ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
NOVA ORDEM MUNDIAL: MUNDIALIZAÇÃO OU GLOBALIZAÇÃO?
Globalização: o termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da
década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação a localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).
Mundialização: o termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.
Internacionalização: corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de Empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.
A Nova Ordem Mundial: desde o fim da Segunda Guerra Mundial, tivemos uma organização política baseada na bipolaridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética. Com o fim dessa Guerra Fria, foi iniciada uma nova ordem mundial, baseada não mais na bipolaridade, mas na Multipolaridade. A ordem multipolar, defendida por muitos historiadores e geógrafos, dita que o poder estaria dividido entre diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos, o Japão, a China, a Índia, o Brasil, dentre outros. No entanto, essa mudança de uma ordem bipolar para uma multipolar ainda enfrenta críticas. No que se refere a uma ordem cultural e militar, considera-se que existe uma ordem unipolar, liderada pelos EUA.
Os blocos econômicos: apesar da criação dos blocos econômicos remeter à década de 50, com a formação da Benelux, no pós-Guerra Fria esses blocos começaram a ganhar maior importância. Diante do consequente aumento da competitividade com a expansão da globalização e do neoliberalismo, foi necessária a criação de blocos como forma de proteção e fortalecimento Econômico. Os principais blocos econômicos atuais são a União Europeia, o Mercosul, o Nafta e APEC.
1) Diante dos usos dos termos globalização, mundialização e internacionalização, qual é a diferença entre as expressões? Qual a característica predominante de cada um deles?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Uma das consequências da nova ordem foi a criação de blocos econômicos. Pesquise sobre a União Europeia e o Mercosul, considerando o ano de criação, os países, membros, os acordos estabelecidos entre os membros e a situação atual.
Observação: Vocês podem postar as respostas aqui no blog ou por email: domingueslima04@gmail.com
Bons estudos!!
Pedro Guilherme 9ºA n:32
ResponderExcluirresposta 1 : A diferença entre globalização, mundialização e internacionalização é que; a globalização é a maior interação política, social e econômica entre países. A mundialização por sua vez está ligada ao aspecto cultural, com hábitos e costumes impregnados e modificados sendo partilhados em todo o mundo. Já a internacionalização é diretamente assimilada ao fator econômico (também cultural) onde países realizam troca econômicas e isso desencadeia uma ampliação de fronteiras nacionais.
João Louzada 9b
ResponderExcluirA diferença entre globalização, mundialização e internacionalização é que:a globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. A mundialização esta relacionada às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares. E a internacionalização
corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica
Pessoal,não esqueçam de realizar a pesquisa sobre a União Europeia e o Mercosul ok.
ResponderExcluirVocês podem responder por aqui ou enviar no email:
domingueslima04@gmail.com
Obrigado.