Semana:03/11/2020 a 06/11/2020
Link de aula do CMSP dia 26/10/2020:
https://www.youtube.com/watch?v=FOtQtRmqPHc
Atividade do 4 bimestre:
Caderno do aluno volume 1 pagina 30
1F – Leia o texto a seguir e elabore um fluxograma ou um mapa conceitual que represente a produção de etanol, desde a matéria-prima até o produto final (etanol 100%).
Fermentação alcoólica na produção do etanol
A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima usada na produção de álcool no Brasil. A partir de 1 ha (um hectare, ou seja, 10 000 m2) de plantação, pode-se obter cerca de 3 mil litros de etanol. A cana-de-açúcar passa inicialmente pelo processo de moagem, em que o suco da cana, a garapa, é separado do bagaço, que pode ser queimado como combustível ou usado na alimentação do gado.
Em seguida, a garapa é aquecida até que boa parte da água evapore e se forme um líquido viscoso e rico em açúcares, chamado melaço. Esse material é acidificado para que esteja em condições ideais para o desenvolvimento das leveduras (micro-organismos que possuem substâncias denominadas enzimas, capazes de acelerar a transformação de açúcares em álcool etílico e gás carbônico). É na presença das leveduras que o melaço passará pelo processo de fermentação alcoólica, que dura cerca de 50 horas, ocorrendo a formação do etanol.
A mistura obtida na fermentação apresenta cerca de 14% em volume de álcool, mas, após o processo de destilação, obtém-se álcool com 96°GL (4% de água e 96% de etanol).
emails e whats para enviar:
nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br ou nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br
966902331
Nao esquecem de colocar o nome, o número e a série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário