terça-feira, 3 de novembro de 2020

7 Ano A, B, C e D

                  7º Anos A, B, C e D

 Boa Tarde Alunos,

                          Atividade da Apostila Aprender Sempre - Volume III

Não é necessário copiar texto (aproveite para ler em voz alta para treinar leitura). Os Exercícios deverão ser copiados no caderno para quem não pegou apostila na escola. 

Retorno das Atividades via e-mail: celinalanzetti@gmail.com      



Caro estudante, estas aulas são ferramentas que poderão auxiliar na sua aprendizagem, com o compromisso de desenvolver a sua proficiência leitora, o seu senso crítico, a sua curiosidade e a sua pesquisa. Este material foi elaborado para ampliar algumas habilidades essenciais, por meio de atividades que representam um verdadeiro diálogo entre você, estudante, o professor e o conhecimento. Vamos lá! 

AULA 1 

A LEI, A ESCOLA E A LÍNGUA PORTUGUESA Imagem 01


 Fonte: Pixabay 

OBJETIVO • Ler e interpretar textos normativos, reconhecendo a referenciação como recurso coesivo que garante a progressão temática. PORTUGUÊS | 25 4 | LÍNGUA PORTUGUESA 


1 Leia o texto e responda às questões: 

Texto 011 REGIMENTO ESCOLAR 

O Regimento Escolar regulamenta as normas e procedimentos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz da estrutura organizacional da rede de ensino das escolas. [...] Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para todos, com a garantia do acesso, atendimento, permanência e sucesso na aprendizagem dos alunos, o documento contempla os princípios de gestão e normatização do funcionamento das unidades de ensino da rede estadual referentes à estrutura administrativa, à oferta dos níveis e modalidades de ensino previsto, à organização do processo ensino aprendizagem, à avaliação e registro da vida escolar dos alunos matriculados em cada escola. É muito importante que ele seja compartilhado entre todas as pessoas que compõem os segmentos escolares para que elas tomem conhecimento, se apropriem e o divulguem, contribuindo para o harmônico funcionamento das instituições escolares. [...]

 Art. 39 São direitos do aluno: 

I – ter acesso à educação, atendimento com qualidade, permanência e condições para sucesso no processo de aprendizagem;

 II – ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem qualquer discriminação; 

III – ser orientado e ajudado em suas dificuldades; 

IV – receber seus trabalhos e avaliações corrigidos; 

V – participar de atividades complementares para recuperação e adaptação de conteúdos; 

VI – ser ouvido em suas queixas e reclamações; 

VII – recorrer às autoridades escolares, quando se julgar prejudicado em seus direitos;

 VIII – eleger seus representantes;

 IX – participar de todas as atividades escolares, mesmo diante de carência de material escolar; 

X – ser informado, oficialmente, quando da necessidade de cursar adaptação e submeter-se à recuperação; 

XI – ter acesso à UE pública e gratuita; 

XII – que os pais ou responsáveis tenham ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais;

 XIII – conhecer os resultados das avaliações internas e externas e ser informado quanto à necessidade de mudança para a melhoria de sua aprendizagem; 

XIV – participar de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e outras destinadas à sua formação; 

XV – receber informações sobre o seu aproveitamento escolar e sua frequência; 

XVI – ter garantida todas as condições de estrutura física, didática e pedagógica que possibilitem sua aprendizagem. [...] 

Art. 41 É vedado ao aluno, nas dependências da UE:

 I – portar e consumir drogas, lícitas e ilícitas; 

II – portar ou utilizar armas; 

III – utilizar aparelho celular, smartphones, tablets, câmeras fotográficas, fones de ouvido e qualquer outro aparelho sonoro, nas salas de aulas, exceto quando contemplado no planejamento escolar; 

IV – danificar o patrimônio público, utilizando corretivo líquido, canetas, lapiseiras e outros objetos. [...]. 1 Texto adaptado. Regimento Escolar do Estado do Tocantins. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2020. LÍNGUA PORTUGUESA | 5

 1. Em relação ao texto, use (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a. ( ) O texto 01 apresenta crenças religiosas que devem ser praticadas nas escolas. 

b. ( ) O texto 01 é um fragmento de Regimento Escolar e apresenta direitos e proibições para os estudantes.

 c. ( ) O texto 01 faz referência à Lei de Inclusão, que ampara todas as pessoas com deficiência. 

d. ( ) O texto 01 é um fragmento de Regimento Escolar e apresenta uma notícia sobre os fatos mais recorrentes da escola. 

e. ( ) O fragmento textual 01 está composto por: título (Regimento Escolar), introdução (texto que inicia o documento), um capítulo que trata dos estudantes e artigos que fazem referência aos direitos e proibições dos alunos. 

f. ( ) Os artigos são introduzidos por verbos no infinitivo (participar, conhecer, receber...). 

g. ( ) O Regimento Escolar regulamenta as normas e procedimentos necessários para o funcionamento da escola.

 2. O texto 01 é um Regimento Escolar. Trata-se de um documento importante na escola, porque contribui para o seu funcionamento. Localize no texto o objetivo do Regimento Escolar.

Resposta:


 3. O Regimento escolar serve para orientar comportamentos ou ações dos estudantes e profissionais da escola. Localize no texto os comportamentos e ações que devem ser evitados pelos alunos. 

Resposta:

4. Na introdução do texto, há palavras destacadas. Elas fazem referência a informações contidas no próprio texto. Reconhecendo isso, responda: 

a. A palavra “documento” faz referência a quem?

Resposta:

 b. A palavra “ele” faz referência a quem?

Resposta:

 c. A palavra “elas” faz referência a quem?

Resposta:

 d. A palavra “o” faz referência a quem? 

Resposta:


 FINALIZANDO:

 NORMAS QUE PRECISAM SER REVISADAS NA ESCOLA 

Resposta:


NORMAS QUE PRECISAM SER CRIADAS NA ESCOLA 

Resposta:

                                                Bons Estudos!

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