segunda-feira, 15 de junho de 2020

Profª Débora - Ciências / ATIVIDADE 8 / 8ºs Anos A e B


“Processo reprodutivo vegetal”
💦💚


👉Reprodução assexuada - É um tipo de reprodução que ocorre sem a conjugação / união de material genético. Possui um único progenitor. Os seres provenientes desse tipo de reprodução são geneticamente iguais ao organismo que os originou, e são denominados clones.
           As plantas também podem se reproduzir de maneira assexuada. Isso ocorre, por exemplo, na plantação de cana-de-açúcar, em que pedaços do caule da planta são colocados no solo e se desenvolvem em novos organismos com material genético idêntico ao original.

👉Reprodução sexuada - Já vimos que as plantas podem se reproduzir de forma assexuada. Mas elas também se reproduzem de forma sexuada, com a união de gametas. Em geral, as plantas formam estruturas de dispersão nessa forma de reprodução, uma vez que elas não podem se locomover como muitos animais. A dependência da água para a fecundação, assim como as estratégias de reprodução, varia em cada grupo de plantas, que são: Briófitas, Pteridófitas, Gimnosperma e Angiosperma.


Briófitas:

 As briófitas, representadas pelos Musgos, o gameta masculino é chamado anterozóide e se desloca em meio aquático, em direção ao gameta feminino, chamado oosfera. Após a fecundação, forma-se uma estrutura chamada esporófito, que produz esporos, células resistentes capazes de originar outro organismo. Os esporos são levados pelo vento e, quando chegam ao solo, desenvolvem-se e formam o gametófito, que tem forma do musgo que conhecemos e produz gametas. Assim, a dispersão dos esporos permite que a espécie se espalhe pelo ambiente.






Pteridófitas:
As pteridófitas, representadas pelas samambaias, possuem estruturas reprodutivas iguais as briófitas: anterozóides, esporófitos e esporos. A maior diferença, que as pteridófitas necessitam de água para a fecundação, mas em menor quantidade que as briófitas.


Gimnosperma:
São representadas pelos pinheiros, a estrutura reprodutora é chamada de cone ou estróbilo. Os cones femininos produzem o gameta feminino, a oosfera, e os cones masculinos produzem grãos de pólen, estruturas que contém e protege os gametas masculinos. A principal característica evolutiva , é a presença de sementes, no pinheiro-do-paraná, a semente é conhecida como pinhão, e o cone com as sementes é conhecido como pinha.        
O transporte dos grãos de pólen até a estrutura feminina é chamado de polinização. No caso das gimnospermas, ela é realizada pelos ventos. Nas gimnospermas, a fecundação não depende da água.





Angiospermas:

As angiospermas, plantas com sementes, flores e frutos, são as plantas com as características mais evoluídas.
É na flor, que se encontra a estrutura reprodutiva das angiospermas (estame, pistilo, sépalas e pétalas/que formam a coroa)

  -  Nos estames, são produzidos os grãos de pólen;
-  No pistilo há uma parte dilatada, o ovário, onde é produzida a oosfera.
   Depois da fecundação, a oosfera vai originar o zigoto, que se transforma
no embrião;

Sépala:



          Na base da flor estão as sépalas, que podem ser verdes ou de outra cor. O conjunto de sépalas é denominado cálice. As pétalas formam a coroa e são muitas vezes coloridas e perfumadas.
  Além disso, muitas flores produzem uma secreção rica em açúcar, o néctar.

Na polinização, os grãos de pólen são transportados das estames para o pistilo. Em algumas espécies de angiospermas, o grão de pólen também pode ser levado pelo vento.
        Em muitas plantas, no entanto, esse transporte é feito por insetos e outros animais (como aves e morcegos), que se alimentam de néctar ou pólen, que após de digeridos, são eliminados pelas fezes.

    





Exercícios

  1. Qual a diferença entre reprodução assexuada e reprodução 
sexuada? _____________________________________
                    ____________________________________________
                    ___________________________________________ .

  1. Por que as Briófitas / Musgos, necessitam de muita água
para que ocorra sua reprodução?__________________
__________________________________________
_________________________________________ .

  1. Por que as Angiospermas são consideradas as plantas mais evoluídas?
Explique. ___________________________
__________________________________________
__________________________________________
_________________________________________ .

  1.  Quais as principais diferenças, entre Gimnosperma e
 Angiosperma? _______________________________
__________________________________________
__________________________________________.





Boa atividade!!! 💚💚💚

                                      




   

Um comentário: