segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Liria Bordinhao - 2 A - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 16 a 20 de novembro.

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 20/10/2020

TEMA DA AULA: “Origens do Samba” – Aula 4 – Caderno Aprender Sempre – volume 3  (páginas 8 à 11)

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto.

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Analisar as manifestações artísticas em diferentes contextos históricos;

Ø  Reconhecer a língua portuguesa, pela perspectiva histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da cultura e da identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade.

 

I – Estrategia

Ø  Ler uma canção de Noel Rosa, associando-a à tradição cultural brasileira.

Ø  Relacionar o poema “O ‘adeus’ de Teresa”, de Castro Alves, à canção “Felicidade”, de Noel Rosa.

Ø  Propor a elaboração de um breve texto argumentativo.

 

 

II - Responda

Ø  Quais ritmos musicais têm sua origem no Brasil?

Ø  Você tem algum cantor ou grupo de samba de sua preferência?

Ø  O que você sabe sobre o samba?

Ø  O que você sabe sobre Noel Rosa?

 

III - “Felicidade”, de Noel Rosa


Felicidade! Felicidade!

Minha amizade foi-se embora com você

Se ela vier e te trouxer

Que bom, felicidade que vai ser!

 

Trago no peito

O sinal duma saudade

Cicatriz de uma amizade

Que tão cedo vi morrer

 

Eu fico triste

Quando vejo alguém contente

Tenho inveja dessa gente

Que não sabe o que é sofrer

(Felicidade...)

 

O meu destino

Foi traçado no baralho

Não fui feito pra trabalho

Eu nasci pra batucar

 

Eis o motivo

Que do meu viver agora

A alegria foi-se embora

Pra tristeza vir morar

(Felicitá...)


 

Fonte: ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.

Responda

Ø  Qual é a sua opinião sobre esta letra de um samba de Noel Rosa?

IV - “O ‘adeus’ de Teresa”, de Castro Alves


A vez primeira que eu fitei Teresa,

Como as plantas que arrasta a correnteza,

A valsa nos levou nos giros seus

E amamos juntos... E depois na sala

“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala

 

E ela, corando, murmurou-me: “adeus.”

 

Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .

E da alcova saía um cavaleiro

Inda beijando uma mulher sem véus…

Era eu… Era a pálida Teresa!

“Adeus” lhe disse conservando-a presa

 

E ela, entre beijos, murmurou-me: “adeus!”

 

Passaram tempos… sec’los de delírio

Prazeres divinais… gozos do Empíreo…

... Mas um dia volvi aos lares meus.

Partindo eu disse — “Voltarei! descansa!...”

Ela, chorando mais que uma criança,

 

Ela, em soluços, murmurou-me: “adeus!”


Aprender Sempre, 2020. Caderno do aluno, 2ª série, vol. 3, p. 4.Fonte: ALVES, Castro. Espumas flutuantes. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

 

Responda

Ø  Quais são as semelhanças quanto à forma dos dois textos?

Ø  Quais são as diferenças em relação aos dois textos?

Ø  Quais são as semelhanças e diferenças em relação ao tema do texto de Noel Rosa e o de Castro Alves?

Ø  Quais são as semelhanças e diferenças em relação ao desfecho da situação romântica em ambos os textos?

 

IV - “Felicidade”, de Noel Rosa


Felicidade! Felicidade!

Minha amizade foi-se embora com você

Se ela vier e te trouxer

Que bom, felicidade que vai ser!

 

Trago no peito

O sinal duma saudade

Cicatriz de uma amizade

Que tão cedo vi morrer

 

Eu fico triste

Quando vejo alguém contente

Tenho inveja dessa gente

Que não sabe o que é sofrer

(Felicidade...)

 

O meu destino

Foi traçado no baralho

Não fui feito pra trabalho

Eu nasci pra batucar

 

Eis o motivo

Que do meu viver agora

A alegria foi-se embora

Pra tristeza vir morar

(Felicitá...)


 

Fonte: ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.

Compartilhe no chat e responda no caderno

“Eu fico triste

Quando vejo alguém contente

Tenho inveja dessa gente

Que não sabe o que é sofrer”

 

Ø  Qual é a sua opinião em relação ao que o eu lírico afirma nesta estrofe da canção?

 

“Trago no peito

O sinal duma saudade

Cicatriz de uma amizade

Que tão cedo vi morrer”

 

Ø  A imagem da cicatriz representa qual ideia na canção?

 

V - “Felicidade”, de Noel Rosa


Felicidade! Felicidade!

Minha amizade foi-se embora com você

Se ela vier e te trouxer

Que bom, felicidade que vai ser!

 

Trago no peito

O sinal duma saudade

Cicatriz de uma amizade

Que tão cedo vi morrer

 

Eu fico triste

Quando vejo alguém contente

Tenho inveja dessa gente

Que não sabe o que é sofrer

(Felicidade...)

 

O meu destino

Foi traçado no baralho

Não fui feito pra trabalho

Eu nasci pra batucar

 

Eis o motivo

Que do meu viver agora

A alegria foi-se embora

Pra tristeza vir morar

(Felicitá...)


 

Fonte: ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.

Responda

Ø  Que elemento da letra da canção morreu?

Ø  Essa morte é literal? Justifique.

 

“Trago no peito

O sinal duma saudade

Cicatriz de uma amizade

Que tão cedo vi morrer”

 

Ø  Qual é o efeito de sentido criado pelo uso da linguagem figurada nesta estrofe?

 

 

VI –    Conceituando...

Ø  O texto dissertativo-argumentativo é aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.

Ø  É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a idéia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-la.

 

Cartilha ENEM 2019

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

Ø  O texto dissertativo-argumentativo possui uma aproximação com o artigo de opinião.

Ø  A tese é a ideia a ser defendida.

Ø  Em um texto dissertativo-argumentativo, a tese precisa ser defendida por meio de argumentos.

Ø  Para uma construção coesa do texto, fazemos uso de conjunções e expressões que nos auxiliam na produção de sentidos.

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA TEXTUAL

Ø  A composição de um texto dissertativo-argumentativo é dividida em:

 

                                                                             Introdução

                                                                          Desenvolvimento

                                                                                        Conclusão 

 

VII - Conceituando... Linguagem Conotativa e Denotativa e Metonímia

Ø  De acordo com o que já foi estudado, as palavras podem ser usadas em sentido denotativo e conotativo.

·         Uma palavra está em sentido denotativo quando é empregada em seu sentido próprio,
original: Exemplo: Pelé marcou mil gols ao longo de sua carreira.

·         Uma palavra está em sentido conotativo ou figurado quando adquire um novo significado, de acordo com o contexto em que é usada, e com a própria experiência do leitor:
Exemplo: “Os mais bonitos gols da vida são marcados pelos que acreditam na força de seu pique”.

(DIAFÉRIA, Lourenço. Recado pro bolsinho da camisa. Em: A morte sem colete. São Paulo: Moderna. 1989. p. 83.)

Metonímia

Ø  É a substituição de termos que guardam entre si uma relação objetiva de afinidades: Exemplo: “O bonde passa cheio de pernas:pernas brancas pretas amarelas.”

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema de sete faces. Em: Reunião: 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977. p. 3.

Ø  Observações
A diferença entre a metáfora e a metonímia é a relação estabelecida entre as palavras. Em “Meu coração é um pórtico partido”, a relação metafórica é subjetiva. Em “O bonde passa
cheio de pernas
”, a relação metonímica é objetiva.

Ø  A metonímia é formada pelos seguintes recursos:

A parte pelo todo: Com o dinheiro, compraria dez cabeças de gado. (cabeça = o animal inteiro)
O continente pelo conteúdo: Os maratonistas beberam muitas garrafas de água. (garrafas de água = a água contida nas garrafas)

O efeito pela causa: Respeite meus cabelos brancos. (cabelos brancos = idade avançada)
A causa pelo efeito: Sou alérgica a gatos. (gatos = pelos de gatos)

O autor pela obra: A festa foi ao som de Jorge Ben Jor. (Jorge Ben Jor = as canções de Jorge Ben Jor).

 

BONS ESTUDOS!!!

 

 

 

 

LEMBRETE -  VOCE PODE REALIZAR SUA PROVA DIAGNOSTICA ATE O DIA 20 DE NOVEMBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário