terça-feira, 3 de novembro de 2020

Liria Bordinhao - 2A - Lingua Portuguesa e Literatura - Semana de 03 a 06 de novembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 06/10/2020 E 08/10/2020

TEMA DA AULA: “Qual a diferença entre frase, oração e período?” – revisão

                                 Por que existe escola?

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando a atingir a proposta enunciativa.

Ø  Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto.

Ø  Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente.

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Compreender os elementos que estruturam um parágrafo

Ø  Utilizar as habilidades de leitura e organização textual para a elaboração de um artigo de opinião.

 

 

I –        Estratégia

Ø  Diferenciar frase oração período;

Ø  Diferenciar período simples e período composto;

Ø  Aprender alguns elementos coesivos.

Ø  Ler um trecho de O ateneu, de Raul Pompeia.

Ø  Discutir os objetivos gerais da escola no século XIX e na atualidade.

Ø  Revisar sobre “artigo de opinião” e propor a elaboração de um.

 

 

 

II –1 -  Responda

Ø  O que a menina está fazendo?


© Pixabay

Ø  O que o menino está fazendo?


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Ø  O que a menina e o menino estão fazendo?





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III - Frases

·         Ufa!

·         Oi!

·         Tudo bem?

·         A menina patina muito bem.

·         O rapaz caiu do skate.

 

IV – Orações

Quero o meu iogurte.

Aonde você foi?

Espere um minuto que eu já volto.

 

Resumindo...

Ø  Todo enunciado é uma frase, mesmo sem verbo.

Ø  Para que haja oração, é necessário o verbo.

Ø  No período simples há apenas um verbo e, no período composto, há dois ou mais verbos.

 

 

 

V - A Nova Califórnia, de Lima Barreto

       Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do Correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes...

[...]

Barreto, Lima. Nova Califórnia. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020.

 

2 - Responda

Ø  Quantas orações há no parágrafo abaixo?

Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do Correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes... [...]

Barreto, Lima. Nova Califórnia. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020.

 

 

 

 

 

 

 

Ø  Esta imagem representa uma entrada:

a)    USB

b)   HDMI

c)    220 V

d)   Alternada


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VI – Conectivos

Ø  Para que o texto tenha significado e a leitura seja agradável, é necessário que as palavras estejam adequadamente conectadas. Os conectivos, também chamados de conjunções, fazem esta conexão, coordenando e subordinando as orações.

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Ø  Assim como uma lâmpada não acende se colocada de forma errada, ou um cabo USB não se conecta à entrada HDMI do computador, um conectivo deve estar adequadamente utilizado para que o texto faça sentido, tanto para quem o escreve quanto para quem o lê.

 

VII - Conjunções

Ø  Para que uma oração esteja organizada de forma a atingir a sua proposta enunciativa, é necessária a correta utilização dos elementos de coesão. Entre os mais importantes, estão as conjunções, que funcionam como elos interligando as frases, as orações e os parágrafos.

Ø  O seu texto é um quebra-cabeça, no qual as palavras são as peças que necessitam de organização e um adequado encadeamento de ideias para que façam sentido.


© Pix

 

 

 Exemplos:

·         Maria gosta de abacate.

·         João gosta de manga.

·         Maria gosta de abacate e João gosta de manga.

3 - Qual relação a conjunção “e” estabelece entre as orações?

Maria gosta de abacate e João gosta de manga.

a)    Oposição

b)   Comparação

c)    Condição

d)   Adição


 

VIII - Conceituando...

Ø  Frase, oração e período:

·         Frase é um enunciado com sentido completo, delimitado por ponto final, de interrogação ou de exclamação.
frases nominais (sem verbo) e frases verbais (com verbos). Essas últimas denominam-se orações. Exemplos:

      Você é meu amigo? (frase verbal ou oração)

      Claro! (frase nominal)

Ø  O enunciado com uma ou mais orações forma um período.

Ø  O período começa com letra maiúscula e termina com ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências ou dois-pontos.

• O período simples é formado de uma oração: Fui ao cinema.

• O período composto é formado de duas ou mais orações: Fui ao cinema, mas perdi a sessão. Vim, vi e venci.

Ø  Conjunção - Além de ligar orações, as conjunções podem ligar termos equivalentes de uma mesma oração.

 

Tabela das conjunções

As conjunções e locuções conjuntivas são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem entre as orações. Estas são algumas delas.

• Adição: e, nem.
• Alternância ou alternativa: ou... ou, ora... ora, já... já, senão.
• Causa: porque, uma vez que, visto que.
• Comparação: como, tal e qual, assim como, o mesmo que.
• Concessão: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, por mais que.
• Consequência: que, de sorte que, de modo que, (tanto) que.
• Conclusão: portanto, logo, por isso, por conseguinte.
• Condição: se, caso.
• Explicação: porque, pois.
• Finalidade: para que, a fim de que.
• Oposição: mas, porém, contudo, entretanto.
• Proporção: à proporção que, à medida que, quanto mais... (mais).
• Tempo: quando, assim que, logo que, enquanto.

 

 

X - RESPONDA

Ø  Como seria a escola ideal?

Ø  Em sua opinião, as escolas brasileiras preparam adequadamente as pessoas para a vida?

 

XII  - O ateneu, de Raul Pompeia

“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso.

[...]

POMPÉIA, Raul. O Ateneu. Domínio Público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000297.pdf>.

Responda.

 

      

       Segundo o pai de Sérgio, o mundo é uma batalha. “Coragem para a luta.”

Ø  Você concorda com o ponto de vista do pai do menino?

 

 

Essa cena se passa no primeiro dia de aula do menino.

Ø  Geralmente, quais são os conselhos que os pais dão para os filhos no primeiro dia de aula?

 

 

 

 

XIII - Artigo de opinião

Ø  Texto em que o autor assume um posicionamento claro, argumenta objetivamente para sustentá-lo e conclui retomando o ponto de vista ou apresentando uma proposta de intervenção para o problema apresentado pelo tema.

Ø  Seu objetivo principal é convencer o leitor de uma ideia ou um posicionamento.         

Ø  Tese:

·         O seu posicionamento.

Ø  Argumento 1 (defesa da posição)

            e

Ø  Argumento 2 (defesa da posição)

Ø  Conclusão

·         Retoma o ponto de vista ou apresenta uma proposta de intervenção para o problema apresentado pelo tema.

 

 

Ø  Elabore um artigo de opinião com as seguintes questões polêmicas:- 15 linhas 

·         Por que devemos ir à escola? Qual a diferença entre a escola de hoje em dia e a dos séculos XIX e XX?

 

 

BONS ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com

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