7º Anos A, B, C e D
Boa Tarde Alunos,
Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III
Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura). Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola.
Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com
Caro estudante, estas aulas são ferramentas que poderão auxiliar na sua aprendizagem, com o compromisso de desenvolver a sua proficiência leitora, o seu senso crítico, a sua curiosidade e a sua pesquisa. Este material foi elaborado para ampliar algumas habilidades essenciais, por meio de atividades que representam um verdadeiro diálogo entre você, estudante, o professor e o conhecimento. Vamos lá!
AULA 1
A LEI, A ESCOLA E A LÍNGUA PORTUGUESA Imagem 01
Fonte: Pixabay
OBJETIVO • Ler e interpretar textos normativos, reconhecendo a referenciação como recurso coesivo que garante a progressão temática. PORTUGUÊS | 25 4 | LÍNGUA PORTUGUESA
1 Leia o texto e responda às questões:
Texto 011 REGIMENTO ESCOLAR
O Regimento Escolar regulamenta as normas e procedimentos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz da estrutura organizacional da rede de ensino das escolas. [...] Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para todos, com a garantia do acesso, atendimento, permanência e sucesso na aprendizagem dos alunos, o documento contempla os princípios de gestão e normatização do funcionamento das unidades de ensino da rede estadual referentes à estrutura administrativa, à oferta dos níveis e modalidades de ensino previsto, à organização do processo ensino aprendizagem, à avaliação e registro da vida escolar dos alunos matriculados em cada escola. É muito importante que ele seja compartilhado entre todas as pessoas que compõem os segmentos escolares para que elas tomem conhecimento, se apropriem e o divulguem, contribuindo para o harmônico funcionamento das instituições escolares. [...]
Art. 39 São direitos do aluno:
I – ter acesso à educação, atendimento com qualidade, permanência e condições para sucesso no processo de aprendizagem;
II – ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem qualquer discriminação;
III – ser orientado e ajudado em suas dificuldades;
IV – receber seus trabalhos e avaliações corrigidos;
V – participar de atividades complementares para recuperação e adaptação de conteúdos;
VI – ser ouvido em suas queixas e reclamações;
VII – recorrer às autoridades escolares, quando se julgar prejudicado em seus direitos;
VIII – eleger seus representantes;
IX – participar de todas as atividades escolares, mesmo diante de carência de material escolar;
X – ser informado, oficialmente, quando da necessidade de cursar adaptação e submeter-se à recuperação;
XI – ter acesso à UE pública e gratuita;
XII – que os pais ou responsáveis tenham ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais;
XIII – conhecer os resultados das avaliações internas e externas e ser informado quanto à necessidade de mudança para a melhoria de sua aprendizagem;
XIV – participar de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e outras destinadas à sua formação;
XV – receber informações sobre o seu aproveitamento escolar e sua frequência;
XVI – ter garantida todas as condições de estrutura física, didática e pedagógica que possibilitem sua aprendizagem. [...]
Art. 41 É vedado ao aluno, nas dependências da UE:
I – portar e consumir drogas, lícitas e ilícitas;
II – portar ou utilizar armas;
III – utilizar aparelho celular, smartphones, tablets, câmeras fotográficas, fones de ouvido e qualquer outro aparelho sonoro, nas salas de aulas, exceto quando contemplado no planejamento escolar;
IV – danificar o patrimônio público, utilizando corretivo líquido, canetas, lapiseiras e outros objetos.
[...].
1 Texto adaptado. Regimento Escolar do Estado do Tocantins. Disponível em:
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