Prof.
LIRIA BORDINHAO – 1 A, 1B, 1C - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA -
DE
03 A 07 DE AGOSTO
TERCEIRO
BIMESTRE
Aula
CMSP - 21 , 23, 28 de julho
Habilidades –
·
Adaptar em diferentes linguagens, levando em
conta aspectos linguísticos, históricos e sociais.
·
Relacionar informações sobre concepção
artística e procedimentos de construção do texto literário com os conteúdos de
produção, para atribuir significados de leituras criticas em diferentes
situações.
·
Reconhecer características do poema lírico.
Conteúdo
1 – Revisando
habilidades do segundo bimestre. Releitura da apostila - conceitos
2 – Entre trovas –
cantigas
Realize as atividades em vermelho e as envie para o e-mail da
professora.
ATIVIDADE 1 – RESPONDER
Você e uma pessoa racional ou emotiva. Explique.
ATIVIDADE 2 –
Leia o texto abaixo e faça um resumo.
A VIA LACTEA
A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via
Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de
aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens
ou poluição.
Acredita-se que a Via Láctea tenha
surgido há milhões de anos, logo após o Big Bang, formando-se a
partir de uma única nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com
o passar do tempo, em virtude da variação da gravidade em seu interior, essa
nuvem teria se fragmentado e formado várias nuvens, que passaram a se
desenvolver de forma independente, originando, assim, as galáxias, gigantescos
sistemas compostos por poeira, gases, bilhões de estrelas e astros
menores (como planetas, cometas, meteoros etc.).
A Via Láctea possui um modelo espiral e
é constituida por três elementos principais: o disco, o bojo e
o halo. O disco da galáxia é o elemento que define o seu modelo
espiral, visto que ele é constituído por vários braços compostos por bilhões de
estrelas, poeira e gases. O bojo é a área central da galáxia, possui um formato
circular e é formado, principalmente, por estrelas mais velhas de coloração
avermelhada. O halo, por sua vez, é uma estrutura circular constituída por
estrelas dispersas e aglomerados de estrelas bastante antigas que envolvem toda
a galáxia.
O estudo da nossa galáxia não é uma tarefa fácil. Isso porque, como
estamos em seu interior e a tecnologia que possuímos hoje não nos permite
explorá-la, o seu estudo ainda é muito impreciso. Para se ter uma ideia, até
2013, nenhuma sonda não tripulada e muito menos nave espacial tinham conseguido
sair do nosso Sistema Solar, que é apenas uma fração minúscula da galáxia em
que nos encontramos.
O desenvolvimento de teorias sobre a Via Láctea ocorre a partir da
observação de seus astros e da comparação com outras galáxias semelhantes à
nossa e que são visíveis aqui da Terra. Embora ainda não tenhamos tecnologia
suficiente para percorrer a galáxia, os atuais equipamentos utilizados na
observação espacial (telescópio, satélites e outros) conseguem registrar
imagens de excelente qualidade, o que pode ampliar o nosso conhecimento a
respeito desse gigantesco sistema.
Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia
ATIVIDADE 3 –
Como
seria um poema tendo a Via Láctea como inspiração. Escreva pelo menos uma
estrofe com três versos.
Ora direis ouvir estrelas
Ora (direis) ouvir estrelas!
Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite,
enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado
amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para
entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
OLAVO BILAC
ATIVIDADE 4 –
Releia o texto – Comunicação pós –moderna- p.112 e
mude o final da historia.
ATIVIDADE 5 –Revisão –
Releia o conceito abaixo sobre as
cantigas e faça um resumo do conteúdo. Quais as principais características de
cada uma.
Cantigas trovadorescas
As cantigas trovadorescas eram
classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga
satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e
cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de
maldizer.
Cada uma dessas cantigas possuem
temas, linguagens e formas de abordagem diferentes. Conheça a seguir cada uma
delas e exemplos:
Cantigas trovadorescas de amor
As cantigas de amor falam sobre
qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A
mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.
O principal tema desse tipo de
cantiga é o amor não correspondido. O amor não era correspondido porque a
mulher já era casada, fazia parte de outro grupo social ou existia outro motivo
que não permitisse viver o romance.
As cantigas de amor são escritas na
primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher
amada.
Um dos trovadores de maior destaque
nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos.
Veja a seguir um exemplo de cantiga de amor:
A dona que eu amo e tenho por Senhor
amostra-me-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-me-a morte.
A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
se non dade-me-a morte.
Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
se non dade-me-a morte.
A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte.
Cantigas trovadorescas de amigos
Nas cantigas de amigo a mulher fala
da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os
trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos
femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres.
Essas cantigas são redigidas na
primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo.
Nas cantigas de amigo a mulher vive
uma angustia muito grande, sentimento que é compartilhado com outros membros da
família como mãe, irmão, amigo.
A natureza também é muito retratada
nas cantigas trovadorescas de amor, é possível perceber uma
ligação com os pássaros, rios, flores e a luz.
Veja a seguir um exemplo de cantiga de amigos:
Ai flores, ai, flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
ai, Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
ai, Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pos comigo?
ai, Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi a jurado?
ai, Deus, e u é?
Vós me perguntades polo voss’amigo?
E eu ben vos digo que é viv’ e sano
ai, Deus, e u é?
Vós me perguntades polo voss’amado?
E eu ben vos digo que é viv’e sano
ai, Deus, e u é?
Cantigas trovadorescas de
escárnio
As cantigas de escárnio fazem
críticas de forma direta a uma pessoa. Nas cantigas de escárnio, o nome da
pessoa em questão não era falado. Nesse tipo de texto encontramos algumas figuras de
linguagem.
Confira o trecho de uma cantiga trovadoresca de escárnio escrita por Pero da
Ponte:
De um certo cavaleiro sei eu, por caridade,
que nos ajudaria a matar tal saudade.
Deixai-me que vos diga em nome da verdade:
Não é rei nem é conde mas outra potestade,
que não direi, que direi, que não direi…
Cantiga trovadorescas de
maldizer
Nas cantigas trovadorescas de
maldizer o autor usa uma linguagem desbocada, vulgar, grosseira. Nesse tipo de
cantiga o nome da pessoa satirizada é revelado.
Confira o trecho de uma cantiga trovadoresca de maldizer escrita por Dom Afonso
X, o Sábio:
Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernaldo o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, como ele e o demo aprendestes.
Em trovardes mal vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.
BONS
ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com
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