Olá a
todos! Tudo Bem?
Pessoal! Faremos
uma Revisão.
Convidem!
Seus colegas de sala a participarem, vamos todos juntos.
Esse
breve momento, passara logo e colocaremos esse fato, em nossa história de vida.
Professor Antonio Luiz
Fico à disposição:
E-mail antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA
- História 6º Ano (A e B)
OBSERVAÇÃO: Aquele que
preferir imprimir, pode colar no caderno.
Responda às questões e iremos
corrigir no retorno presencial. Para essa semana, faremos uma retomada do 1º
Bimestre.
Revisão do conteúdo do 1º Bimestre
Revisão do conteúdo do 1º Bimestre
“ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COLOCADAS NO CADERNO. NO RETORNO DAS AULAS
PRESENCIAIS IREMOS CORRIGIR JUNTOS NO RETORNO PRESENCIAL”.
ATIVIDADE 1 – Leia sobre a importância de estudar e compreender a
História.
Estudar História é apropriar-se do resultado da ação dos homens no
tempo.
Cada indivíduo tem a sua memória pessoal, cada sociedade constrói sua
memória coletiva. Os acontecimentos sociais e as paisagens nem sempre foram
como vemos hoje. O estudo de História é fundamental para entendermos a nossa
realidade. Como toda ciência, o estudo de História pode encontrar várias
respostas, cada uma delas é uma interpretação do passado. Cada fato tem um
tempo histórico que pode ser de curta, média ou longa duração.
Após ler as informações acima, converse com seus pais/responsáveis sobre
esse assunto e responda:
a. Qual a sua história? Desenhe sua linha do tempo.
b. O que você faz é importante para a História?
c. Será que a sua História é importante para a História do nosso país?
ATIVIDADE 2. Imagine que uma pessoa perdeu a memória. Como
responderia a pergunta Quem é você? Seria difícil não é mesmo?
Da mesma forma acontece com as sociedades. A preservação da memória e o
estudo da História são importantes para sabermos quem somos e conhecermos
melhor a nossa identidade.
Clique no endereço abaixo e divirta-se com uma história sobre
“memória” https://youtu.be/I05eHBpsgTI
ATIVIDADE 3 - Os registros históricos nos ajudam a entender melhor
como o presente foi
construído pela ação dos homens. Através das memórias de Guilherme
Augusto Araújo
Fernandes, escreva abaixo a importância da preservação da memória e da
história de cada um.
A relação entre a História e outras áreas do conhecimento
Para construir o conhecimento histórico, o historiador recorre aos
saberes de outras ciências, tais como a Antropologia, a Sociologia, a
Arqueologia, a Economia, entre outras. É importante perceber que a História se
relaciona com outras áreas do conhecimento. Chamamos essa colaboração entre as
ciências de interdisciplinaridade.
ATIVIDADE 4 - Procure em dicionários e escreva nos espaços
indicados, o significado ou o que estudam as ciências abaixo:
ATIVIDADE 5. Leia a afirmativa abaixo e marque a opção correta:
A História nos ensina que tudo na sociedade é construído e se transforma
no tempo e no espaço, inclusive a comunidade que você mora.
( ) O bairro onde você mora se transformou com o passar do tempo e
portanto tem uma história.
( ) As paisagens naturais são modificadas pelo ser humano.
( ) O trabalho que as pessoas realizam foram sempre os
mesmos, pois as necessidades dos seres humanos não se modificam com o tempo.
( ) As roupas que as pessoas usam são iguais em todos os países do
mundo e não modificaram com o passar do tempo.
ATIVIDADE 6. Faça uma pesquisa e registre em seu caderno o que
mudou e o que permanece em nossa sociedade. Para isso, peça ajuda sãos seus
pais ou responsáveis.
MUDOU
|
PERMANECEU
|
|
FORMAS DE DIVERSÃO
|
||
VESTUÁRIO
|
||
BRINCADEIRAS INFANTIS
|
||
PROFISSÕES
|
ATIVIDADE 7. Compare as duas fotos do bairro de Copacabana e
marque a afirmativa correta:
( ) As duas fotos pertencem à mesma época.
( ) A paisagem foi modificada com o passar do tempo.
( ) O Número de residências diminuiu com o passar do tempo.
( ) O número de moradores diminuiu com o passar do tempo.
ATIVIDADE 8. Leia o trecho abaixo observando as imagens para depois
responder o que se pede.
Todas as pessoas têm uma história. E não apenas as pessoas, mas tudo
possui uma história: a música que ouvimos, as roupas que vestimos, os alimentos
que comemos, as cidades, os países, o mundo!
Os seres humanos sempre deixam algum tipo de registro histórico. Nossos
indígenas, por exemplo, deixaram registraram registrado o seu cotidiano:
enfeites com pássaros, objetos de cerâmica e pinturas em cavernas.
Caro aluno, você faz parte da História da humanidade, e já percebeu que
o momento presente não é separado às experiências vividas por nossos
antepassados. Os índios são os habitantes mais antigos de nosso território.
Eles já construíam a História simultaneamente ao que acontecia em outras partes
do mundo.
Agora, registre em seu caderno como você acha que era o cotidiano das
pessoas/indígenas que fizeram os registros históricos?
ATIVIDADE 9. Observe a imagem da origem da evolução do homem na
Terra.
Faça uma pesquisa identificando as teorias e hipóteses científicas sobre
o surgimento da espécie humana na Terra. Guarde essa pesquisa, para mostrar ao
professor, quando as aulas retornarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário