terça-feira, 9 de junho de 2020

História 6º Ano C - Professor Diego

Queridos(as) alunos(as) estou postando novas atividades que deverão ser copiadas para o caderno. Aquele que preferir imprimir, pode fazer dessa forma. Responda às questões e irei verificar no retorno ao presencial. Para essa semana, iremos fazer uma retomada do conteúdo do 1º Bimestre.
Na semana que vem irei postar conteúdo novo e que irá compor as notas do 2º Bimestre.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Revisão do conteúdo do 1º Bimestre

ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COLOCADAS NO CADERNO. NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS IREI OLHAR OS CADERNOS.

ATIVIDADE 1 – Leia sobre a importância de estudar e compreender a História.

Estudar História é apropriar-se do resultado da ação dos homens no tempo.
Cada indivíduo tem a sua memória pessoal, cada sociedade constrói sua memória coletiva. Os acontecimentos sociais e as paisagens nem sempre foram como vemos hoje. O estudo de História é fundamental para entendermos a nossa realidade. Como toda ciência, o estudo de História pode encontrar várias respostas, cada uma delas é uma interpretação do passado. Cada fato tem um tempo histórico que pode ser de curta, média ou longa duração.

Após ler as informações acima, converse com seus pais/responsáveis sobre esse assunto e responda:
a.  Qual a sua história? Desenhe sua linha do tempo.
b. O que você faz é importante para a História?
c. Será que a sua História é importante para a História do nosso país?

ATIVIDADE 2. Imagine que uma pessoa perdeu a memória. Como responderia a pergunta Quem é você? Seria difícil não é mesmo?
Da mesma forma acontece com as sociedades. A preservação da memória e o estudo da História são importantes para sabermos quem somos e conhecermos melhor a nossa identidade.

Clique no endereço abaixo e divirta-se com uma história sobre “memória” https://youtu.be/I05eHBpsgTI

ATIVIDADE 3 - Os registros históricos nos ajudam a entender melhor como o presente foi
construído pela ação dos homens. Através das memórias de Guilherme Augusto Araújo
Fernandes, escreva abaixo a importância da preservação da memória e da história de cada um.

A relação entre a História e outras áreas do conhecimento
Para construir o conhecimento histórico, o historiador recorre aos saberes de outras ciências, tais como a Antropologia, a Sociologia, a Arqueologia, a Economia, entre outras. É importante perceber que a História se relaciona com outras áreas do conhecimento. Chamamos essa colaboração entre as ciências de interdisciplinaridade.

ATIVIDADE 4 - Procure em dicionários e escreva nos espaços indicados, o significado ou o que estudam as ciências abaixo:
ATIVIDADE 5. Leia a afirmativa abaixo e marque a opção correta:

A História nos ensina que tudo na sociedade é construído e se transforma no tempo e no espaço, inclusive a comunidade que você mora.
(    ) O bairro onde você mora se transformou com o passar do tempo e portanto tem uma história.
(    ) As paisagens naturais são modificadas pelo ser humano.
(    ) O trabalho que as pessoas realizam foram sempre os mesmos, pois as necessidades dos seres humanos não se modificam com o tempo.
(    ) As roupas que as pessoas usam são iguais em todos os países do mundo e não modificaram com o passar do tempo.

ATIVIDADE 6. Faça uma pesquisa e registre em seu caderno o que mudou e o que permanece em nossa sociedade. Para isso, peça ajuda sãos seus pais ou responsáveis.

MUDOU
PERMANECEU
FORMAS DE DIVERSÃO


VESTUÁRIO


BRINCADEIRAS INFANTIS


PROFISSÕES



ATIVIDADE 7.  Compare as duas fotos do bairro de Copacabana e marque a afirmativa correta:
(    ) As duas fotos pertencem à mesma época.
(     ) A paisagem foi modificada com o passar do tempo.
(     ) O Número de residências diminuiu com o passar do tempo.
(     ) O número de moradores diminuiu com o passar do tempo.




ATIVIDADE 8. Leia o trecho abaixo observando as imagens para depois responder o que se pede.

Todas as pessoas têm uma história. E não apenas as pessoas, mas tudo possui uma história: a música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos que comemos, as cidades, os países, o mundo!
Os seres humanos sempre deixam algum tipo de registro histórico. Nossos indígenas, por exemplo, deixaram registraram registrado o seu cotidiano: enfeites com pássaros, objetos de cerâmica e pinturas em cavernas.
Caro aluno, você faz parte da História da humanidade, e já percebeu que o momento presente não é separado às experiências vividas por nossos antepassados. Os índios são os habitantes mais antigos de nosso território. Eles já construíam a História simultaneamente ao que acontecia em outras partes do mundo.
Agora, registre em seu caderno como você acha que era o cotidiano das pessoas/indígenas que fizeram os registros históricos?

ATIVIDADE 9. Observe a imagem da origem da evolução do homem na Terra.
Faça uma pesquisa identificando as teorias e hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana na Terra. Guarde essa pesquisa, para mostrar ao professor, quando as aulas retornarem.











Nenhum comentário:

Postar um comentário