terça-feira, 9 de junho de 2020

9º Anos A/B/C - Projeto de Vida


OBS. Deixar registrado no caderno. ( Não é para mandar por e-mail nesse primeiro momento)

Queridos(as)! Segue atividade para a semana do dia 08 a 12/06/2020.
Estamos iniciando o 2º Bimestre ainda de maneira não presencial, mas é muito importante para a nossa vida não deixarmos nos abater por tantos problemas e dificuldades que a vida nos impõe. Devemos ter uma postura de assumirmos as rédeas de nossa própria vida. Sei que este tempo está sendo ruim e complicado, pois estamos em casa. É uma situação nova para todos nós. Devemos portanto enfrentá-la com garra e determinação. Uma hora tudo isso vai passar. Muitas vezes não queremos ir à escola por preguiça, por ser chato e tantos outros motivos, comigo não é diferente. Mas devemos erguer a cabeça e saber que essa “tempestade” vai passar. Finalmente poderemos nos ver todos juntos e bem.

Tema: Para onde minha vida deve me
Objetivos: Integrar a sua experiência biográfica projetando-a no futuro.

Para essa aula, são apresentados três casos. Você deverá escolher um deles e completar a história dos personagens. Seja criativo(a) e pense com calma e tranquilidade no futuro dos personagens.
Para essa atividade, você deverá escrever em seu caderno e irei ver no retorno ao presencial. Caso não voltemos até lá, vou pedir (com antecedência) para que enviem foto por e-mail.
Por essa semana é só e até semana que vem!

Caso1:  João tem 14 anos e mora na casa de sua tia Margarida que tem mais 3 filhos, um deles, o Marcelo, tem a mesma idade de João e não gosta de estudar, achas as aulas chatas e diz que a professora não entende ele e pediu para a sua mãe tirá-lo da escola, ela não fez o que ele pediu. Já João, adora ir para a escola, senta sempre na frente e não atrasa as tarefas, por causa disso o Marcelo sempre copia a tarefa do João, já que eles estudam na mesma sala. O João quer ser Juiz quando crescer e o Marcelo quer ser médico. Crie um futuro para Marcelo e João.

Caso 2: Paula é uma menina de 16 anos que sonha em ser modelo, todos os dias ela deixa seus dois (2) irmãos menores na escolinha perto da sua casa e vai para o trabalho da sua mãe ajudá-la nas a tarefas domésticas, quando elas saem do trabalho à noite, Paula vai para a sua escola, ela estuda no horário da noite porque já repetiu de ano 3 vezes, uma vez porque brincou bastante na sala de aula e os outros anos porque teve que ficar cuidando dos seus irmãos. Crie um futuro para Paula.

Caso 3: Arthur é um garoto de 12 anos, está no 6º ano do ensino fundamental, mora com sua mãe e seu padrasto numa casa deixada pela sua avó, mãe da sua mãe. Arthur e seu padrasto não se dão muito bem, pois Arthur gostaria que seu pai estivesse com ele. Arthur tem um único sonho que é ser jogador de futebol e por isso, mentiu para sua mãe que estava na escola e estava jogando futebol com seus colegas num campo perto da sua casa. Crie um futuro para Arthur.

Reflexão: A mesma história conduzida de maneira diferente tomará um rumo bom, produtivo ou não de acordo com nossas escolhas e aproveitamento das oportunidades que nos são oferecidas ao longo de toda a nossa vida. “Independente” das nossas dificuldades, se queremos muito algo e nos esforçamos de maneira honesta, alcançaremos nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário