quarta-feira, 10 de junho de 2020

Professora Elaine Cristina e Profº. Welington - Projeto de Vida - turmas: 8º anos A,B,C e D - Sistematização da aula de hoje (10/06/2020) e Atividade Complementar

Pessoal, boa noite!
       Segue, a sistematização da aula de hoje, bem como, a atividade complementar, que deve ser registrada no "CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS".
Importante:  A atividade completa está na plataforma Google classroom.  Acessem, de acordo com a turma de vocês!!!!
PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 10/06/2020 
HORÁRIO: 09H45 às 10h30 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP
PROFESSORA: Isis Fernanda Ferrari 
CONTEÚDO: Retomando Reflexões
MATERIAL: 
➢ Caderno / Folha de papel
➢ Caneta / Lápis
➢ Caderno do aluno – Volume 1

I – Acolhida – Retomando as aulas anteriores...

1ª aula: Quem sou eu?
➢ Quais elementos me influenciam?
➢ Atividade: construção de autorretrato

2ª aula: identificando minhas competências
➢ Competências socioemocionais para o 8º ano: entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia, iniciativa social e interesse artístico;.
➢ Quais são mus pontos fortes e minhas fragilidades?
➢ Atividade: Plano de desenvolvimento pessoal.

3ª aula: ser protagonista no mundo e no meu Projeto de Vida 
➢ O que é ser protagonista/
➢ Que desafios você encontrou para elaborar ou para colocar em prática o seu Projeto de Vida?
➢ Atividade: Minha trajetória para a realização do meu Projeto de Vida.

4ª aula: Vivenciando e protagonismo
➢ Habilidades virtudes e atitudes protagonistas: tolerância, gentileza, humildade, compaixão, prudência, coragem, justiça, generosidade, gratidão, perdão e responsabilidade;
➢ Atividade: Pesquisa sobre nossas lideranças.

II – Reflexão
A partir de tudo o que foi estudado neste 1º Bimestre, reflita e responda com SIM ou NÃO, no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS:
➢ Eu sei qual é o meu sonho?
➢ Já elaborei meu Projeto de Vida?
➢ Eu sei quais são minhas potencialidades e minhas fragilidades?
➢ Estou colocando em prática meu plano de desenvolvimento pessoal?
➢ Procuro ter atitudes protagonistas no meu dia a dia? 

1. Se você respondeu NÃO para uma ou mais perguntas, é hora de fazer uma reflexão sobre seus objetivos e registrar no Caderno de Práticas e Vivências...
Quais dificuldades tenho encontrado? Como superá-las?

2. Se você respondeu SIM para todas as perguntas, é hora de realizar uma autoavalição e registrar no Caderno de Práticas e Vivências...
Em que aspectos posso melhorar? Como vou fazer isso?

III - Revisitando meu Projeto de Vida (Responda no caderno de Práticas e Vivências)

Meu sonho:
➢ É o mesmo que eu tinha no começo do ano?
➢ O que mudou? Por quê?
➢ Quais são os meus objetivos agora?
➢ Já reelaborei meu Projeto de Vida?

Ações:
➢ Já defini o que preciso fazer para alcançar meu sonho?
➢ Tenho dificuldade para realizar as ações? Quais?
➢ Preciso rever minhas ações?

Parceria:
➢ Quem me ajuda com meu Projeto da Vida?
➢ Estou recebendo a ajuda que necessito?

Resultados:
➢ Já alcancei algum resultado com minhas ações?
➢ Já avancei no meu projeto de Vida?
➢ O que preciso fazer para alcançar os resultados esperados?

IV – Atividade Complementar – Registrar no caderno de Práticas e Vivências

      Agora, você vai ler um poema e algumas imagens extraídas do filme “O Substituto”, que relata a história de um professor substituto que tem como ofício assumir aulas por curtos períodos em diferentes escolas, cobrindo licenças dos professores efetivos. Todavia, o que poderia ser um problema para o
professor mediante o permanente estado de mudança, para o protagonista Henry Barthes resulta
de uma escolha pessoal que se encaixa em sua perspectiva de vida e profissional.

Questões: 
      Fazendo uma relação com as aulas do 1º Bimestre sobre Planos, sonhos, Protagonismo, liderança e, sobretudo, Projeto de Vida com o Poema e as Imagens, registre no sue caderno de Práticas e Vivências:
a) Como tem sido as suas escolhas para a realização dos seus sonhos e/ou projetos? 
b) Você tem se dedicado, firmado esse compromisso com você e as pessoas mais próximas? 
c) Como você tem estabelecido metas para alcançar de forma permanente os seus objetivos?
d) Quanto ao futuro, você está preparado para os desafios e obstáculos que aparecerão?
e) Qual é a sua maior expectativa para os próximos 10(dez)anos de sua vida?        
Observação: Ao fazer as leituras (linguagem não verbal) das imagens, vocês vão perceber situações que expressam vários sentimentos, como: desmoronamento, abandono, crescimento, aprisionamento, tempo, organização, desistência, escolha, diferença, desgaste, desafio, florescimento, construção, fracasso e esperança. Todas essas palavras estão relacionadas direta ou indiretamente com os nossos Projetos de Vida, então seja, criativos e reflitam e, que momento da vida de vocês esses sentimentos surgiram?   

1) Leia o poema a seguir:
Tecidos do céu - William Butler Yeats

Fossem meus os tecidos bordados dos céus,
Ornamentados com luz dourada e prateada,
Os azuis e negros e pálidos tecidos
Da noite, da luz e da meia-luz,
Os estenderia sob os teus pés.
Mas eu, sendo pobre, tenho apenas os meus sonhos.
Eu estendi meus sonhos sob os teus pés
Caminha suavemente, pois caminhas sobre meus sonhos.

Dica: caso queira, assistam ao filme “O substituto”, pois além de ser tocante é muito reflexivo. NO canal do Youtube, vocês podem encontrar dublado.

BOM ESTUDO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário