Segue atividade para entrega 20.11.2020 no email wellingtonc@prof.sp.gov.br através do Google Classroom ou na escola impresso.
Agradecimento especial ao professor Antônio de história pela elaboração da atividade.
Até breve...
Wellington-História
Habilidades do Currículo Paulista: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução
Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos,
produtos e culturas.
Objetivos: Despertar o interesse pelos fatos relatados, incentiva
lós a compreensão dos processos dinâmicos e históricos, levando os a uma
reflexão sobre os significados da produção, circulação e utilização de
documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já
consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.
Reconhecer a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno,
reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao
desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições
próprias.
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO,
REFORÇO E APROFUNDAMENTO
Referente ao 1º Bimestre de
2020
Caros estudantes! Para garantir
a todos um ensino de qualidade, estamos ofertando uma atividade de Recuperação,
Reforço e Aprofundamento. Todos os estudantes devem fazer essa atividade, pois
ela não serve apenas como recuperação, mas para reforçar e aprofundar o
conteúdo através da habilidade essencial escolhida pela Secretaria da Educação
por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED).
Revolução Industrial e seus
impactos
A Inglaterra foi a pioneira do
desenvolvimento industrial por ser a nação que possuía as condições mínimas
necessárias para desencadear esse processo.
O ponto de partida da Revolução
Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor.
A revolução resultou em
transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de
trabalho e em forte redução do salário.
Os trabalhadores, intensamente
explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o
ludismo e o cartismo.
A Revolução Industrial, mesmo
que não tenha tido rupturas, foi dividida em fases que representam um processo
evolutivo tecnológico que transformou o setor econômico e social.
A Primeira Revolução Industrial
representa o início do processo de industrialização limitado à Inglaterra no
século XVIII.
A Segunda Revolução Industrial
iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial e representou um período de
grandes inovações tecnológicas.
A Terceira Revolução Industrial
teve início na metade do século XX e corresponde ao desenvolvimento não só do
setor industrial, mas também do campo científico.
As principais consequências da Revolução Industrial foram
as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a
industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o êxodo rural e
a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das
telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos
ambientais negativos .
QUESTÕES.
1) A 1ª Revolução Industrial
teve seu início em qual país?
a) Alemanha
b) França
c) Inglaterra
d) Estados Unidos da América
2) Após a 2ª Guerra Mundial, o
mundo entra na 3ª revolução Industrial, conhecido como a era das inovações?
a) Inovações Tecnológicas
b) Inovações Avançadas
c) Inovações Máquinas Mecânicas
d) Inovações Revolucionarias
3) Observe as imagens e
responda qual das revoluções ocorreu a substituição do carvão pelo petróleo?
a) 1ª Revolução
b) 4ª Revolução
c) 3ª Revolução
d) 2ª Revolução
4) Qual Industria, se destaca
no processo de produção na década de 1970 (impacto na 3ª Revolução Industrial)?
a) Fiat
b) Chevrolet
c) Ford
d) Toyota
5) De acordo com a imagem 1
responda, nos tempos atuais estamos vivendo qual das revoluções?
a) Máquina a vapor
b) Eletrônica TI automação
c) Sistema Ciber Físico
d) Produção em Massa energia
Elétrica
Bons Estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário