segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Prof. Liria Bordinhao - Lingua Portuguesa e Literatura - 1A , 1B, 1C - semana de 03 a 07 de agosto


Prof. LIRIA BORDINHAO –  1 A, 1B, 1C - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 
DE 03 A 07 DE AGOSTO
TERCEIRO BIMESTRE

Aula CMSP  - 21 , 23, 28 de julho

Habilidades
·         Adaptar em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos, históricos e sociais.

·         Relacionar informações sobre concepção artística e procedimentos de construção do texto literário com os conteúdos de produção, para atribuir significados de leituras criticas em diferentes situações.

·         Reconhecer características do poema lírico.


Conteúdo
1 – Revisando habilidades do segundo bimestre. Releitura da apostila - conceitos

2 – Entre trovas – cantigas

Realize as atividades em vermelho e as envie para o e-mail da professora. 

ATIVIDADE 1 – RESPONDER
Você e uma pessoa racional ou emotiva. Explique.

ATIVIDADE 2 –
Leia o texto abaixo e faça um resumo.

A VIA LACTEA

A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição.
Acredita-se que a Via Láctea tenha surgido há milhões de anos, logo após o Big Bang, formando-se a partir de uma única nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, em virtude da variação da gravidade em seu interior, essa nuvem teria se fragmentado e formado várias nuvens, que passaram a se desenvolver de forma independente, originando, assim, as galáxias, gigantescos sistemas compostos por poeiragases, bilhões de estrelas e astros menores (como planetas, cometas, meteoros etc.).
A Via Láctea possui um modelo espiral e é constituida por três elementos principais: o disco, o bojo e o halo. O disco da galáxia é o elemento que define o seu modelo espiral, visto que ele é constituído por vários braços compostos por bilhões de estrelas, poeira e gases. O bojo é a área central da galáxia, possui um formato circular e é formado, principalmente, por estrelas mais velhas de coloração avermelhada. O halo, por sua vez, é uma estrutura circular constituída por estrelas dispersas e aglomerados de estrelas bastante antigas que envolvem toda a galáxia.
O estudo da nossa galáxia não é uma tarefa fácil. Isso porque, como estamos em seu interior e a tecnologia que possuímos hoje não nos permite explorá-la, o seu estudo ainda é muito impreciso. Para se ter uma ideia, até 2013, nenhuma sonda não tripulada e muito menos nave espacial tinham conseguido sair do nosso Sistema Solar, que é apenas uma fração minúscula da galáxia em que nos encontramos.
O desenvolvimento de teorias sobre a Via Láctea ocorre a partir da observação de seus astros e da comparação com outras galáxias semelhantes à nossa e que são visíveis aqui da Terra. Embora ainda não tenhamos tecnologia suficiente para percorrer a galáxia, os atuais equipamentos utilizados na observação espacial (telescópio, satélites e outros) conseguem registrar imagens de excelente qualidade, o que pode ampliar o nosso conhecimento a respeito desse gigantesco sistema.

Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

ATIVIDADE 3 –
Como seria um poema tendo a Via Láctea como inspiração. Escreva pelo menos uma estrofe com três versos.
Ora direis ouvir estrelas 
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
            OLAVO BILAC


ATIVIDADE 4 –
Releia o texto – Comunicação pós –moderna- p.112 e mude o final da historia.


ATIVIDADE 5 –Revisão  

Releia o conceito abaixo sobre as cantigas e faça um resumo do conteúdo. Quais as principais características de cada uma.

Cantigas trovadorescas

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Cada uma dessas cantigas possuem temas, linguagens e formas de abordagem diferentes. Conheça a seguir cada uma delas e exemplos:

Cantigas trovadorescas de amor

As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.

O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido. O amor não era correspondido porque a mulher já era casada, fazia parte de outro grupo social ou existia outro motivo que não permitisse viver o romance.

As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada.


Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos.

Veja a seguir um exemplo de cantiga de amor:



A dona que eu amo e tenho por Senhor
amostra-me-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-me-a morte.

A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
se non dade-me-a morte.

Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
se non dade-me-a morte.

A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte.



Cantigas trovadorescas de amigos

Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres.

Essas cantigas são redigidas na primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo. 

Nas cantigas de amigo a mulher vive uma angustia muito grande, sentimento que é compartilhado com outros membros da família como mãe, irmão, amigo.

A natureza também é muito retratada nas cantigas trovadorescas de amor, é possível perceber uma ligação com os pássaros, rios, flores e a luz.

Veja a seguir um exemplo de cantiga de amigos: 




Ai flores, ai, flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
ai, Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pos comigo?
ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi a jurado?
ai, Deus, e u é?

Vós me perguntades polo voss’amigo?
E eu ben vos digo que é viv’ e sano
ai, Deus, e u é?

Vós me perguntades polo voss’amado?
E eu ben vos digo que é viv’e sano
ai, Deus, e u é?










Cantigas trovadorescas de escárnio 

As cantigas de escárnio fazem críticas de forma direta a uma pessoa. Nas cantigas de escárnio, o nome da pessoa em questão não era falado. Nesse tipo de texto encontramos algumas figuras de linguagem.

Confira o trecho de uma cantiga trovadoresca de escárnio escrita por Pero da Ponte:

De um certo cavaleiro sei eu, por caridade,
que nos ajudaria a matar tal saudade.
Deixai-me que vos diga em nome da verdade:
Não é rei nem é conde mas outra potestade,
que não direi, que direi, que não direi…

Cantiga trovadorescas de maldizer

Nas cantigas trovadorescas de maldizer o autor usa uma linguagem desbocada, vulgar, grosseira. Nesse tipo de cantiga o nome da pessoa satirizada é revelado.

Confira o trecho de uma cantiga trovadoresca de maldizer escrita por Dom Afonso X, o Sábio:

Trovas não fazeis como provençal
mas como Bernaldo o de Bonaval.
O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, como ele e o demo aprendestes.
Em trovardes mal vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.


                   BONS ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário