Na semana que vem irei postar conteúdo novo e que irá compor as notas do 2º Bimestre.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Revisão do conteúdo do
1º Bimestre
ESSAS
ATIVIDADES DEVEM SER COLOCADAS NO CADERNO. NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
IREI OLHAR OS CADERNOS.
ATIVIDADE
1 – Leia
sobre a importância de estudar e compreender a História.
Estudar
História é apropriar-se do resultado da ação dos homens no tempo.
Cada
indivíduo tem a sua memória pessoal, cada sociedade constrói sua memória
coletiva. Os acontecimentos sociais e as paisagens nem sempre foram como vemos
hoje. O estudo de História é fundamental para entendermos a nossa realidade.
Como toda ciência, o estudo de História pode encontrar várias respostas, cada
uma delas é uma interpretação do passado. Cada fato tem um tempo histórico que
pode ser de curta, média ou longa duração.
Após
ler as informações acima, converse com seus pais/responsáveis sobre esse
assunto e responda:
a. Qual a sua história? Desenhe sua linha do
tempo.
b.
O que você faz é importante para a História?
c.
Será que a sua História é importante para a História do nosso país?
ATIVIDADE
2.
Imagine que uma pessoa perdeu a memória. Como responderia a pergunta Quem é
você? Seria difícil não é mesmo?
Da
mesma forma acontece com as sociedades. A preservação da memória e o estudo da
História são importantes para sabermos quem somos e conhecermos melhor a nossa
identidade.
Clique
no endereço abaixo e divirta-se com uma história sobre “memória” https://youtu.be/I05eHBpsgTI
ATIVIDADE 3 - Os registros
históricos nos ajudam a entender melhor como o presente foi
construído pela ação dos homens. Através
das memórias de Guilherme Augusto Araújo
Fernandes,
escreva abaixo a importância da preservação da memória e da história de cada
um.
A relação
entre a História e outras áreas do conhecimento
Para construir o
conhecimento histórico, o historiador recorre aos saberes de outras ciências,
tais como a Antropologia, a Sociologia, a Arqueologia, a Economia, entre
outras. É importante perceber que a História se relaciona com outras áreas do
conhecimento. Chamamos essa colaboração entre as ciências de
interdisciplinaridade.
ATIVIDADE 4
- Procure em dicionários e escreva nos espaços indicados, o
significado ou o que estudam as ciências abaixo:
ATIVIDADE
5.
Leia a afirmativa abaixo e marque a opção correta:
A
História nos ensina que tudo na sociedade é construído e se transforma no tempo
e no espaço, inclusive a comunidade que você mora.
( ) O bairro onde você mora se transformou
com o passar do tempo e portanto tem uma história.
( ) As paisagens naturais são modificadas
pelo ser humano.
( ) O
trabalho que as pessoas realizam foram sempre os mesmos, pois as necessidades
dos seres humanos não se modificam com o tempo.
( ) As roupas que as pessoas usam são iguais
em todos os países do mundo e não modificaram com o passar do tempo.
ATIVIDADE
6.
Faça uma pesquisa e registre em seu caderno o que mudou e o que permanece em
nossa sociedade. Para isso, peça ajuda sãos seus pais ou responsáveis.
|
MUDOU
|
PERMANECEU
|
FORMAS
DE DIVERSÃO
|
|
|
VESTUÁRIO
|
|
|
BRINCADEIRAS
INFANTIS
|
|
|
PROFISSÕES
|
|
|
ATIVIDADE
7. Compare as duas fotos do bairro de Copacabana
e marque a afirmativa correta:
( ) As duas fotos pertencem à mesma época.
( ) A paisagem foi modificada com o passar
do tempo.
( ) O Número de residências diminuiu com o
passar do tempo.
( ) O número de moradores diminuiu com o
passar do tempo.
ATIVIDADE
8.
Leia o trecho abaixo observando as imagens para depois responder o que se pede.
Todas
as pessoas têm uma história. E não apenas as pessoas, mas tudo possui uma
história: a música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos que
comemos, as cidades, os países, o mundo!
Os
seres humanos sempre deixam algum tipo de registro histórico. Nossos indígenas,
por exemplo, deixaram registraram registrado o seu cotidiano: enfeites com
pássaros, objetos de cerâmica e pinturas em cavernas.
Caro
aluno, você faz parte da História da humanidade, e já percebeu que o momento
presente não é separado às experiências vividas por nossos antepassados. Os
índios são os habitantes mais antigos de nosso território. Eles já construíam a
História simultaneamente ao que acontecia em outras partes do mundo.
Agora,
registre em seu caderno como você acha que era o cotidiano das
pessoas/indígenas que fizeram os registros históricos?
ATIVIDADE
9.
Observe a imagem da origem da evolução do homem na Terra.
Faça
uma pesquisa identificando as teorias e hipóteses científicas sobre o
surgimento da espécie humana na Terra. Guarde essa pesquisa, para mostrar ao
professor, quando as aulas retornarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário