LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA
DA AULA: 20/10/2020
TEMA
DA AULA: “Origens do
Samba” – Aula 4 – Caderno Aprender Sempre – volume 3 (páginas 8 à 11)
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Identificar o valor expressivo da
metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto.
Objetivos de conhecimento:
Ø
Analisar
as manifestações artísticas em diferentes contextos históricos;
Ø Reconhecer a língua portuguesa, pela
perspectiva histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento, da
cultura e da identidade de um indivíduo, de um povo e de uma comunidade.
I – Estrategia
Ø
Ler
uma canção de Noel Rosa, associando-a à tradição cultural brasileira.
Ø
Relacionar
o poema “O ‘adeus’ de Teresa”, de Castro Alves, à canção “Felicidade”, de Noel
Rosa.
Ø
Propor
a elaboração de um breve texto argumentativo.
II
- Responda
Ø Quais ritmos musicais têm
sua origem no Brasil?
Ø
Você tem algum cantor ou grupo de samba de sua preferência?
Ø
O que você sabe sobre o samba?
Ø O que você sabe sobre Noel
Rosa?
III
- “Felicidade”, de Noel Rosa
Felicidade!
Felicidade!
Minha
amizade foi-se embora com você
Se
ela vier e te trouxer
Que
bom, felicidade que vai ser!
Trago
no peito
O
sinal duma saudade
Cicatriz
de uma amizade
Que
tão cedo vi morrer
Eu
fico triste
Quando
vejo alguém contente
Tenho
inveja dessa gente
Que
não sabe o que é sofrer
(Felicidade...)
O
meu destino
Foi
traçado no baralho
Não
fui feito pra trabalho
Eu
nasci pra batucar
Eis
o motivo
Que
do meu viver agora
A
alegria foi-se embora
Pra
tristeza vir morar
(Felicitá...)
Fonte:
ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.
Responda
Ø
Qual é a sua opinião sobre esta letra de um samba de Noel Rosa?
IV -
“O ‘adeus’ de Teresa”, de Castro Alves
A
vez primeira que eu fitei Teresa,
Como
as plantas que arrasta a correnteza,
A
valsa nos levou nos giros seus
E
amamos juntos... E depois na sala
“Adeus”
eu disse-lhe a tremer co’a fala
E
ela, corando, murmurou-me: “adeus.”
Uma
noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da
alcova saía um cavaleiro
Inda
beijando uma mulher sem véus…
Era
eu… Era a pálida Teresa!
“Adeus”
lhe disse conservando-a presa
E
ela, entre beijos, murmurou-me: “adeus!”
Passaram
tempos… sec’los de delírio
Prazeres
divinais… gozos do Empíreo…
...
Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo
eu disse — “Voltarei! descansa!...”
Ela,
chorando mais que uma criança,
Ela,
em soluços, murmurou-me: “adeus!”
Aprender Sempre,
2020. Caderno do aluno, 2ª série, vol. 3, p. 4.Fonte: ALVES, Castro. Espumas
flutuantes. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.
Responda
Ø Quais são as semelhanças
quanto à forma dos dois textos?
Ø
Quais são as diferenças em relação aos dois textos?
Ø
Quais são as semelhanças e diferenças em relação ao tema do texto de
Noel Rosa e o de Castro Alves?
Ø Quais são as semelhanças e
diferenças em relação ao desfecho da situação romântica em ambos os textos?
IV
- “Felicidade”, de Noel Rosa
Felicidade!
Felicidade!
Minha
amizade foi-se embora com você
Se
ela vier e te trouxer
Que
bom, felicidade que vai ser!
Trago
no peito
O sinal
duma saudade
Cicatriz
de uma amizade
Que
tão cedo vi morrer
Eu
fico triste
Quando
vejo alguém contente
Tenho
inveja dessa gente
Que
não sabe o que é sofrer
(Felicidade...)
O
meu destino
Foi
traçado no baralho
Não
fui feito pra trabalho
Eu
nasci pra batucar
Eis
o motivo
Que
do meu viver agora
A
alegria foi-se embora
Pra
tristeza vir morar
(Felicitá...)
Fonte:
ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.
Compartilhe
no chat e responda no caderno
“Eu fico triste
Quando vejo alguém contente
Tenho inveja dessa gente
Que não sabe o que é sofrer”
Ø Qual é a sua
opinião em relação ao que o eu lírico afirma nesta estrofe da canção?
“Trago no peito
O sinal duma saudade
Cicatriz de uma amizade
Que tão cedo vi morrer”
Ø A imagem da
cicatriz representa qual ideia na canção?
V
- “Felicidade”, de Noel Rosa
Felicidade!
Felicidade!
Minha
amizade foi-se embora com você
Se
ela vier e te trouxer
Que
bom, felicidade que vai ser!
Trago
no peito
O
sinal duma saudade
Cicatriz
de uma amizade
Que
tão cedo vi morrer
Eu
fico triste
Quando
vejo alguém contente
Tenho
inveja dessa gente
Que
não sabe o que é sofrer
(Felicidade...)
O
meu destino
Foi
traçado no baralho
Não
fui feito pra trabalho
Eu
nasci pra batucar
Eis
o motivo
Que
do meu viver agora
A
alegria foi-se embora
Pra
tristeza vir morar
(Felicitá...)
Fonte:
ROSA, N. Felicidade. Rio de Janeiro: Columbia, 1932.
Responda
Ø Que elemento da letra da canção morreu?
Ø Essa morte é literal? Justifique.
“Trago no peito
O sinal duma saudade
Cicatriz de uma amizade
Que tão cedo vi morrer”
Ø Qual é o efeito de sentido
criado pelo uso da linguagem figurada nesta estrofe?
VI
– Conceituando...
Ø O texto dissertativo-argumentativo é
aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado
assunto.
Ø É fundamentado com argumentos, a fim
de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a idéia
defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua
dupla natureza: é argumentativo
porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo
porque utiliza explicações para justificá-la.
Cartilha ENEM 2019
Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf
Ø O texto
dissertativo-argumentativo possui uma aproximação com o artigo de opinião.
Ø A tese é a
ideia a ser defendida.
Ø Em um texto
dissertativo-argumentativo, a tese precisa ser defendida por meio de
argumentos.
Ø Para uma construção
coesa do texto, fazemos uso de conjunções e expressões que nos auxiliam na
produção de sentidos.
ESTRUTURA
TEXTUAL
Ø
A composição de um texto dissertativo-argumentativo
é dividida em:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
VII - Conceituando...
Linguagem Conotativa e Denotativa e Metonímia
Ø De acordo com
o que já foi estudado, as palavras podem ser
usadas em sentido denotativo e conotativo.
·
Uma palavra está em sentido denotativo quando é
empregada em seu sentido próprio,
original:
Exemplo: Pelé
marcou mil gols ao longo de sua carreira.
·
Uma palavra está em sentido conotativo ou figurado quando adquire
um novo
significado,
de acordo com o contexto em que é usada, e com a própria experiência do leitor:
Exemplo:
“Os
mais bonitos gols da vida são marcados pelos que acreditam na força de seu
pique”.
(DIAFÉRIA,
Lourenço. Recado pro bolsinho da camisa. Em: A morte sem colete. São Paulo: Moderna.
1989. p. 83.)
Metonímia
Ø
É a substituição de termos que
guardam entre si uma relação objetiva de afinidades: Exemplo: “O
bonde passa cheio de pernas:pernas brancas pretas amarelas.”
ANDRADE,
Carlos Drummond de. Poema de sete faces. Em: Reunião: 10 livros de
poesia. Rio
de Janeiro: José Olympio, 1977. p. 3.
Ø Observações
A
diferença
entre
a metáfora
e
a metonímia
é
a relação estabelecida entre as palavras. Em “Meu coração é
um pórtico partido”, a relação metafórica é subjetiva. Em “O bonde passa
cheio de
pernas”, a relação metonímica é objetiva.
Ø A metonímia é
formada pelos seguintes recursos:
• A parte pelo
todo:
Com
o dinheiro, compraria dez cabeças de gado. (cabeça = o animal inteiro)
• O continente
pelo conteúdo: Os maratonistas beberam muitas
garrafas de água. (garrafas de água = a água contida nas garrafas)
• O efeito pela
causa:
Respeite
meus cabelos brancos. (cabelos brancos = idade avançada)
• A causa pelo
efeito:
Sou
alérgica a gatos. (gatos = pelos de gatos)
• O autor pela
obra:
A
festa foi ao som de Jorge Ben Jor. (Jorge Ben Jor = as canções de Jorge
Ben Jor).
BONS ESTUDOS!!!
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