segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Prof° Guilherme - Tecnologia - 1°,2° e 3° ano EM

 Atividade referente ao 4° bimestre.


Eletrônica 


Circuitos 


Circuito elétrico vs. Circuito eletrônico


Circuito eletrônico: o controle sobre a corrente e a voltagem é mais sofisticado, mais preciso. 

Circuito elétrico: o controle sobre a corrente é mais “grosseiro”, normalmente mecanizado por meio de chaves e interruptores.


O que é Circuito Elétrico ?


Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.

EX:





O que é Circuito Eletrônico?


Os circuitos eletrônicos representam um tipo de circuito elétrico, utilizando mais alguns componentes eletrônicos que realizam transformações nas grandezas elétricas como tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica, como por exemplo os diodos e transistores.

Ex:





Diferenças:


Imaginemos agora a luz de sua casa, certamente está conectada a uma fonte de energia elétrica em um circuito elétrico, podendo ser ligada ou desligada. O circuito eletrônico permite que você vá mais adiante, fazendo com que a corrente elétrica seja controlada, podendo realizar diversas funções, das mais simples como diminuir ou aumentar a luminosidade ou realizar a comunicação com satélites. É isso que diferencia os circuitos elétricos dos circuitos eletrônicos.



Circuito em série 


É um circuito com duas ou mais cargas ligadas em sequência, com apenas um único caminho para a passagem de corrente elétrica.

Um exemplo de circuito em série são os pisca-piscas; como as luzes estão em série, quando uma queima, a corrente não consegue passar e estraga tudo!


Uma de suas vantagens é que a associação dos resistores em série aumenta o valor da resistência total do circuito, mas, quando uma delas para de funcionar, ela “abre” o circuito, interrompendo o funcionamento da sequência.

Ex:








Circuito em paralelo 


É composto por duas ou mais cargas, mas agora elas não estão na sequência. Elas ficam paralelas umas às outras. Ele é mais utilizado em instalações elétricas industriais e residenciais, onde todas as tomadas e lâmpadas estão em paralelo, por exemplo.

Por estarem em paralelo, se uma das cargas parar de funcionar, as outras continuam funcionando normalmente, mas a desvantagem é que o consumo é muito maior.

EX:






Tipos de corrente 


Alternada: A corrente não segue um sentido único, e essa variação é fundamental, pois conserva energia até o ponto final, fazendo com que ela não perca sua “potência”/voltagem, permitindo que ela viaje para longe, como da usina até a sua casa.

Contínua: Neste caso, a corrente segue sempre no mesmo sentido, e ao longo do caminho ela perde “potência”; se a transmissão de uma usina fosse feita desta maneira precisaríamos de uma usina por bairro.


DC (Direct Current) = Corrente continua 
AC (Alternating Current) = Corrente alternada



Watt (W): É a relação da energia consumida por unidade de tempo.

Volt (V): é a unidade de tensão elétrica ou diferencial de potencial elétrico.

Amperagem (A): É a unidade de corrente elétrica.

Corrente elétrica e energia elétrica: A corrente elétrica é movimento ordenado dos elétrons. Energia elétrica é a energia produzida por esse movimento. A energia elétrica é o que “alimenta” os componentes.






Resistência elétrica (Ω): É a capacidade de um corpo de se opor à passagem de corrente elétrica, diminuindo seu fluxo.


Em um circuito os resistores normalmente são representados da seguinte maneira, segundo o modelo americano, que é o mais utilizado:





Potenciômetro: É um componente eletrônico que limita a corrente elétrica que passa por ele, e é ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuída.

Os potenciômetros e os resistores têm essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito; a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode, pois ele possui um valor de resistência fixo.



Lei de Ohm Ω

V = Voltagem

I = Corrente elétrica

R = Resistência


V = I x R

I = V ÷ R

R = V ÷ I


Perguntas:

1.O que você entende como Circuito Elétrico ?

2. O que você entende como Circuito Eletrônico ? 

3. O que acontece quando uma das lâmpadas de um pisca pisca de natal queima ?

4.Explique a diferença entre uma corrente alternada e uma corrente continua? 

5. O que você entende como Corrente Alternada ?

6.O que você entende como Corrente Continua ?

7. Explique o que você entendeu deste conteúdo sobre eletrônica. (mínimo 5 linhas)


(Copiar texto e perguntas no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail) 


Link para vídeo aula 

1ª série EM - Tecnologia e Inovação - Eletrônica não é só putz putz

https://www.youtube.com/watch?v=U01wWS_psww


2ª série EM - Tecnologia e Inovação - Eletrônica não é só putz putz

https://www.youtube.com/watch?v=a3N1Dq9F3eA


3ª série EM - Tecnologia e Inovação - Eletrônica não é só putz putz

https://www.youtube.com/watch?v=CuzGFF2BMXQ



OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário