LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
DATA DA AULA: 06/10/2020 E
08/10/2020
TEMA DA AULA: “Por que gostamos
tanto de contar e ouvir historias”
ETAPA DE ENSINO: 1º ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto
com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras criticas
em diferentes situações.
Objetivos de
conhecimento:
Ø
Compreender
a função, no texto narrativo, das personagens e do espaço e relaciona-los com a
atualidade.
I – Estratégia
Ø Relembrar os
elementos de uma narrativa,
Ø Discutir a importância
das personagens
Ø Observar a construção
dos significados
Ø Perceber o tempo e
espaço
II –1 - Responda
Ø
Voce lembra
qual foi a primeira historia que leu ou ouviu na sua vida. Relate em poucas
linhas suas lembranças.
Ø
Crie uma
personagem e de nomes a ela características
psicológicas e físicas.
Ø
Crie uma
narrativa para a sua personagem. Pode acrescentar outros personagens. Leia os elementos da narrativa abaixo para relembrar.
III - ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA – Revisão
Uma dica para não esquecer esses elementos e muito usada em cursinhos
pré-vestibulares, é através da sigla “PENTE”:
Imagem: Reprodução
Personagem
Qualquer ser que pratica ações em uma história. Podendo ser não apenas humano
como também animais, seres fantásticos, etc.
Os personagens são divididos em 3 categorias:
Principal
ou protagonista: Aquele
que aparece na maioria dos capítulos da história e desempenha o papel mais
importante. Exemplo: Harry Potter no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
Antagonista: Aquele personagem que atrapalha
de algum modo o protagonista na conquista de seus objetivos. É o rival, vilão
da história. Exemplo: Lord Voldemort no livro “Harry Potter e a Pedra
Filosofal”
Coadjuvantes: Todos aqueles que possuem participação
na história, mas que não aparecem o tempo todo. Estão ali colocados para
auxiliar o protagonista (ou o antagonista). Exemplo: Rony e Hermione no livro
“Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Espaço
Lugar
ou lugares onde a narrativa se passa. O lugar desempenha papel fundamental na
história, pois adianta as sensações que o autor pretende passar. Exemplo:
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts no Livro “ Harry Potter e a Pedra
Filosofal”
Narrador
O
narrador pode ser:
1ª Pessoa: Quando o narrador é um
personagem e, por isso participa da história.
Exemplo:
“Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que
uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me
não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por
si mesmo.” (Machado de Assis – Memórias Póstumas
de Brás Cubas, Capítulo 1.)
3ª Pessoa: Quando o narrador não é um
personagem e está apenas contando a história.
Tempo
Existem
dois tipos de tempo numa narrativa:
Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a
ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois,
ao meio dia, etc.
Psicológico: É
o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando,
relembrando ou pensando. Trata-se do tempo “interior” que ocorre dentro dos
personagens.
Enredo:
É
o “esqueleto” da narrativa e é dividido em três partes:
Introdução: Na qual há aparente harmonia,
personagens e lugares são apresentados.
Conflito: Na qual surge o problema que
precisa ser resolvido na história
Desfecho ou Clímax: A parte difícil da história onde
o protagonista se arrisca em nome de resgatar uma harmonia ainda maior do que a
que havia no início da narrativa.
BONS
ESTUDOS
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário