LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA: 06/10/2020 E
08/10/2020
TEMA DA AULA: “Qual a diferença
entre frase, oração e período?” – revisão
Por que existe
escola?
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø Organizar
adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta
enunciativa.
Ø Identificar o valor
expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto.
Ø
Confrontar
um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e
informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos
de ver o mundo presente.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Compreender
os elementos que estruturam um parágrafo
Ø
Utilizar
as habilidades de leitura e organização textual para a elaboração de um artigo
de opinião.
I – Estratégia
Ø
Diferenciar
frase oração período;
Ø
Diferenciar
período simples e período composto;
Ø
Aprender
alguns elementos coesivos.
Ø Ler um trecho de O
ateneu, de Raul Pompeia.
Ø Discutir os objetivos
gerais da escola no século XIX e na atualidade.
Ø Revisar sobre “artigo
de opinião” e propor a elaboração de um.
II –1 - Responda
Ø
O que a
menina está fazendo?
© Pixabay
Ø
O que o
menino está fazendo?
© Pixabay
Ø
O que a
menina e o menino estão fazendo?
© Pixabay
III - Frases
·
Ufa!
·
Oi!
·
Tudo
bem?
·
A
menina patina muito bem.
·
O
rapaz caiu do skate.
IV – Orações
Quero o meu iogurte.
Aonde
você foi?
Espere um minuto que eu já volto.
Resumindo...
Ø
Todo
enunciado é uma frase, mesmo sem verbo.
Ø
Para
que haja oração,
é necessário o verbo.
Ø
No
período simples há apenas um verbo e, no período composto, há dois ou mais verbos.
V - A Nova Califórnia, de Lima Barreto
Ninguém sabia donde viera aquele homem.
O agente do Correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo
Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande.
Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o
desconhecido, sopesando um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro,
grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes...
[...]
Barreto, Lima. Nova
Califórnia. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf>.
Acesso em: 21 set. 2020.
2
- Responda
Ø
Quantas orações há no parágrafo abaixo?
Ninguém
sabia donde viera aquele homem. O agente do Correio pudera apenas informar que
acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência
que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos
extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço alentado de
cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas,
livros, pacotes... [...]
Barreto, Lima. Nova
Califórnia. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf>. Acesso
em: 21 set. 2020.
Ø
Esta imagem representa uma entrada:
a)
USB
b)
HDMI
c)
220 V
d)
Alternada
© Pixabay
VI
– Conectivos
Ø
Para
que o texto tenha significado e a leitura seja agradável, é necessário que as
palavras estejam adequadamente conectadas. Os conectivos, também chamados de
conjunções, fazem esta conexão, coordenando e subordinando as orações.
© Pixabay
Ø
Assim
como uma lâmpada não acende se colocada de forma errada, ou um cabo USB não se
conecta à entrada HDMI do computador, um conectivo deve estar adequadamente
utilizado para que o texto faça sentido, tanto para quem o escreve quanto para
quem o lê.
VII
- Conjunções
Ø
Para
que uma oração esteja organizada de forma a atingir a sua proposta enunciativa,
é necessária a correta utilização dos elementos de coesão. Entre os mais
importantes, estão as conjunções, que funcionam como elos interligando as
frases, as orações e os parágrafos.
Ø
O
seu texto é um quebra-cabeça, no qual as palavras são as peças que necessitam
de organização e um adequado encadeamento de ideias para que façam sentido.
© Pix
·
Maria
gosta de abacate.
·
João
gosta de manga.
·
Maria
gosta de abacate e João gosta de manga.
3 - Qual
relação a conjunção “e” estabelece entre as orações?
Maria gosta de abacate e
João gosta de manga.
a) Oposição
b) Comparação
c)
Condição
d)
Adição
VIII - Conceituando...
Ø Frase, oração e
período:
·
Frase é um enunciado com
sentido completo, delimitado por ponto final, de interrogação ou de exclamação.
Há frases nominais (sem verbo) e frases verbais (com verbos).
Essas últimas denominam-se orações. Exemplos:
• Você é meu amigo? (frase verbal
ou oração)
• Claro! (frase nominal)
Ø
O enunciado com uma ou mais orações forma um período.
Ø
O período começa com letra maiúscula e termina com ponto-final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências ou dois-pontos.
• O período simples é formado de uma só oração:
Fui ao cinema.
• O período composto é formado de duas ou mais
orações: Fui ao cinema, mas perdi a sessão. Vim,
vi e venci.
Ø Conjunção
- Além de ligar orações, as conjunções podem
ligar termos equivalentes de
uma mesma oração.
Tabela
das conjunções
As conjunções e locuções conjuntivas são classificadas de
acordo com o tipo de relação que estabelecem entre as orações. Estas são
algumas delas.
• Adição: e, nem.
• Alternância ou alternativa: ou... ou, ora... ora, já... já,
senão.
• Causa: porque, uma vez que, visto que.
• Comparação: como, tal e qual, assim como, o mesmo que.
• Concessão: embora, conquanto, ainda que, mesmo que,
por mais que.
• Consequência: que, de sorte que, de modo que, (tanto)
que.
• Conclusão: portanto, logo, por isso, por conseguinte.
• Condição: se, caso.
• Explicação: porque, pois.
• Finalidade: para que, a fim de que.
• Oposição: mas, porém, contudo, entretanto.
• Proporção: à proporção que, à medida que, quanto mais... (mais).
• Tempo: quando, assim que, logo que, enquanto.
X - RESPONDA
Ø
Como seria a escola ideal?
Ø
Em sua opinião, as escolas brasileiras preparam
adequadamente as pessoas para a vida?
XII - O ateneu, de Raul Pompeia
“Vais encontrar o
mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante
experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das
ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do
amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o
poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de
fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento,
têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso.
[...]
POMPÉIA,
Raul. O Ateneu. Domínio Público. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000297.pdf>.
Responda.
Segundo o pai de Sérgio, o mundo é uma batalha. “Coragem para
a luta.”
Ø
Você concorda com o ponto de vista do pai do
menino?
Essa cena se passa no primeiro dia de aula do
menino.
Ø Geralmente,
quais são os conselhos que os pais dão para os filhos no primeiro dia de aula?
XIII
- Artigo de opinião
Ø
Texto
em que o autor assume um posicionamento claro, argumenta objetivamente para
sustentá-lo e conclui retomando o ponto de vista ou apresentando uma proposta
de intervenção para o problema apresentado pelo tema.
Ø
Seu
objetivo principal é convencer o leitor de uma ideia ou um posicionamento.
Ø
Tese:
·
O
seu posicionamento.
Ø
Argumento 1 (defesa da posição)
e
Ø
Argumento 2 (defesa da posição)
Ø Conclusão
·
Retoma
o ponto de vista ou apresenta uma proposta de intervenção para o problema
apresentado pelo tema.
Ø
Elabore um
artigo de opinião com as seguintes questões polêmicas:- 15 linhas
·
Por que devemos ir à escola? Qual a diferença
entre a escola de hoje em dia e a dos séculos XIX e XX?
BONS
ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com
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