Pessoal, boa noite!
Segue, a sistematização da aula de hoje, bem como, a atividade complementar, que deve ser registrada no "CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS".
Importante: A atividade completa está na plataforma Google classroom. Acessem, de acordo com a turma de vocês!!!!
PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 10/06/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP
PROFESSORA: Isis Fernanda Ferrari
CONTEÚDO: Retomando Reflexões
MATERIAL:
➢ Caderno / Folha de papel
➢ Caneta / Lápis
➢ Caderno do aluno – Volume 1
I – Acolhida – Retomando as aulas anteriores...
1ª aula: Quem sou eu?
➢ Quais elementos me influenciam?
➢ Atividade: construção de autorretrato
2ª aula: identificando minhas competências
➢ Competências socioemocionais para o 8º ano: entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia, iniciativa social e interesse artístico;.
➢ Quais são mus pontos fortes e minhas fragilidades?
➢ Atividade: Plano de desenvolvimento pessoal.
3ª aula: ser protagonista no mundo e no meu Projeto de Vida
➢ O que é ser protagonista/
➢ Que desafios você encontrou para elaborar ou para colocar em prática o seu Projeto de Vida?
➢ Atividade: Minha trajetória para a realização do meu Projeto de Vida.
4ª aula: Vivenciando e protagonismo
➢ Habilidades virtudes e atitudes protagonistas: tolerância, gentileza, humildade, compaixão, prudência, coragem, justiça, generosidade, gratidão, perdão e responsabilidade;
➢ Atividade: Pesquisa sobre nossas lideranças.
II – Reflexão
A partir de tudo o que foi estudado neste 1º Bimestre, reflita e responda com SIM ou NÃO, no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS:
➢ Eu sei qual é o meu sonho?
➢ Já elaborei meu Projeto de Vida?
➢ Eu sei quais são minhas potencialidades e minhas fragilidades?
➢ Estou colocando em prática meu plano de desenvolvimento pessoal?
➢ Procuro ter atitudes protagonistas no meu dia a dia?
1. Se você respondeu NÃO para uma ou mais perguntas, é hora de fazer uma reflexão sobre seus objetivos e registrar no Caderno de Práticas e Vivências...
Quais dificuldades tenho encontrado? Como superá-las?
2. Se você respondeu SIM para todas as perguntas, é hora de realizar uma autoavalição e registrar no Caderno de Práticas e Vivências...
Em que aspectos posso melhorar? Como vou fazer isso?
III - Revisitando meu Projeto de Vida (Responda no caderno de Práticas e Vivências)
Meu sonho:
➢ É o mesmo que eu tinha no começo do ano?
➢ O que mudou? Por quê?
➢ Quais são os meus objetivos agora?
➢ Já reelaborei meu Projeto de Vida?
Ações:
➢ Já defini o que preciso fazer para alcançar meu sonho?
➢ Tenho dificuldade para realizar as ações? Quais?
➢ Preciso rever minhas ações?
Parceria:
➢ Quem me ajuda com meu Projeto da Vida?
➢ Estou recebendo a ajuda que necessito?
Resultados:
➢ Já alcancei algum resultado com minhas ações?
➢ Já avancei no meu projeto de Vida?
➢ O que preciso fazer para alcançar os resultados esperados?
IV – Atividade Complementar – Registrar no caderno de Práticas e Vivências
Agora, você vai ler um poema e algumas imagens extraídas do filme “O Substituto”, que relata a história de um professor substituto que tem como ofício assumir aulas por curtos períodos em diferentes escolas, cobrindo licenças dos professores efetivos. Todavia, o que poderia ser um problema para o
professor mediante o permanente estado de mudança, para o protagonista Henry Barthes resulta
de uma escolha pessoal que se encaixa em sua perspectiva de vida e profissional.
professor mediante o permanente estado de mudança, para o protagonista Henry Barthes resulta
de uma escolha pessoal que se encaixa em sua perspectiva de vida e profissional.
Questões:
Fazendo uma relação com as aulas do 1º Bimestre sobre Planos, sonhos, Protagonismo, liderança e, sobretudo, Projeto de Vida com o Poema e as Imagens, registre no sue caderno de Práticas e Vivências:
a) Como tem sido as suas escolhas para a realização dos seus sonhos e/ou projetos?
b) Você tem se dedicado, firmado esse compromisso com você e as pessoas mais próximas?
c) Como você tem estabelecido metas para alcançar de forma permanente os seus objetivos?
d) Quanto ao futuro, você está preparado para os desafios e obstáculos que aparecerão?
e) Qual é a sua maior expectativa para os próximos 10(dez)anos de sua vida?
Observação: Ao fazer as leituras (linguagem não verbal) das imagens, vocês vão perceber situações que expressam vários sentimentos, como: desmoronamento, abandono, crescimento, aprisionamento, tempo, organização, desistência, escolha, diferença, desgaste, desafio, florescimento, construção, fracasso e esperança. Todas essas palavras estão relacionadas direta ou indiretamente com os nossos Projetos de Vida, então seja, criativos e reflitam e, que momento da vida de vocês esses sentimentos surgiram?
1) Leia o poema a seguir:
Tecidos do céu - William Butler Yeats
Fossem meus os tecidos bordados dos céus,
Ornamentados com luz dourada e prateada,
Os azuis e negros e pálidos tecidos
Da noite, da luz e da meia-luz,
Os estenderia sob os teus pés.
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas os meus sonhos.
Eu estendi meus sonhos sob os teus pés
Caminha suavemente, pois caminhas sobre meus sonhos.
Ornamentados com luz dourada e prateada,
Os azuis e negros e pálidos tecidos
Da noite, da luz e da meia-luz,
Os estenderia sob os teus pés.
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas os meus sonhos.
Eu estendi meus sonhos sob os teus pés
Caminha suavemente, pois caminhas sobre meus sonhos.
Dica: caso queira, assistam ao filme “O substituto”, pois além de ser tocante é muito reflexivo. NO canal do Youtube, vocês podem encontrar dublado.
BOM ESTUDO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário