terça-feira, 3 de novembro de 2020

Liria Bordinhao - 1A,1B,1C - Lingua Portuguesa e Literatura - semana de 03 a 06 de novembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 06/10/2020 E 08/10/2020

TEMA DA AULA: “Por que gostamos tanto de contar e ouvir historias”

ETAPA DE ENSINO: 1º ano Médio

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras criticas em diferentes situações.

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Compreender a função, no texto narrativo, das personagens e do espaço e relaciona-los com a atualidade.

 

I –        Estratégia

Ø  Relembrar os elementos de uma narrativa,

Ø  Discutir a importância das personagens

Ø  Observar a construção dos significados

Ø  Perceber o tempo e espaço

 

 

 

II –1 -  Responda

Ø  Voce lembra qual foi a primeira historia que leu ou ouviu na sua vida. Relate em poucas linhas suas lembranças.

 

Ø  Crie uma personagem e de nomes a ela  características psicológicas e físicas.

 

 

Ø  Crie uma narrativa para a sua personagem. Pode acrescentar outros personagens. Leia os elementos da narrativa abaixo para relembrar.

III - ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA – Revisão

Uma dica para não esquecer esses elementos e muito usada em cursinhos pré-vestibulares, é através da sigla “PENTE”:


Imagem: Reprodução

Personagem

Qualquer ser que pratica ações em uma história. Podendo ser não apenas humano como também animais, seres fantásticos, etc.

Os personagens são divididos em 3 categorias:

Principal ou protagonista: Aquele que aparece na maioria dos capítulos da história e desempenha o papel mais importante. Exemplo: Harry Potter no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Antagonista: Aquele personagem que atrapalha de algum modo o protagonista na conquista de seus objetivos. É o rival, vilão da história. Exemplo: Lord Voldemort no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Coadjuvantes: Todos aqueles que possuem participação na história, mas que não aparecem o tempo todo. Estão ali colocados para auxiliar o protagonista (ou o antagonista). Exemplo: Rony e Hermione no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Espaço

Lugar ou lugares onde a narrativa se passa. O lugar desempenha papel fundamental na história, pois adianta as sensações que o autor pretende passar. Exemplo: Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts no Livro “ Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Narrador

O narrador pode ser:

1ª Pessoa: Quando o narrador é um personagem e, por isso participa da história.
Exemplo:
“Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.” (Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capítulo 1.)

3ª Pessoa: Quando o narrador não é um personagem e está apenas contando a história.

Tempo

Existem dois tipos de tempo numa narrativa:

Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc.

Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando. Trata-se do tempo “interior” que ocorre dentro dos personagens.

 

 

 

Enredo:

É o “esqueleto” da narrativa e é dividido em três partes:

Introdução: Na qual há aparente harmonia, personagens e lugares são apresentados.

Conflito: Na qual surge o problema que precisa ser resolvido na história

Desfecho ou Clímax: A parte difícil da história onde o protagonista se arrisca em nome de resgatar uma harmonia ainda maior do que a que havia no início da narrativa.

 

 

BONS ESTUDOS

 lilibordinhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário