.



2. “Quando muitas pessoas se movem juntas, elas formam um coral de movimento”. Quem
primeiro trabalhou com essa forma de mover pessoas juntas, artisticamente, foi o húngaro Rudolf von Laban. Laban, vendo o corpo a partir de uma perspectiva sociocultural, percebeu que
ele expressa a relação do indivíduo com o seu meio. Sendo o corpo veículo e conteúdo do indivíduo nas relações que estabelece no trabalho, no lazer, nas ações orgânicas, o ser humano
possui um repertório gestual que significa o seu elo social. Laban fez uma clara distinção entre
movimento coral e dança-teatro. No Brasil, coreógrafos ou educadores como Maria Duchenes,
J. C. Violla e Ivaldo Bertazzo se identificaram com essa forma de trabalho e criaram obras que
exigiam um grande grupo de pessoas se movimentando em cena.[....]
São Paulo Faz Escola, 2020, Caderno do Aluno. Arte, 1ª série, vol. 2.p.100.
3 B - O período “Quando muitas pessoas se movem juntas, elas formam um  coral do  movimento” está entre aspas porque: (ALTERNATIVA)
a)    O autor quis dar destaque a essa informação.
b)   É uma citação integral da fala de outra  pessoa.
c)    As aspas são utilizadas, nesse caso, para  inferir ironia.
d)   É a citação da educadora Maria Duchenes.
3 C - É possível inferir no texto que: (ALTERNATIVA)
a)    Rudolf Von Laban influenciou  educadores como Maria Duchenes, J.C, Violla e Ivaldo Bertazzo.
b)   Muito antes do húngaro Rudolf Von Laban, o corpo já era visto, por coreógrafos, a partir de uma perspectiva sociocultural.
c)    Não há diferenças entre movimento coral e dança-teatro
d)   Maria Duchenes, J. C. Violla e Ivaldo Bertazzo não tiveram sucesso em seu trabalho.








4 - LEIA AS REPORTAGENS ABAIXO E FAÇA UM RESUMO DE CADA UMA.


1 - Alunos chineses usam pulseira inteligente na volta às aulas
A medida pretende evitar uma onda de contaminados pela covid-19 dentro das escolas
Estudantes retornaram às aulas na China e várias medidas de proteção contra a covid-19 foram adotadas, como o uso de máscaras, álcool em gel e, especificamente em Pequim, pulseiras eletrônicas / #pracegover: sentados em sala de aula, alunos usam máscaras no rosto. Na carteira, pote de álcool gel. Foto: Getty Images

Em Pequim, capital da China, estudantes voltaram às aulas presenciais, no dia 11 de maio, equipados com uma pulseira eletrônica que mede a temperatura em tempo real e emite alerta em caso de febre, um dos sintomas da covid-19. A medida pretende evitar uma onda de contaminados pela doença dentro das escolas.
Os dados da temperatura dos alunos coletados pelo dispositivo são enviados para computadores da Secretaria Municipal de Educação e para um aplicativo instalado no celular dos pais ou responsáveis. Quando um aluno atinge 37ºC ou mais, os pais, professores e autoridades legais recebem uma notificação. Nenhuma outra informação pessoal é armazenada pelo dispositivo.
A principal vantagem da pulseira em relação a um termômetro comum é a praticidade. O professor não precisa interromper a aula para medir a temperatura dos alunos e tanto a secretaria municipal como os pais podem acompanhar tudo a distância. A tecnologia foi inspirada nas pulseiras e relógios digitais que monitoram batimentos cardíacos.
Outras medidas
Essa não a é única precaução que está sendo tomada nas escolas chinesas. Todos os alunos estão usando máscaras, respeitando a distância mínima recomendada entre eles (cerca de 1 metro) e lavando as mãos com frequência. Além disso, o número de alunos por sala diminuiu.
Na China, cerca de 31 milhões de estudantes voltaram às aulas nas escolas de ensino médio e quase 44 milhões nas de ensino fundamental. O jardim de infância retornou em apenas oito províncias (similares aos estados no Brasil). O país foi o primeiro afetado pelo novo coronavírus e as aulas presenciais foram interrompidas em janeiro.
Fontes: Estadão, G1 e UOL.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.



2 - Israel terá revezamento no cargo de primeiro-ministro
Decisão veio depois de cerca de 500 dias de dúvidas
Helena Rinaldi
Após cerca de 500 dias de indecisão sobre quem iria governar o Estado, Israel tem um novo governo, que tomou posse em 17 de maio. A solução encontrada foi uma aliança entre os dois partidos que obtiveram mais votos: o Likud, com cerca de 30% dos votos, e o Kahol Lavan (azul e branco em hebraico, as cores da bandeira de Israel), com aproximadamente 26%.
Com isso, os candidatos a primeiro-ministro dos dois partidos — Benjamin Netanyahu (que ocupava o posto antes das eleições) e Benny Gantz, respectivamente — irão se revezar no cargo, que é o mais importante de Israel. O primeiro a assumir será Netanyahu, que ficará 18 meses no poder com Gantz como vice. Em 17 de novembro de 2021, os dois vão inverter os cargos.
Já os ministérios serão divididos igualmente entre os líderes. Além disso, Gantz também deve assumir o Ministério da Defesa enquanto ocupar o cargo de vice. A ideia da divisão é criar um equilíbrio de poder, evitando um novo impasse político que resultaria em uma quarta eleição em menos de dois anos.
Israel ficou tanto tempo sem decidir qual partido teria o direito de escolher o primeiro-ministro porque nenhum deles tinha conseguido formar as alianças necessárias para assumir o governo. Conheça as regras de Israel para formar um governo ao lado.
Como o governo de Israel é formado?
Em Israel, o povo não vota em um candidato, e sim em uma lista com candidatos que deseja eleger para o parlamento do país, chamado Knesset. Depois, o parlamento fica responsável por formar o governo. Cada lista contém o nome de quem o partido indica para cada cargo, inclusive o de primeiro-ministro. Seria mais ou menos como votar em um partido, com a diferença de que vários partidos podem se unir para formar uma só lista. Após a votação popular nas listas, as cadeiras do Knesset são distribuídas de modo proporcional. Como há 120 cadeiras, se a lista de um partido tiver 25% de votos, por exemplo, ele irá ocupar 30 assentos. Para um governo assumir o comando do país, é necessário que tenha a maioria dos parlamentares como aliados (ou seja, ao menos 61 dos 120 membros devem apoiá-lo).






BONS ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com




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